Os computadores de utilizador geridos pelo Servidor de Administração do Kaspersky Security Center podem interagir com a KSN através do serviço KSN Proxy.
O serviço KSN Proxy permite o seguinte:
O computador do utilizador pode enviar consultas para a KSN e submeter informações na KSN, mesmo sem acesso direto à Internet.
O serviço KSN Proxy armazena dados processados, reduzindo a carga no canal de comunicação da rede externa e tornando mais rápida a receção de informação solicitada pelo computador do utilizador.
Por defeito, após a KSN estar ativada e a Declaração da KSN ser aceite, a aplicação utiliza um servidor proxy para se ligar à Kaspersky Security Network. O servidor proxy utilizado pela aplicação é o Servidor de Administração do Kaspersky Security Center via porta TCP 13111. Por conseguinte, se o KSN Proxy não estiver disponível, tem de verificar o seguinte:
O serviço ksnproxy está a ser executado no Servidor de Administração.
A Firewall no computador não está a bloquear a porta 13111.
Pode configurar a utilização do KSN Proxy da seguinte forma: ativar ou desativar o KSN Proxy, e configurar a porta para a ligação. Para o fazer, tem de abrir as propriedades do Servidor de Administração. Para obter informações sobre a configuração do KSN Proxy, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center. Também pode ativar ou desativar o KSN Proxy para computadores individuais na política do Kaspersky Endpoint Security.
Abra a Consola de Administração do Kaspersky Security Center.
Na árvore da consola, selecione Policies.
Selecione a política necessária e clique duas vezes para abrir as propriedades da política.
Na janela de política, selecione Proteção avançada contra ameaças → Kaspersky Security Network.
No bloco Definições de proxy da KSN, utilize a caixa de verificação Usar um Servidor de administração como um servidor proxy KSN para ativar ou desativar o KSN Proxy.
Se necessário, selecione a caixa de verificação Usar os servidores do Kaspersky Security Network se o servidor KSN proxy estiver indisponível.
Se a caixa de verificação estiver selecionada, o Kaspersky Endpoint Security utiliza os servidores da KSN quando o serviço de proxy da KSN estiver indisponível. Os servidores da KSN podem estar localizados quer na Kaspersky quer em terceiros (quando a Kaspersky Private Security Network é utilizada).
Na janela principal da Consola Web, selecione Devices → Policies & profiles.
Clique no nome da política do Kaspersky Endpoint Security.
É apresentada a janela de propriedades da política.
Selecione o separador Application settings.
Aceda a Advanced Threat Protection → Kaspersky Security Network.
Use a caixa de verificação Use Administration Server as a KSN proxy server para ativar ou desativar o KSN Proxy.
Se necessário, selecione a caixa de verificação Use Kaspersky Security Network servers if the KSN proxy server is unavailable.
Se a caixa de verificação estiver selecionada, o Kaspersky Endpoint Security utiliza os servidores da KSN quando o serviço de proxy da KSN estiver indisponível. Os servidores da KSN podem estar localizados quer na Kaspersky quer em terceiros (quando a Kaspersky Private Security Network é utilizada).
Guarde as suas alterações.
O endereço do KSN Proxy corresponde ao endereço do Servidor de Administração. Quando o nome de domínio do Servidor de Administração é alterado, tem de atualizar manualmente o endereço do KSN Proxy.
Para configurar o endereço do KSN Proxy:
Abra a Consola de Administração do Kaspersky Security Center.
Na árvore da consola, selecione a pasta Remote installation → Advanced → Installation packages.
No menu de contexto da pasta Installation packages, selecione Properties.
No separador General na janela aberta, especifique o novo endereço do servidor do KSN proxy.