Os criminosos virtuais podem usar programas especiais para tentar obter acesso a dispositivos que gravam áudio e vídeo (como microfones ou webcams). O Kaspersky Endpoint Security controla quando os aplicativos recebem um fluxo de áudio ou vídeo e protege os dados contra a interceptação não autorizada.
Por padrão, o Kaspersky Endpoint Security controla o acesso dos aplicativos ao fluxo de áudio e vídeo da seguinte maneira:
Aplicativos confiáveis e com baixa restrição têm permissão para receber o fluxo de áudio e vídeo dos dispositivos por padrão.
Aplicativos com alta restrição e não confiáveis não têm permissão para receber o fluxo de áudio e vídeo dos dispositivos por padrão.
Se o aplicativo começou a receber o fluxo de áudio antes que o componente Prevenção de Intrusão do Host fosse iniciado, o Kaspersky Endpoint Security permitirá ao aplicativo receber o fluxo de áudio e não mostrará nenhuma notificação.
Caso o aplicativo tenha sido movido para o grupo não confiável ou o grupo de alta restrição depois que começou a receber o fluxo de áudio, o Kaspersky Endpoint Security permite que o aplicativo receba o fluxo de áudio sem exibir nenhuma notificação.
Depois que as configurações de acesso do aplicativo a dispositivos de gravação de som forem modificadas (por exemplo, se a recepção do fluxo de áudio foi bloqueada para o aplicativo), ele deverá ser reiniciado para parar de receber o fluxo de áudio.
O controle do acesso ao fluxo de áudio de dispositivos de gravação de som não depende de configurações de acesso à câmara da Web de um aplicativo.
O Kaspersky Endpoint Security protege o acesso somente a microfones integrados e microfones externos. Outros dispositivos de transmissão de fluxo de áudio não são suportados.
O Kaspersky Endpoint Security não pode garantir a proteção de um fluxo de áudio de tais dispositivos como câmeras DSLR, câmeras de vídeo portáteis, e câmeras de ação.
Ao executar os aplicativos de gravação ou reprodução de áudio e vídeo pela primeira vez desde a instalação do Kaspersky Endpoint Security, a reprodução ou gravação de áudio e vídeo pode ser interrompida. Isto é necessário para ativar a funcionalidade que controla o acesso a dispositivos de gravação de som por aplicativos. O serviço do sistema que controla o hardware áudio será reiniciado quando o Kaspersky Endpoint Security for executado pela primeira vez.
Recursos especiais de proteção de acesso à webcam para aplicativos
A funcionalidade de proteção de acesso à webcam tem as seguintes considerações especiais e limitações:
O aplicativo controla vídeo e imagens estáticas derivadas do processamento de dados da webcam.
O aplicativo controla o fluxo de áudio se ele for parte do fluxo vídeo recebido da webcam.
O aplicativo controla somente as webcams conectadas via USB ou IEEE1394 exibidas como dispositivos de geração de imagens no Gerenciador de Dispositivos do Windows.
Kaspersky Endpoint Security suporta as seguintes webcams:
Logitech HD Webcam C270
Logitech HD Webcam C310
Logitech Webcam C210
Logitech Webcam Pro 9000
Logitech HD Webcam C525
Microsoft LifeCam VX-1000
Microsoft LifeCam VX-2000
Microsoft LifeCam VX-3000
Microsoft LifeCam VX-800
Microsoft LifeCam Cinema
A Kaspersky não pode garantir o suporte de webcams que não estão especificadas nessa lista.