Formar o escopo de proteção do componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo
O escopo de proteção refere-se aos objetos que o componente verifica quando está ativado. O escopo de proteção de componentes diferentes tem propriedades diversas. O local e o tipo de arquivos a serem verificados são propriedades do escopo de proteção do componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo. Por padrão, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifica somente arquivos possivelmente infectáveis que são executados dos discos rígidos, unidades removíveis e unidades de rede.
Um arquivo que, devido a sua estrutura ou ao seu formato, pode ser usado por invasores como um "contêiner" para armazenar e difundir um código malicioso. Normalmente, são arquivos executáveis com extensões como .com, .exe e .dll. Existe um risco bastante alto de intrusão de código malicioso nesses arquivos.
Para criar o escopo de proteção:
Na janela principal do aplicativo, clique no botão Configurações.
Na janela de configurações do aplicativo, selecione Proteção essencial contra ameaças → Proteção contra ameaças ao arquivo.
Na seção Nível de segurança, clique no botão Configurações.
A janela Proteção Contra Ameaças ao Arquivo é exibida.
Na janela Proteção Contra Ameaças ao Arquivo, selecione a guia Geral.
Na seção Tipos de arquivos, especifique o tipo de arquivo que você deseja que o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifique:
Para verificar todos os arquivos, selecione Todos os arquivos.
Para verificar os arquivos nos formatos com risco maior de infecção, selecione Arquivos verificados por formato.
Para verificar os arquivos com as extensões com risco maior de infecção, selecione Arquivos verificados por extensão.
Ao selecionar o tipo de arquivos a verificar, lembre-se das seguintes informações:
Existem alguns formatos de arquivos (como .txt) em que a probabilidade de intrusão de código malicioso e a ativação subsequente é bastante baixa. Ao mesmo tempo, há formatos de arquivos que contêm ou que talvez contenham um código executável (como .exe, .dll e doc). O risco de infiltração e ativação de código malicioso nesses arquivos é bastante grande.
O invasor talvez envie vírus ou outro tipo de programa malicioso para o computador em um arquivo executável renomeado com a extensão .txt. Ao selecionar a verificação de arquivos por extensão, este arquivo é ignorado da verificação. Se a verificação de arquivos por formato for selecionada, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo analisará o cabeçalho do arquivo independentemente da extensão. Essa análise descobre se o arquivo está em formato .EXE. Este arquivo é verificado cuidadosamente para detectar vírus e outro tipo de malware.
Na lista Escopo de proteção, execute uma das seguintes operações:
Se desejar adicionar um novo objeto ao escopo da verificação, clique no botão Adicionar.
Se desejar alterar o local do objeto, selecione o objeto no escopo da verificação e clique no botão Editar.
A janela Selecionar escopo da verificação é exibida.
Para remover um objeto da lista de objetos a serem verificados, selecione um na lista de objetos a serem verificados e clique no botão Excluir.
É exibida uma janela para confirmar exclusão.
Execute uma das seguintes ações:
Se desejar adicionar um novo objeto ou alterar o local de um objeto na lista de objetos a serem verificados, selecione o objeto na janela Selecionar escopo da verificação e clique no botão Adicionar.
Todos os objetos que forem selecionados na janela Selecionar escopo da verificação são exibidos na lista Escopo de proteção na janela Proteção Contra Ameaças ao Arquivo.
Clique em OK.
Se desejar remover um objeto, clique no botão Sim na janela de confirmação de remoção.
Para excluir um objeto da lista de objetos a serem verificados, desmarque a caixa de seleção próxima ao objeto na lista Escopo de proteção. Contudo, o objeto permanecerá na lista de objetos a serem verificados, mesmo sendo excluído da verificação pelo componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo.