Ao selecionar o tipo dos arquivos a verificar, considere o seguinte:
Há uma baixa probabilidade de introduzir códigos maliciosos em arquivos de determinados formatos e sua subsequente ativação (por exemplo, formato TXT). Ao mesmo tempo, há formatos de arquivos que contêm um código executável (como .exe e .dll). O código executável também pode ser gravados em formatos de arquivo que não se destinam a essa finalidade (por exemplo, o formato DOC). O risco de infiltração e ativação de código malicioso nesses arquivos é grande.
O invasor talvez envie vírus ou outro tipo de programa malicioso para o computador em um arquivo executável renomeado com a extensão .txt. Se você selecionar a verificação de arquivos por extensão, o aplicativo ignora esse arquivo durante a verificação. Se a verificação de arquivos por formato for selecionada, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo analisará o cabeçalho do arquivo independentemente da extensão. Se essa análise revelar que o arquivo tem o formato de um arquivo executável (por exemplo, EXE), o aplicativo o verificará.
Para selecionar o tipo de arquivos a verificar:
Na janela principal do aplicativo, clique no botão Configurações.
Na janela configurações do aplicativo, selecione Tarefas → Verificação completa, Verificação de áreas críticas, Verificação personalizada, ou Verificar pelo menu de contexto.
Na seção Nível de segurança, clique no botão Configurações.
Abre uma janela com o nome da tarefa de verificação desejada.
Na janela com o nome da tarefa de verificação desejada, selecione a guia Escopo.
Na seção Tipos de arquivos, especifique o tipo dos arquivos que deseja verificar ao executar a tarefa de verificação:
Para verificar todos os arquivos, selecione Todos os arquivos.
Para verificar os arquivos nos formatos com risco maior de infecção, selecione Arquivos verificados por formato.
Se desejar verificar os arquivos com as extensões com risco maior de infecção, selecione Arquivos verificados por extensão.