Formar o âmbito de proteção do componente Proteção contra ameaças de ficheiros
O âmbito de proteção refere-se aos objetos que o componente verifica quando ativado. Os âmbitos de proteção de componentes diferentes têm propriedades diferentes. A localização e o tipo de ficheiros a verificar são propriedades do âmbito de proteção do componente Proteção contra ameaças de ficheiros. Por predefinição, o componente Proteção contra ameaças de ficheiros verifica apenas os ficheiros potencialmente infetáveis que são executados a partir de discos rígidos, unidades amovíveis e unidades de rede.
Um ficheiro que, devido à sua estrutura ou formato, pode ser utilizado por intrusos como "recipiente" para armazenar e difundir código malicioso. Estes são, normalmente, ficheiros executáveis, como extensões como .com, .exe e .dll. Existe um risco razoavelmente elevado de intrusão de código malicioso nestes ficheiros.
Para criar o âmbito de proteção:
Na janela principal da aplicação, clique no botão Definições.
Na janela de definições da aplicação, selecione Proteção Essencial Contra Ameaças → Proteção contra ameaças de ficheiros.
Na secção Nível de segurança, clique no botão Configuração.
É apresentada a janela Proteção contra ameaças de ficheiros.
Na janela Proteção contra ameaças de ficheiros, selecione o separador Geral.
Na secção Tipos de ficheiros, especifique o tipo de ficheiros que pretende que o componente Proteção contra ameaças de ficheiros verifique:
Se pretender verificar todos os ficheiros, selecione Todos os ficheiros.
Se pretender verificar os ficheiros com os formatos mais vulneráveis a infeção, selecione Ficheiros verificados por formato.
Se pretender verificar os ficheiros com as extensões mais vulneráveis a infeção, selecione Ficheiros verificados por extensão.
Ao selecionar o tipo de ficheiros as verificar, tenha em atenção as informações seguintes:
Existem alguns formatos de ficheiro (tais como .txt) nos quais a probabilidade de intrusão de código malicioso e subsequente ativação é bastante baixa. Por outro lado, existem formatos de ficheiro que contêm ou podem conter código executável (tais como .exe, .dll e .doc). O risco de intrusão e ativação de código malicioso nesses ficheiros é bastante elevado.
Um intruso pode enviar um vírus ou outro programa malicioso para o computador num ficheiro executável cujo nome tenha sido mudado para a extensão .txt. Se selecionar a verificação de ficheiros por extensão, a verificação ignoraria tal ficheiro. Se a verificação de ficheiros por formato for selecionada, o componente Proteção contra ameaças de ficheiros analisa o cabeçalho do ficheiro, independentemente da extensão. Essa análise poderá revelar que o ficheiro está no formato .EXE. Esse ficheiro seria minuciosamente verificado quanto à existência de vírus e de outro software malicioso.
Na lista Âmbito de proteção, execute uma das seguintes ações:
Se pretender adicionar um novo objeto ao âmbito de verificação, clique no botão Adicionar.
Se pretender alterar a localização de um objeto, selecione o objeto no âmbito de verificação e clique no botão Editar.
É apresentada a janela Selecionar âmbito de verificação.
Se pretender remover um objeto da lista de objetos a verificar, selecione um objeto na lista de objetos a verificar e clique no botão Eliminar.
É aberta uma janela para confirmar a eliminação.
Execute uma das seguintes ações:
Se pretender adicionar um novo objeto ou alterar a localização de um objeto na lista de objetos a verificar, selecione o objeto na janela Selecionar âmbito de verificação e clique no botão Adicionar.
Todos os objetos selecionados na janela Selecionar âmbito de verificação são apresentados na janela Proteção contra ameaças de ficheiros, na lista Âmbito de Proteção.
Clique em OK.
Se pretender remover um objeto, clique no botão Sim da janela para confirmar a remoção.
Para excluir um objeto da lista de objetos a verificar, desmarque a caixa de verificação junto ao objeto na lista Âmbito de proteção. Contudo, o objeto permanece na lista de objetos a verificar, embora tenha sido excluído da verificação pelo componente Proteção contra ameaças de ficheiros.