Ao selecionar o tipo de ficheiros a verificar, tenha em atenção o seguinte:
Há uma baixa probabilidade de introduzir código malicioso em ficheiros de determinados formatos e a sua subsequente ativação (por exemplo, formato TXT). Por outro lado, existem formatos de ficheiro que contêm código executável (tais como .exe, .dll). O código executável pode também estar contido em ficheiros de formatos que não se destinam para esta finalidade (por exemplo, o formato DOC). O risco de intrusão e ativação de código malicioso nesses ficheiros é elevado.
Um intruso pode enviar um vírus ou outro programa malicioso para o computador num ficheiro executável cujo nome tenha sido mudado para a extensão .txt. Se selecionar a verificação de ficheiros por extensão, a aplicação omite este ficheiro durante a verificação. Se a verificação de ficheiros por formato for selecionada, o componente Proteção contra ameaças de ficheiros analisa o cabeçalho do ficheiro, independentemente da extensão. Se esta análise revelar que o ficheiro tem o formato de um ficheiro executável, a aplicação verifica-o.
Para selecionar o tipo de ficheiros a verificar:
Na janela principal da aplicação, clique no botão Definições.
Na janela de definições da aplicação, selecione Tarefas → Verificação Completa, Verificação de Áreas Críticas, Verificação Personalizada ou Verificar pelo menu de contexto.
Na secção Nível de segurança, clique no botão Configuração.
É apresentada uma janela com o nome da tarefa de verificação selecionada.
Na janela com o nome da tarefa de verificação selecionada, selecione o separador Âmbito.
Na secção Tipos de ficheiros, especifique o tipo de ficheiros que pretende verificar durante a execução da tarefa de verificação selecionada:
Se pretender verificar todos os ficheiros, selecione Todos os ficheiros.
Se pretender verificar os ficheiros com os formatos mais vulneráveis a infeção, selecione Ficheiros verificados por formato.
Se pretender verificar os ficheiros com as extensões tipicamente mais vulneráveis a infeção, selecione Ficheiros verificados por extensão.