Os dispositivos USB identificados pelo sistema operativo como teclados e ligados ao computador antes da instalação do componente "Prevenção de ataques BadUSB" são considerados autorizados após a instalação do componente.
A aplicação apenas necessita da autorização do dispositivo USB ligado que foi identificado pelo sistema operativo como teclado se a solicitação de autorização do teclado USB estiver ativada. O utilizador não pode usar um teclado não autorizado até que este seja autorizado.
Se a solicitação de autorização do teclado USB estiver desativada, o utilizador pode usar todos os teclados ligados. Imediatamente após a solicitação de autorização do teclado USB ser ativada, a aplicação mostra uma solicitação para autorização de cada teclado não autorizado que está ligado.
Para autorizar um teclado:
É apresentada a janela autorização de teclado <Nome do teclado> com os detalhes do teclado ligado e um código numérico para a respetiva autorização.
Se o código tiver sido introduzido corretamente, a aplicação guarda os parâmetros de identificação – VID/PID do teclado e o número da porta à qual foi ligado – na lista de teclados autorizados. A autorização não precisa de ser repetida quando o teclado voltar a ser ligado ou depois de o sistema operativo ser reiniciado.
Quando o teclado autorizado é ligado ao computador numa porta USB diferente, a aplicação volta a mostrar uma solicitação para autorização deste teclado.
Se o código numérico tiver sido introduzido incorretamente, a aplicação gera um novo código. Existem três tentativas para introduzir o código numérico. Se o código numérico for introduzido incorretamente três vezes seguidas ou a janela de autorização de teclado <Nome do teclado> for fechada, a aplicação bloqueia a ativação deste teclado. Quando o teclado volta a ser ligado ou o sistema operativo é reiniciado, a aplicação solicita ao utilizador que execute novamente a autorização do teclado.