Formar o escopo de proteção do componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo

O escopo de proteção refere-se aos objetos que o componente verifica quando está ativado. O escopo de proteção de componentes diferentes tem propriedades diversas. O local e o tipo de arquivos a serem verificados são propriedades do escopo de proteção do componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo. Por padrão, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifica somente arquivos possivelmente infectáveis que são executados dos discos rígidos, unidades removíveis e unidades de rede.

Ao selecionar o tipo dos arquivos a verificar, considere o seguinte:

  1. Há uma baixa probabilidade de introduzir códigos maliciosos em arquivos de determinados formatos e sua subsequente ativação (por exemplo, formato TXT). Ao mesmo tempo, há formatos de arquivos que contêm um código executável (como .exe ou .dll). O código executável também pode ser gravados em formatos de arquivo que não se destinam a essa finalidade (por exemplo, o formato DOC). O risco de infiltração e ativação de código malicioso nesses arquivos é grande.
  2. O invasor talvez envie vírus ou outro tipo de aplicativo malicioso para o computador em um arquivo executável renomeado com a extensão .txt. Se você selecionar a verificação de arquivos por extensão, o aplicativo ignora esse arquivo durante a verificação. Se a verificação de arquivos por formato for selecionada, o Kaspersky Endpoint Security analisará o cabeçalho do arquivo independentemente da extensão. Se essa análise revelar que o arquivo tem o formato de um arquivo executável (por exemplo, EXE), o aplicativo o verificará.

Para criar o escopo de proteção:

  1. Na janela principal do aplicativo, clique no botão Ícone de configurações do aplicativo na forma de engrenagem..
  2. Na janela de configurações do aplicativo, selecione Proteção Essencial Contra AmeaçasProteção Contra Ameaças ao Arquivo.
  3. Clique Configurações avançadas.
  4. No bloco Tipos de arquivos, especifique o tipo de arquivo que deseja que o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifique:
    • Todos os arquivos. Se esta configuração for ativada, o Kaspersky Endpoint Security verificará todos os arquivos sem exceção (todos os formatos e extensões).
    • Arquivos verificados por formato. Se esta configuração for ativada, o aplicativo verificará apenas arquivos infetáveis. Antes de verificar um arquivo quanto a código malicioso, o cabeçalho interno do arquivo é analisado para determinar o formato do arquivo (por exemplo, .txt, .doc ou .exe). A verificação também procura arquivos com extensões específicas.
    • Arquivos verificados por extensão. Se esta configuração for ativada, o aplicativo verificará apenas arquivos infetáveis. O formato do arquivo é determinado com base na extensão do arquivo.
  5. Clique no link Editar o escopo de proteção.
  6. Na janela que é aberta, selecione os objetos que deseja adicionar ao escopo de proteção ou excluir dele.

    Você não pode remover ou editar objetos que estão incluídos no escopo de proteção padrão.

  7. Se deseja adicionar um novo objeto ao escopo de proteção:
    1. Clique Adicionar.

      A árvore de pastas é exibida.

    2. No campo Caminho, insira o caminho para a pasta ou arquivo.

      Usar máscaras:

      • O caractere * (asterisco) substitui qualquer conjunto de caracteres, exceto pelos caracteres \ e / (delimitadores dos nomes de arquivos e pastas em caminhos para arquivos e pastas). Por exemplo, a máscara C:\*\*.txt incluirá todos os caminhos a arquivos com a extensão TXT localizados em pastas na unidade C:, mas não em subpastas.
      • Dois caracteres * consecutivos substituem qualquer conjunto de caracteres (incluindo um conjunto vazio) no nome do arquivo ou da pasta, incluindo os caracteres \ e / (delimitadores dos nomes de arquivos e pastas em caminhos para arquivos e pastas). Por exemplo, a máscara C:\Folder\**\*.txt incluirá todos os caminhos de arquivos com a extensão TXT localizados nas pastas dentro da Folder exceto para a Folder em si. A máscara deve incluir pelo menos um nível de aninhamento. A máscara C:\**\*.txt não é uma máscara válida.
      • ? (ponto de interrogação) substitui qualquer caractere único, exceto pelos caracteres \ e /(delimitadores dos nomes de arquivos e pastas em caminhos para arquivos e pastas). Por exemplo, a máscara C:\Folder\???.txt incluirá caminhos para todos os arquivos localizados na pasta denominada Folder que tenham a extensão TXT e um nome composto por três caracteres.

      É possível usar máscaras em qualquer lugar em um caminho de arquivo ou pasta. Por exemplo, se quiser que o escopo da verificação inclua a pasta Downloads para todas as contas de usuário no computador, insira a máscara C:\Users\*\Downloads\.

    Você pode excluir um objeto das verificações sem excluí-lo da lista de objetos no escopo da verificação. Para fazer isso, desmarque a caixa de seleção ao lado do objeto.

  8. Salvar alterações.

     

Início da página