Você pode especificar um conjunto de critérios como um modelo de arquivos executáveis cuja inicialização deseja permitir ou bloquear na sua organização. Com base nos arquivos executáveis correspondentes aos critérios, você poderá criar uma categoria de aplicativos e usá-la na configuração do componente Controle de Aplicativos.
Para criar uma categoria de aplicativos com conteúdo adicionado manualmente:
Na árvore do console, na pasta Avançado → Gerenciamento de aplicativos selecione a subpasta Categorias de aplicativos.
Clique no botão Nova categoria.
O Assistente para novas categorias é iniciado. Prossiga pelo assistente usando o botão Avançar.
Na página do assistente Tipo de categoria, selecione Categoria com o conteúdo adicionado manualmente como o tipo de categoria de usuário.
No assistente da página Inserir o nome da categoria de aplicativos, insira o novo nome da categoria de aplicativo.
Na página Configurando condições para inclusão de aplicativos em categorias, clique no botão Adicionar.
Na lista suspensa, especifique as configurações relevantes:
Se esta opção estiver selecionada, você poderá utilizar a lista de arquivos executáveis no dispositivo cliente para selecionar e adicionar aplicativos deles à categoria.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá especificar os dados detalhados para os arquivos executáveis que serão adicionados à categoria de aplicativos do usuário.
Especifique uma pasta no dispositivo cliente que contém arquivos executáveis. Os metadados nos arquivos executáveis na pasta especificada serão transferidos para o Servidor de Administração. Os arquivos executáveis que contenham os mesmos metadados serão adicionados à categoria de aplicativos do usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá selecionar ou criar uma pasta no dispositivo cliente. O hash MD5 de arquivos na pasta especificada será enviado para o Servidor de Administração. Os aplicativos que tenham o mesmo hash que os dos arquivos na pasta especificada são adicionados à categoria de aplicativos do usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá especificar a pasta no dispositivo cliente que contenha arquivos executáveis assinados com certificados. Certificados de arquivos executáveis são lidos e adicionados às condições da categoria. Arquivos executáveis que tenham sido assinados de acordo com os certificados especificados serão adicionados à categoria de usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá especificar um arquivo de instalador MSI como a condição para adicionar aplicativos à categoria de usuário. Os metadados do instalador do aplicativo serão enviados ao Servidor de Administração. Os aplicativos para os quais o instalador de metadados for o mesmo para o instalador MSI especificado, são adicionados à categoria de aplicativos do usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá especificar um arquivo de instalador MSI como a condição para adicionar aplicativos à categoria de usuário. O hash do instalador do aplicativo será enviados ao Servidor de Administração. Os aplicativos para os quais o hash do instalador MSI for idêntico ao hash especificado são adicionados à categoria de aplicativo do usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você poderá especificar uma categoria de aplicativos da Kaspersky como a condição para adicionar aplicativos da categoria do usuário. Os aplicativos da categoria da Kaspersky especificada serão adicionados à categoria de aplicativos do usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você pode especificar o caminho para a pasta no dispositivo cliente contendo os arquivos executáveis a serem adicionados à categoria de aplicativos do usuário. Você pode usar expressões regulares como C:\path_to_exe\*, por exemplo: C:\Program Files\Internet Explorer\*.
Se esta opção estiver selecionada, você pode especificar certificados do armazenamento. Arquivos executáveis que tenham sido assinados de acordo com os certificados especificados serão adicionados à categoria de usuário.
Se esta opção estiver selecionada, você pode especificar o tipo de mídia (qualquer unidade ou unidade removível) no qual o aplicativo será executado. Os aplicativos que foram executados no tipo de unidade selecionado são adicionados à categoria de aplicativo do usuário.
Na página do assistente Criando a categoria de aplicativos, clique no botão Concluir.
O Kaspersky Security Center só trata metadados de arquivos digitalmente assinados. Nenhuma categoria pode ser criada com base nos metadados de arquivos que não contêm uma assinatura digital.
Quando o assistente for concluído, uma categoria de aplicativo do usuário é criada, com o conteúdo adicionado manualmente. Você pode visualizar a categoria recém criada usando a lista de categorias no espaço de trabalho da pasta Categorias de aplicativos.