É possível alterar o Servidor de Administração que gerencia os dispositivos cliente por outro, usando a tarefa Alterar o Servidor de Administração.
Para alterar o Servidor de Administração que gerencia dispositivos cliente para outro servidor:
Na árvore do console, selecione a pasta Tarefas.
No espaço de trabalho da pasta, clique no botão Nova tarefa.
O Assistente para novas tarefas inicia. Prossiga pelo assistente usando o botão Avançar.
Na etapa Selecionar o tipo de tarefa do assistente, selecione o nó Servidor de Administração do Kaspersky Security Center, expanda a pasta Avançado e selecione a tarefa Alterar o Servidor de Administração.
Na janela que é aberta, clique no botão OK para confirmar que concorda com os termos de alteração do Servidor de Administração para dispositivos clientes.
Na etapa Configurações do assistente, selecione o Servidor de Administração que deseja usar para gerenciar os dispositivos selecionados:
Para mover dispositivos cliente para outro Servidor de Administração principal, especifique as seguintes configurações de conexão do Servidor de Administração:
No campo Servidor de Administração, especifique o endereço do novo Servidor de Administração principal.
No campo Porta, especifique o número da porta para se conectar ao Servidor de Administração.
O número da porta padrão é 14000.
No campo Porta SSL, especifique o número da porta SSL no Servidor de Administração principal.
O número da porta padrão é 13000.
Se necessário, marque a caixa de seleção Usar o servidor proxy.
Se essa caixa de seleção estiver desmarcada, a conexão direta será usada para conectar o dispositivo ao Servidor de Administração.
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, especifique os parâmetros do servidor proxy:
Endereço do servidor proxy
Porta do servidor proxy
Se o servidor proxy exigir autenticação, nos campos Nome do usuário e Senha, especifique as credenciais da conta sob a qual a conexão com o servidor proxy será estabelecida. Recomendamos que você especifique as credenciais de uma conta que tenha privilégios mínimos necessários apenas para a autenticação do servidor proxy.
Se necessário, carregue um novo certificado do Servidor de Administração.
Selecione essa opção para mover dispositivos cliente para o Servidor de Administração virtual no Servidor de Administração principal atual. Para fazer isso, no campo Nome do Servidor de Administração virtual, especifique o nome do Servidor de Administração virtual necessário.
Se necessário, especifique o tempo de espera antes de reiniciar o Agente de Rede.
Nesta etapa do assistente, faça as seleções de dispositivos aos quais a tarefa será atribuída:
Selecionar os dispositivos na rede detectados pelo Servidor de Administração. Neste caso, a tarefa é atribuída a dispositivos específicos. Os dispositivos específicos podem incluir dispositivos em grupos de administração, assim como dispositivos não atribuídos.
Especificar endereços de dispositivos manualmente ou importar endereços de uma lista. Você pode especificar nomes de NetBIOS, nomes de DNS, endereços IP e sub-redes IP de dispositivos aos quais você precisar atribuir a tarefa.
Atribuir a tarefa a uma seleção de dispositivos. Neste caso, a tarefa é atribuída aos dispositivos incluídos em uma seleção anteriormente criada. É possível especificar a seleção predefinida ou uma personalizada criada por você.
Atribuir tarefa a um grupo de administração. Neste caso, a tarefa é atribuída aos dispositivos incluídos no grupo de administração criado anteriormente.
Na etapa Selecionar uma conta para executar a tarefa, especifique as configurações da conta:
Preencha os campos Conta e Senha para especificar os detalhes de uma conta na qual a tarefa é executada. A conta deve ter direitos suficientes para esta tarefa.
Senha da conta sob a qual a tarefa será executada.
Na etapa Configurar agendamento da tarefa do assistente, você pode criar um agendamento para o início da tarefa. Se necessário, especifique as seguintes configurações:
A tarefa é executada regularmente, com o intervalo especificado em dias. Esse agendamento não tem suporte à observância do horário de verão (DST, daylight saving time). Isso significa que, quando os relógios são adiantados ou atrasados em uma hora no início ou no término do DST, a hora de início real da tarefa não é alterada.
Não recomendamos que você use esse agendamento. Ele é necessário para compatibilidade com as versões anteriores do Kaspersky Security Center.
Por padrão, a tarefa inicia diariamente na hora atual do sistema.
Esta opção determina o comportamento de uma tarefa se um dispositivo cliente não estiver visível na rede quando a tarefa estiver prestes a iniciar.
Se esta opção estiver ativada, o sistema tentará iniciar a tarefa da próxima vez que um aplicativo da Kaspersky for executado em um dispositivo cliente. Se o agendamento da tarefa for Manualmente, Uma vez ou Imediatamente, a tarefa é iniciada imediatamente após o dispositivo ficar visível na rede, ou imediatamente após o dispositivo ser incluído no escopo da tarefa.
Se esta opção estiver desativada, somente as tarefas agendadas serão executadas em dispositivos clientes. Para os tipos de agendamento Manualmente, Uma vez e Imediatamente, as tarefas são executadas somente nos dispositivos clientes que estão visíveis na rede. Por exemplo, você pode querer desativar esta opção para uma tarefa que consome recursos e que você deseja executar somente fora do horário comercial.
Se esta opção for ativada, a tarefa é iniciada nos dispositivos clientes aleatoriamente dentro de um intervalo de tempo especificado, ou seja, no início da tarefa distribuída. O início da tarefa distribuída ajuda a evitar um grande número de solicitações simultâneas pelos dispositivos clientes ao Servidor de Administração, quando uma tarefa agendada estiver em execução.
A hora inicial distribuída é calculada automaticamente quando a tarefa é criada, dependendo do número de dispositivos clientes aos quais a tarefa foi atribuída. Posteriormente, a tarefa sempre será iniciada na hora de início calculada. Entretanto, quando as configurações da tarefa são editadas ou a tarefa é iniciada manualmente, o valor calculado da hora de início da tarefa muda.
Se essa opção estiver desativada, a tarefa inicia em dispositivos clientes apenas de acordo com o agendamento.
Se esta opção estiver ativada, a tarefa é iniciada nos dispositivos clientes aleatoriamente dentro do intervalo de tempo especificado. O início da tarefa distribuída ajuda a evitar um grande número de solicitações simultâneas pelos dispositivos cliente ao Servidor de Administração, quando uma tarefa agendada estiver em execução.
Se essa opção estiver desativada, a tarefa inicia em dispositivos cliente apenas de acordo com o agendamento.
Por padrão, esta opção está desativada. O intervalo de tempo predefinido é de um minuto.
Nesta etapa do assistente, especifique o nome da tarefa que você está criando.
Na etapa Concluir a criação da tarefa do assistente, clique no botão Concluir para fechar o assistente.
Se deseja que a tarefa inicie assim que o assistente for concluído, marque a caixa de seleção Executar tarefa após a conclusão do assistente.
Após a conclusão da tarefa, os dispositivos cliente, para os quais a mesma foi criada, são colocados sob gerenciamento pelo Servidor de Administração especificado nas configurações da tarefa.
Caso o Servidor de Administração seja compatível com a criptografia e a proteção dos dados e o usuário esteja criando uma tarefa Alterar o Servidor de Administração, uma advertência é exibida. O aviso indica que se quaisquer dados criptografados forem armazenados nos dispositivos, após o novo servidor começar a gerenciar os dispositivos, os usuários somente serão capazes de acessar os dados criptografados com os quais eles anteriormente trabalharam. Em outros casos, nenhum acesso a dados criptografados será fornecido. Para obter descrições detalhadas de cenários nos quais o acesso aos dados criptografados não é fornecido, consulte a Ajuda do Kaspersky Endpoint Security for Windows.