O Kaspersky Security Center permite desinstalar aplicativos de dispositivos remotamente através de tarefas de desinstalação remotas. Essas tarefas são criadas e atribuídas aos dispositivos por um Assistente dedicado. Para atribuir uma tarefa aos dispositivos mais rapidamente e facilmente, você pode especificar os dispositivos na janela assistente em uma das seguintes formas:
Problemas de remoção remota
Ao executar a remoção remota de aplicativos de terceiros, os administradores podem encontrar uma advertência informando: "A desinstalação remota foi concluída neste dispositivo com advertências: o aplicativo para remoção não está instalado". Esse problema geralmente surge quando o aplicativo a ser removido é instalado apenas para o usuário que está conectado no momento. Se o usuário não estiver conectado, o aplicativo ficará invisível e não poderá ser removido remotamente.
Esse comportamento é diferente com aplicativos destinados ao uso por vários usuários no mesmo dispositivo, situação em que os aplicativos ficam globalmente visíveis e acessíveis a todos os usuários do dispositivo.
No Kaspersky Security Center, o algoritmo de registro de aplicativos maneja aplicativos para usuários individuais e aplicativos para vários usuários de forma diferente:
Se um usuário estiver conectado no momento da detecção do aplicativo, o Kaspersky Security Center armazenará em cache informações sobre os aplicativos desse usuário. Mesmo que o usuário fizer logout posteriormente, o Kaspersky Security Center continuará exibindo esses aplicativos como instalados com base nos dados armazenados em cache, embora eles não estejam mais visíveis ou acessíveis no dispositivo.
Essa discrepância pode resultar em situações em que o Kaspersky Security Center identifica um aplicativo como instalado com base em dados armazenados em cache, mas a tarefa de remoção falha porque o aplicativo não fica acessível quando o usuário está desconectado.
Por padrão, o tempo de vida útil dos dados do aplicativo armazenados em cache é definido como 30 dias. Os administradores podem modificar essa configuração para reduzir a duração do cache, minimizando assim as discrepâncias entre os dados exibidos e a visibilidade real do aplicativo nos dispositivos.
Para ajustar o tempo de vida do cache para 1 hora (3.600 segundos), execute o seguinte comando no Servidor de Administração:
klscflag -fset -pv klserver -n KLNAG_INV_PERUSER_APPS_CACHE_NONACTIVE_SIDS_LIFETIME_SEC -t d -v 3600
Após executar esse comando, reinicie o Servidor de Administração para que as alterações entrem em vigor.
Fonte de informação sobre os aplicativos instalados
O Agente de Rede recupera informações sobre software instalado em dispositivos Windows das seguintes chaves de registro:
Contém informações sobre aplicativos instalados para todos os usuários.
Contém informações sobre aplicativos instalados para todos os usuários.
Contém informações sobre aplicativos instalados para o usuário atual.
Contém informações sobre aplicativos instalados para usuários específicos.