Verificar a integridade dos módulos usando os utilitários klscmodchk e integrity_checker

O Kaspersky Security Center contém vários módulos binários na forma de bibliotecas vinculadas dinamicamente, arquivos executáveis, arquivos de configuração e arquivos de interface. Os invasores podem substituir um ou mais módulos executáveis ou arquivos de aplicativos por outros arquivos contendo código malicioso. Para evitar a substituição de módulos e arquivos, o Kaspersky Security Center fornece uma verificação de integridade de componentes usando os utilitários klscmodchk e integrity_checker. Esses utilitários verificam módulos e arquivos em busca de alterações não autorizadas ou danos. Se um módulo ou arquivo de aplicativo tiver uma soma de verificação incorreta, ele será considerado danificado.

O utilitário klscmodchk executa verificações de integridade para os seguintes componentes do Kaspersky Security Center:

O utilitário integrity_checker executa verificações de integridade para os seguintes componentes do Kaspersky Security Center:

Ambos os utilitários verificam a integridade do módulo com base no arquivo de manifesto kl_file_integrity_manifest.xml, que faz parte da compilação do Kaspersky Security Center e está localizado na pasta de instalação. O arquivo de manifesto do componente contém arquivos cuja integridade é importante para a operação correta do contêiner Kaspersky Security Center. A integridade dos próprios arquivos de manifesto também é verificada.

Não é recomendável, de forma alguma, modificar o arquivo de manifesto kl_file_integrity_manifest.xml, pois isso invalidará a assinatura digital e fará com que a verificação de integridade falhe.

Para verificar a integridade do componente do Kaspersky Security Center, execute um dos seguintes comandos:

O resultado da verificação de cada arquivo de manifesto é exibido ao lado do nome do arquivo de manifesto no seguinte formato:

Também é possível configurar as verificações de integridade para serem iniciadas automaticamente ao iniciar o aplicativo. Por padrão, a verificação de integridade automática está desativada.

Para ativar a verificação de integridade automática:

  1. No dispositivo em que o Servidor de Administração está instalado, insira o seguinte comando no prompt de comando do Windows:

    klscflag.exe -fset -pv klserver -n KLMODCHK_ENABLE_CHECKING -t d -v 1

  2. Reinicie o dispositivo.

A verificação de integridade automática está ativada.

Na próxima execução do Kaspersky Security Center, o utilitário klscmodchk será executado junto com o Servidor de Administração e iniciará a verificação de integridade dos módulos. O resultado das verificações de integridade é escrito no Registro de eventos da Kaspersky.

Topo da página