O Kaspersky Security Center Cloud Console permite monitorar o uso de serviços em nuvem em dispositivos gerenciados que executam o Windows e bloquear o acesso a serviços em nuvem que considerar indesejados. A Cloud Discovery rastreia as tentativas do usuário de obter acesso a esses serviços por meio de navegadores e aplicativos desktop. Ele também rastreia as tentativas do usuário de obter acesso aos serviços em nuvem por meio de conexões não criptografadas (por exemplo, usando o protocolo HTTP). Esse recurso ajuda você a detectar e interromper o uso de serviços em nuvem por meio de shadow IT.
O recurso Cloud Discovery só estará disponível se uma licença do Kaspersky Next tiver sido adquirida. Para detalhes, consulte Licenças e quantidade mínima de dispositivos para cada licença.
É possível ativar o recurso Cloud Discovery e selecionar as políticas ou perfis de segurança para os quais se deseja ativar o recurso. Você também pode ativar ou desativar o recurso separadamente em cada política ou perfil de segurança. É possível bloquear o acesso a serviços em nuvem que não se deseja que os usuários acessem.
Para poder bloquear o acesso a serviços em nuvem indesejados, certifique-se de que os seguintes pré-requisitos sejam atendidos:
O widget do Cloud Discovery e os relatórios do Cloud Discovery exibem informações sobre tentativas bem-sucedidas e bloqueadas de obter acesso a serviços em nuvem. O widget também exibe o nível de risco de cada serviço em nuvem. O Kaspersky Security Center Cloud Console obtém informações sobre o uso de serviços em nuvem de todos os dispositivos gerenciados protegidos somente pelas políticas ou perfis de segurança que tenham o recurso ativado.