Este artigo contém informações sobre como instalar remotamente um aplicativo nos dispositivos em um grupo de administração, dispositivos com endereços específicos ou uma seleção de dispositivos.
Para instalar um aplicativo nos dispositivos específicos:
No menu principal, vá para Ativos (dispositivos) → Tarefas.
Clique em Adicionar.
O Assistente para novas tarefas inicia.
No campo Tipo de tarefa, selecione Instalar o aplicativo remotamente.
A tarefa é atribuída aos dispositivos incluídos em um grupo de administração. Você pode especificar um dos grupos existentes ou criar um novo grupo.
Por exemplo, pode ser necessário usar esta opção para executar uma tarefa para enviar uma mensagem aos usuários caso a mensagem seja específica para os dispositivos incluídos em um grupo de administração específico.
Caso uma tarefa seja atribuída a um grupo de administração, a guia Segurança não será exibida na janela de propriedades da tarefa porque as tarefas de grupo estão sujeitas às configurações de segurança dos grupos aos quais se aplicam.
Você pode especificar nomes de NetBIOS, nomes de DNS, endereços IP e sub-redes IP de dispositivos aos quais você precisar atribuir a tarefa.
Pode ser necessário usar esta opção para executar uma tarefa para uma subrede específica. Por exemplo, pode ser necessário instalar um determinado aplicativo nos dispositivos de contadores ou verificar dispositivos em uma subrede que possivelmente está infectada.
A tarefa é atribuída aos dispositivos incluídos em uma seleção de dispositivos. Você pode especificar uma das seleções existentes.
Por exemplo, pode ser necessário usar esta opção para executar uma tarefa em dispositivos com uma versão de sistema operacional específica.
A tarefa Instalar aplicativo remotamente é criada para os dispositivos especificados. Se você selecionou a opção Atribuir tarefa a um grupo de administração, a tarefa será de grupo.
Na etapa Escopo da tarefa, especifique um grupo de administração, dispositivos com endereços específicos ou uma seleção de dispositivos gerenciados.
As configurações disponíveis dependem da opção selecionada na etapa anterior.
Na etapa Pacotes de instalação, especifique as seguintes configurações:
Selecione como deseja instalar o aplicativo selecionado:
No campo Selecionar o pacote de instalação, selecione o pacote de instalação de um aplicativo que deseja instalar.
No grupo de configurações Forçar download do pacote de instalação, especifique como os arquivos que são necessários para instalar um aplicativo são distribuídos nos dispositivos cliente:
Se esta opção estiver ativada, os pacotes de instalação serão transmitidos para os dispositivos cliente usando as ferramentas do sistema operacional, através dos pontos de distribuição. Você pode selecionar esta opção se houver, no mínimo, um ponto de distribuição na rede.
Se opção Uso do Agente de Rede estiver ativada, os arquivos serão entregues pelas ferramentas do sistema operacional, apenas se os recursos do Agente de Rede estiverem indisponíveis.
Por padrão, esta opção está ativada para as tarefas de instalação remotas que são criadas em um Servidor de Administração virtual.
No campo Número máximo de downloads concomitantes, especifique o número máximo permitido de dispositivos clientes para os quais o Servidor de Administração pode transmitir os arquivos simultaneamente.
No campo Número máximo de tentativas de instalação, especifique o número máximo permitido de execuções do instalador.
Caso o número de tentativas especificado no parâmetro seja excedido, o Kaspersky Security Center Cloud Console não iniciará mais o instalador no dispositivo. Para reiniciar a tarefa Instalar aplicativo remotamente, aumente o valor do parâmetro Número máximo de tentativas de instalação e reinicie a tarefa. Alternativamente, é possível criar uma nova tarefa de Instalação remota de aplicativo.
Caso migre de um aplicativo da Kaspersky para outro e seu aplicativo atual esteja protegido por senha, insira a senha no campo Senha para desinstalar a aplicativo atual Kaspersky. Observe que, durante a migração, o aplicativo atual da Kaspersky será desinstalado.
O campo Senha para desinstalar a aplicativo atual Kaspersky só estará disponível se a opção Usando o Agente de Rede tiver sido selecionada no grupo de configurações Forçar download do pacote de instalação.
Você pode usar a senha de desinstalação somente para o cenário de migração do Kaspersky Security for Windows Server para o Kaspersky Endpoint Security for Windows ao instalar o Kaspersky Endpoint Security for Windows usando a tarefa Instalar aplicativo remotamente. Usar a senha de desinstalação ao instalar outros aplicativos pode causar erros de instalação.
Para concluir o cenário de migração com êxito, certifique-se de que os seguintes pré-requisitos sejam atendidos:
Você está usando o Agente de Rede do Kaspersky Security Center 14.2 for Windows ou posterior.
Você está instalando o aplicativo em dispositivos que executam o Windows.
Antes de transmitir os arquivos para dispositivos clientes, o Kaspersky Security Center Cloud Console verifica se as configurações do utilitário de instalação são aplicáveis ao sistema operacional do dispositivo cliente. Se as configurações não foram aplicáveis, o Kaspersky Security Center Cloud Console não transmitirá os arquivos e não tentará instalar o aplicativo. Por exemplo, para instalar algum aplicativo em dispositivos de um grupo de administração que inclui dispositivos que executam vários sistemas operacionais, é possível atribuir a tarefa de instalação ao grupo de administração e então ativar essa opção para ignorar os dispositivos que executem um sistema operacional diferente do requerido.
A execução de aplicativos pode impedir a reinicialização do dispositivo cliente. Por exemplo, se um documento estiver sendo editado em um aplicativo de processamento de texto e não for salvo, o aplicativo não permitirá que o dispositivo seja reiniciado.
Se essa opção estiver ativada, os aplicativos no dispositivo bloqueado serão forçados a fechar antes de o dispositivo ser reiniciado. Como resultado, os usuários podem perder as alterações não salvas.
Se esta opção estiver desativada, o dispositivo bloqueado não será reiniciado. O status da tarefa no dispositivo diz que é necessário reiniciar o dispositivo. Os usuários têm de fechar manualmente todos os aplicativos em execução nos dispositivos bloqueados e reiniciar esses dispositivos.
Por padrão, esta opção está desativada.
Selecione em quais dispositivos deseja instalar o aplicativo:
O aplicativo será instalado somente nos dispositivos gerenciados por este Servidor de Administração. Selecione esta opção se você tiver mais de um Servidor de Administração na rede e deseja evitar conflitos entre eles.
Especifique se os dispositivos devem ser movidos para um grupo de administração depois da instalação:
Os dispositivos permanecem nos grupos nos quais eles estão atualmente localizados. Os dispositivos que não foram colocados em nenhum grupo continuam não atribuídos.
O lembrete de reinício é exibido na tela do dispositivo cliente, solicitando ao usuário que o reinicie manualmente. Algumas configurações avançadas podem ser definidas para esta opção: texto da mensagem para o usuário, a frequência de exibição da mensagem e o intervalo de tempo após o qual um reinício será forçado (sem a confirmação do usuário). Esta opção é a mais conveniente para estações de trabalho onde os usuários devem ser capazes de selecionar o momento mais adequado para uma reinicialização.
A execução de aplicativos pode impedir a reinicialização do dispositivo cliente. Por exemplo, se um documento estiver sendo editado em um aplicativo de processamento de texto e não for salvo, o aplicativo não permitirá que o dispositivo seja reiniciado.
Se essa opção estiver ativada, os aplicativos no dispositivo bloqueado serão forçados a fechar antes de o dispositivo ser reiniciado. Como resultado, os usuários podem perder as alterações não salvas.
Se esta opção estiver desativada, o dispositivo bloqueado não será reiniciado. O status da tarefa no dispositivo diz que é necessário reiniciar o dispositivo. Os usuários têm de fechar manualmente todos os aplicativos em execução nos dispositivos bloqueados e reiniciar esses dispositivos.
Por padrão, esta opção está desativada.
Caso necessário, na etapa Selecionar contas para acessar os dispositivos, adicione as contas que serão usadas para iniciar a tarefa Instalar aplicativo remotamente:
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, você não precisará especificar uma conta sob a qual o instalador do aplicativo será executado. A tarefa será executada sob a conta sob a qual o serviço do Servidor de Administração está sendo executado.
Caso o Agente de Rede não tenha sido instalado em dispositivos cliente, a opção não estará disponível.
Selecione esta opção se o Agente de Rede não estiver instalado nos dispositivos aos quais você atribui a tarefa de instalação remota. Neste caso, é possível especificar uma conta de usuário para instalar o aplicativo.
Para especificar a conta de usuário sob a qual o instalador do aplicativo será executado, clique no botão Adicionar botão, selecione Conta local e, em seguida, especifique as credenciais da conta de usuário.
É possível especificar várias contas de usuário se, por exemplo, nenhuma delas tiver todos os direitos necessários em todos os dispositivos para os quais você atribui a tarefa. Nesse caso, todas as contas adicionadas são usadas para executar a tarefa, em ordem consecutiva, de cima para baixo.
Na etapa Concluir a criação da tarefa, clique no botão Concluir para criar a tarefa e fechar o assistente.
Se você ativou a opção Abrir detalhes da tarefa quando a criação for concluída, a janela de configurações da tarefa é aberta. Nesta janela, é possível verificar os parâmetros da tarefa, modificá-los ou configurar um cronograma de início da tarefa, caso necessário.
Na lista de tarefas, selecione a tarefa criada e clique em Começar.
Como alternativa, aguarde que a tarefa seja inicializada de acordo com o agendamento especificado nas configurações da tarefa.
Quando a tarefa de instalação remota for concluída, o aplicativo selecionado será instalado nos dispositivos específicos.