O Kaspersky Security Center Cloud Console é compatível com tecnologia de cluster. Se o Agente de Rede enviar uma informação ao Servidor de Administração confirmando que o aplicativo instalado no dispositivo cliente faz parte de uma matriz de servidor, este dispositivo cliente torna-se um nó de cluster.
Caso um grupo de administração contenha clusters ou matrizes de servidor, a página Dispositivos gerenciados exibe duas guias – uma para dispositivos individuais e outra para clusters e matrizes de servidor. Depois que os dispositivos gerenciados são detectados como nós de cluster, o cluster é adicionado como um objeto individual à guia Grupamentos e matrizes de servidores.
Os nós da matriz de cluster ou servidor são listados na guia Dispositivos, juntamente com outros dispositivos gerenciados. É possível ver propriedades dos nós como dispositivos individuais e executar outras operações, mas não é possível excluir um nó de cluster ou movê-lo para outro grupo de administração separadamente de seu cluster. Só é possível excluir ou mover um cluster inteiro.
É possível executar as seguintes operações com clusters ou matrizes de servidor:
Ao mover um cluster ou matriz de servidores para outro grupo, todos os seus nós são movidos com ele, porque um cluster e qualquer um de seus nós sempre pertencem ao mesmo grupo de administração.
É razoável excluir um cluster ou matriz de servidor somente quando o cluster ou matriz de servidor não existir mais na rede da organização. Se um cluster ainda estiver visível em sua rede e o Agente de Rede e o aplicativo de segurança Kaspersky ainda estiverem instalados nos nós do cluster, o Kaspersky Security Center Cloud Console retornará automaticamente o cluster excluído e seus nós à lista de dispositivos gerenciados.