Este cenário descreve como ativar a verificação em duas etapas para todos os usuários e como excluir contas de usuário da verificação em duas etapas. Se você não ativou a verificação em duas etapas para sua conta antes de ativá-la para outros usuários, o aplicativo abre a janela para ativando a verificação em duas etapas para sua própria conta, primeiro. Este cenário também descreve como ativar a verificação em duas etapas para a sua própria conta.
Se você ativou a verificação em duas etapas para sua conta, pode prosseguir para a ativação da verificação em duas etapas para todos os usuários.
Pré-requisitos
Antes de começar:
Fases
Ativar a verificação em duas etapas para todos os usuários é feita com os seguintes passos:
É possível instalar qualquer aplicativo compatível com o Algoritmo de Senha Avulsa por Tempo Limitado (TOTP), como:
Para verificar se o Kaspersky Security Center Linux é compatível com o app autenticador que deseja usar, ative a verificação em duas etapas para todos os usuários ou para um usuário específico.
Uma das etapas sugere a especificação do código de segurança gerado pelo app autenticador. Caso haja êxito, o Kaspersky Security Center Linux será compatível com o autenticador selecionado.
É altamente recomendável não instalar o app autenticador no mesmo dispositivo no qual a conexão com o Servidor de Administração é estabelecida.
Verifique e confirme se a hora no dispositivo com o app autenticador e a hora no dispositivo com o Servidor de Administração estão sincronizadas com UTC usando fontes de tempo externas. Caso contrário, falhas podem ocorrer durante a autenticação e a ativação da verificação em duas etapas.
Após ativar a verificação em duas etapas para a conta, é possível fazer a verificação em duas etapas para todos os usuários.
Os usuários com a verificação em duas etapas ativada devem usá-la para fazer login no servidor de administração.
Caso o usuário tenha vários servidores de administração com nomes semelhantes, pode ser necessário alterar os nomes do emissor do código de segurança para uma melhor identificação de diferentes servidores de administração.
Se necessário, exclua as contas de usuário da verificação em duas etapas para permitir o acesso ao Servidor de Administração mesmo sem a configuração da autenticação de dois fatores. A exclusão de contas da autenticação de dois fatores pode ser necessária para as contas de serviço que não conseguem fornecer um código de segurança durante a autenticação. As contas de integração são usadas para executar scripts por meio da OpenAPI.
Se os usuários que precisam de acesso ao Servidor de Administração não forem excluídos da verificação em duas etapas e esse processo ainda não estiver configurado em suas contas, eles precisarão configurá-la na janela de login no Kaspersky Security Center Web Console. Do contrário, eles não poderão acessar o Servidor de Administração de acordo com seus direitos.
Para reforçar ainda mais a segurança de acesso ao Kaspersky Security Center Web Console, depois que todos os usuários que precisam de acesso ao Servidor de Administração a tiverem configurado, você pode proibir que novos usuários configurem a verificação em duas etapas por conta própria.
Resultados
Após a conclusão deste cenário: