Você pode usar arquivos executáveis da pasta selecionada como um padrão de arquivos executáveis que deseja permitir ou bloquear. Com base nos arquivos executáveis da pasta selecionada, você poderá criar uma categoria de aplicativos e usá-la na configuração do componente Controle de Aplicativos.
Para criar uma categoria que inclui arquivos executáveis da pasta selecionada:
No menu principal, vá para Operações → Aplicativos de terceiros → Categorias de aplicativos.
A página com uma lista de categorias é exibida.
Clique no botão Adicionar.
O Assistente para Novas Categorias inicia. Prossiga pelo assistente usando o botão Avançar.
Na etapa Selecionar método de criação de categoria, especifique o nome da categoria e selecione a opção Categoria que inclui arquivos executáveis de uma pasta específica. Os arquivos executáveis de aplicativos copiados para a pasta especificada são processados automaticamente e suas métricas são adicionadas à categoria.
Especifique a pasta cujos arquivos executáveis serão usados para criar a categoria.
A categoria de aplicativo inclui bibliotecas de link dinâmico (arquivos no formato de DLL), e o componente Controle de Aplicativos registra as ações de tais bibliotecas que ocorrem no sistema. A inclusão de arquivos DLL na categoria pode abaixar o desempenho do Kaspersky Security Center.
Por padrão, esta caixa de seleção está desmarcada.
A categoria do aplicativo inclui dados sobre scripts, e os scripts não são bloqueados pelo Proteção Contra Ameaças da Web. Incluir os dados de script na categoria pode diminuir o desempenho do Kaspersky Security Center.
Por padrão, esta caixa de seleção está desmarcada.
Algoritmo de cálculo de valor hash: Calcular o SHA-256 para arquivos nessa categoria (compatível com o Kaspersky Endpoint Security 10 Service Pack 2 for Windows e versões posteriores)/Calcular o MD5 para os arquivos nesta categoria (compatível com versões anteriores ao Kaspersky Endpoint Security 10 Service Pack 2 for Windows)
Dependendo da versão do aplicativo de segurança instalada em dispositivos na sua rede, é preciso selecionar um algoritmo para o cálculo do valor hash pelo Kaspersky Security Center Linux de arquivos nessa categoria. As informações sobre os valores de hash calculado são armazenadas no banco de dados do Servidor de Administração. O armazenamento de valores hash não aumenta significativamente o tamanho do banco de dados.
SHA256 é uma função hash criptográfica: nenhuma vulnerabilidade foi encontrada nesse algoritmo, portanto ela é considerada a função criptográfica mais confiável na atualidade. O Kaspersky Endpoint Security for Linux oferece suporte ao cálculo SHA256.
Selecione qualquer das opções de cálculo do valor hash pelo Kaspersky Security Center Linux de arquivos na categoria:
Se todas as instâncias dos aplicativos de segurança instalados em sua rede forem Kaspersky Endpoint Security for Linux, marque a caixa de seleção SHA-256.
Marque a caixa de seleção Hash MD5 somente se você usar o Kaspersky Endpoint Security for Windows. O Kaspersky Endpoint Security for Linux não oferece suporte à função de hash MD5.
A caixa de seleção Calcular SHA256 para arquivos nesta categoria (compatível com o Kaspersky Endpoint Security 10 Service Pack 2 for Windows e quaisquer versões posteriores) está marcada por padrão.
A caixa de seleção Calcular o MD5 para os arquivos nesta categoria (suportado pelas versões anteriores ao Kaspersky Endpoint Security 10 Service Pack 2 for Windows) é selecionado por padrão.
Se esta opção estiver ativada, o aplicativo verifica regularmente a pasta de inclusão de conteúdo à categoria, buscando por alterações. Você pode especificar a frequência de verificações (em horas) no campo de entrada próximo da caixa de seleção. Por padrão, o tempo de intervalo entre verificações forçadas é de 24 horas.
Se esta opção estiver ativada, o aplicativo não força nenhuma verificação da pasta. O Servidor tenta acessar arquivos se eles tiverem sido modificados, adicionados ou excluídos.
Por padrão, esta opção está desativada.
Quando o assistente for concluído, a categoria de arquivos executáveis será criada. Ela é exibida na lista de categorias. Você pode usar a categoria na configuração do Controle de Aplicativos.