O Kaspersky Security Center Linux é compatível com a sondagem de um controlador de domínio do Microsoft Active Directory e um controlador de domínio Samba. Para um controlador de domínio Samba, o Samba 4 é usado como um controlador de domínio do Active Directory.
Ao fazer a sondagem de um controlador de domínio, o Servidor de Administração ou um ponto de distribuição recupera as informações sobre a estrutura do domínio, contas de usuário, grupos de segurança e nomes DNS dos dispositivos incluídos no domínio.
Recomendamos usar a sondagem do controlador de domínio se todos os dispositivos em rede forem membros de um domínio. Caso alguns dos dispositivos em rede não estejam incluídos no domínio, esses dispositivos não poderão ser descobertos pela sondagem do controlador de domínio.
O servidor envia solicitações de eco ICMP (o mesmo que o comando ping) durante a sondagem de um Microsoft Active Directory.
Pré-requisitos
Antes de fazer a sondagem de um controlador de domínio, é necessário permitir as conexões com o controlador de domínio por meio de um firewall ou de um servidor proxy. Também é necessário que os seguintes protocolos estejam ativados no controlador de domínio:
Esse protocolo é usado caso a conexão com o controlador de domínio seja estabelecida com o uso da autenticação SASL. O Servidor de Administração e os pontos de distribuição são compatíveis apenas com o mecanismo DIGEST-MD5.
Esse protocolo é usado caso seja necessário se conectar ao controlador de domínio por meio de uma conexão criptografada.
Verifique e confirme se as seguintes portas estão disponíveis no dispositivo controlador de domínio:
A sondagem do controlador de domínio com o uso do Servidor de Administração
Para sondar um controlador de domínio com o uso do Servidor de Administração:
A janela Configurações de sondagem do controlador de domínio é exibida.
As seguintes opções de agendamento da sondagem estão disponíveis:
Caso as contas de usuário sejam alteradas em um grupo de segurança do domínio, essas alterações serão exibidas no Kaspersky Security Center Linux uma hora após a sondagem do controlador de domínio.
A sondagem do controlador de domínio com o uso de um ponto de distribuição
Também é possível sondar um controlador de domínio com o uso de um ponto de distribuição. Um dispositivo gerenciado baseado em Windows ou Linux pode atuar como um ponto de distribuição.
Para um ponto de distribuição do Linux, há suporte para a sondagem de um controlador de domínio do Microsoft Active Directory e de um controlador de domínio Samba.
Para um ponto de distribuição do Windows, apenas a sondagem de um controlador de domínio do Microsoft Active Directory é compatível.
A sondagem com um ponto de distribuição Mac não é compatível.
Para configurar a sondagem do controlador de domínio com o uso do ponto de distribuição:
Caso queira usar um ponto de distribuição do Linux, na seção Sondar domínios especificados, clique em Adicionar e especifique o endereço e as credenciais de usuário do controlador de domínio.
Se você usar um ponto de distribuição do Windows, poderá selecionar uma das seguintes opções:
A sondagem é iniciada de acordo com o agendamento especificado apenas. O início manual da sondagem não está disponível.
Após a conclusão da sondagem, a estrutura do domínio será exibida na seção Controladores de domínio.
Se você tiver configurado e ativado as regras para migrar dispositivos, os dispositivos recentemente descobertos estarão automaticamente incluídos no grupo Dispositivos gerenciados. Se nenhuma regra de movimento tiver sido ativada, os dispositivos recentemente descobertos serão automaticamente incluídos no grupo Dispositivos não atribuídos.
As contas de usuário descobertas podem ser usadas para autenticação de domínio no Kaspersky Security Center Web Console.