Proteção da privacidade
Abrir a janela Privacidade
Se não souber se as suas contas de determinados sites são seguras, pode verificá-las com o Kaspersky Security Cloud. A aplicação pode detetar se as suas contas foram comprometidas e se os seus dados estão em risco de ficarem publicamente acessíveis.
Nota: o Kaspersky Security Cloud só pode verificar contas que utilizem como nome de utilizador um endereço de e-mail. Quando é utilizada a Verificação de conta, a Kaspersky não recebe dados num formato de acesso aberto, e não os armazena. Os dados apenas são utilizados para fins de verificação. Ao detetar uma fuga, o Kaspersky Security Cloud não obtém acesso aos dados do utilizador em si, mas apenas fornece informações sobre categorias de dados que poderão ser públicos.
O Kaspersky Security Cloud verifica se a conta foi comprometida de acordo com o website.
Se a verificação descobrir que os seus dados poderão ter passado a estar no domínio público, a aplicação irá notificá-lo e apresentar as seguintes informações:
- Uma lista dos websites a partir dos quais pode ter ocorrido uma fuga de dados.
- A data da possível fuga.
- A categoria de dados que pode ser acessível ao público.
Pode saber mais sobre como minimizar as consequências de uma possível fuga destes dados clicando numa categoria de dados.
Verificar se a sua conta foi comprometida
- Abra a janela principal da aplicação e clique em
.É apresentada a janela Privacidade.
- Na secção Verificação de conta, clique em Verificar conta.
Aparece a janela onde pode conferir se houve uma fuga dos seus dados.
- Introduza o seu e-mail no campo Introduza o endereço de e-mail.
- Clique em Verificar.
Se a sua conta tiver sido comprometida, o Kaspersky Security Cloud apresenta a lista de sites onde a sua conta foi exposta. Para cada site, a aplicação apresenta categorias de dados que estão em risco de ficarem publicamente acessíveis e a data da eventual fuga de dados.
O Kaspersky Security Cloud protege a sua privacidade enquanto o Mac está em execução. Pode bloquear o acesso à sua webcam para impedir que as aplicações a utilizem. Quando ativa esta funcionalidade, o Kaspersky Security Cloud bloqueia o acesso às bibliotecas do sistema que são utilizadas pela webcam. Pode encontrar exemplos de aplicações que não podem aceder à sua webcam quando esta está bloqueada pelo Kaspersky Security Cloud, bem como a lista de webcams compatíveis, no website do Suporte Técnico (Base de Conhecimento).
Nota: o acesso é bloqueado para todas as aplicações instaladas no computador. Não pode bloquear o acesso à webcam para aplicações específicas.
Bloquear a webcam
- Abra a janela principal da aplicação e clique em
.É apresentada a janela Privacidade.
- Na secção Bloquear webcam, clique em Bloquear.
A secção Bloquear webcam é alterada para a secção A webcam está bloqueada e o Kaspersky Security Cloud bloqueia a câmara Web.
Nota: para bloquear a webcam, também pode escolher Bloquear webcam na secção Webcam no separador Privacidade da janela de preferências da aplicação.
Deixar de bloquear a webcam
- Abra a janela principal da aplicação e clique em
.É apresentada a janela Privacidade.
- Na secção A webcam está bloqueada, clique em Parar bloqueio.
O nome da secção A webcam está bloqueada é alterado para Bloquear webcam e o Kaspersky Security Cloud deixa de bloquear a webcam.
Nota: se a aplicação que pretende bloquear estiver a ser executada quando bloqueia a webcam, tem de reiniciar tal aplicação.
Para uma proteção melhorada da sua privacidade, o Kaspersky Security Cloud inclui a Navegação privada, uma funcionalidade que impede que os websites o monitorizem. Também pode selecionar as categorias de websites dos quais pretende bloquear a monitorização.
Nota: o Kaspersky Security Cloud só verifica as ligações seguras (HTTPS) se a caixa de verificação Verificar ligações seguras (HTTPS) para <nomes dos componentes> na secção Geral no separador Proteção estiver selecionada.
Bloquear a monitorização de websites
- Abra a janela principal da aplicação e clique em
.É apresentada a janela Privacidade.
- Na secção Bloquear a monitorização de websites, clique em Bloquear.
A secção Bloquear a monitorização de websites é alterada para A monitorização de websites está bloqueada e o Kaspersky Security Cloud começa a bloquear a monitorização dos websites.
Nota: também pode bloquear a monitorização de websites ao selecionar a caixa de verificação Bloquear a monitorização de websites na secção Monitorização de websites no separador Privacidade da janela de preferências da aplicação.
Parar bloqueio de monitorização de websites
- Abra a janela principal da aplicação e clique em
.É apresentada a janela Privacidade.
- Na secção A monitorização de websites está bloqueada, clique em Parar bloqueio.
O título da secção A monitorização de websites está bloqueada é alterado para Bloquear a monitorização de websites e o Kaspersky Security Cloud deixa de bloquear a monitorização das suas atividades de navegação por websites.
Selecione as categorias de websites dos quais pretende bloquear a monitorização
- Na barra do menu, clique no ícone da aplicação e selecione Preferências.
É apresentada a janela de preferências da aplicação.
- No separador Privacidade, na secção Monitorização de websites, na lista abaixo da caixa de verificação Bloquear a monitorização de websites, selecione as caixas de verificação junto às categorias de websites nos quais pretende bloquear as atividades de monitorização.
Quando a monitorização de sites está bloqueada, o Kaspersky Security Cloud bloqueia as atividades de monitorização dos sites que pertencem às categorias selecionadas e monitoriza as atividades de monitorização dos sites que pertencem às categorias não selecionadas. Quando a monitorização de sites está ativada, o Kaspersky Security Cloud monitoriza os sites que pertencem às categorias selecionadas e não selecionadas.
Pode adicionar sites a uma lista de exclusões. Quando a monitorização de websites está bloqueada, o Kaspersky Security Cloud não bloqueia as atividades de monitorização de websites que se encontram na lista de exclusões.
Adicionar/remover um website à/da lista de exclusões
- Na barra do menu, clique no ícone da aplicação e selecione Preferências.
É apresentada a janela de preferências da aplicação.
- No separador Privacidade, na secção Monitorização de websites, clique em Exclusões.
É apresentada a janela com a lista de exclusões.
- Editar a lista de exclusões:
- Para adicionar um website à lista de exclusões:
- Clique em
. - Introduza o endereço Web do website que pretende adicionar à lista de exclusões.
- Para remover um website da lista de exclusões:
- Selecione um endereço Web que pretende remover.
- Clique em
.
- Clique em Guardar.
Por predefinição, o Kaspersky Security Cloud não bloqueia atividades de monitorização dos websites da Kaspersky nem dos seus parceiros. Pode ativar manualmente o bloqueio de atividades de monitorização dos websites que pertencem à Kaspersky e aos seus parceiros.
Ativar o bloqueio de websites que pertencem à Kaspersky e aos seus parceiros
- Na barra do menu, clique no ícone da aplicação e selecione Preferências.
É apresentada a janela de preferências da aplicação.
- No separador Privacidade, na secção Monitorização de websites, clique em Mais.
É apresentada uma janela com a lista de websites da Kaspersky e dos seus parceiros.
- Na parte superior da janela, desmarque a caixa de verificação Não bloquear o rastreio em websites da Kaspersky e dos seus parceiros.
É sabido que alguns websites são incompatíveis com a funcionalidade Navegação Privada. Por predefinição, o Kaspersky Security Cloud não bloqueia as atividades de monitorização nesses websites. Pode ativar manualmente o bloqueio das atividades de monitorização nos websites incompatíveis com a funcionalidade Navegação Privada.
Ativar o bloqueio nos websites incompatíveis com a Navegação Privada
- Na barra do menu, clique no ícone da aplicação e selecione Preferências.
É apresentada a janela de preferências da aplicação.
- No separador Privacidade, na secção Monitorização de websites, clique em Mais.
É apresentada uma janela com a lista de sites incompatíveis com a funcionalidade Navegação Privada.
- No meio da janela, desmarque a caixa de verificação Não bloquear a monitorização nos websites tidos como incompatíveis com esta funcionalidade.
Topo de página