Janela Configurações avançadas do Antivírus de Arquivos
Expandir todos | Recolher todos
Na seção Tipos de arquivos, é possível selecionar os tipos de arquivos que devem ser verificados pelo Antivírus de Arquivos. As configurações padrão desta seção dependem do nível de segurança selecionado.
Todos os arquivos
O Antivírus de Arquivos verifica todos os arquivos, sem exclusões (todos os formatos e extensões).
O Antivírus de Arquivos considera os arquivos sem extensões como executáveis; eles sempre são verificados, independentemente dos tipos de arquivos selecionados para verificação.
Arquivos verificados por formato
Se você selecionar esta opção, o Antivírus de Arquivos verificará apenas os arquivos em que um vírus pode se infiltrar. Antes de procurar vírus em um arquivo, seu cabeçalho interno é analisado para determinar o formato do arquivo (TXT, DOC, EXE, etc.). Durante a verificação, as extensões dos arquivos também são levadas em conta.
O Antivírus de Arquivos trata os arquivos sem extensões como executáveis. O Antivírus de Arquivos sempre os verifica, independentemente dos tipos de arquivos selecionados para verificação.
Arquivos verificados por extensão
Nesse caso, o Antivírus de Arquivos verifica apenas os arquivos potencialmente infectados. O formato do arquivo é determinado com base na extensão de um arquivo.
O Antivírus de Arquivos considera os arquivos sem extensões como executáveis; eles sempre são verificados, independentemente dos tipos de arquivos selecionados para verificação.
Editar o escopo de proteção
Ao clicar neste link, é aberta a janela Escopo de proteção do Antivírus de Arquivos.
A seção Métodos de verificação foi criada para selecionar os métodos que devem ser usados pelo Antivírus de Arquivos para verificar o computador. As configurações padrão desta seção dependem do nível de segurança selecionado.
Análise de Assinaturas
A análise de assinaturas usa o banco de dados do Kaspersky Total Security, que contém descrições de ameaças conhecidas e os métodos para erradicá-las. A proteção usando análise de assinatura fornece um nível de segurança mínimo aceitável.
De acordo com o recomendado pelos especialistas da Kaspersky, este método de análise está sempre ativado para o aplicativo.
Análise heurística
Barra deslizante
Altera o nível da análise heurística. O nível de análise heurística define o equilíbrio entre a profundidade das pesquisas de ameaças, a carga sobre os recursos do sistema operacional e o tempo necessário para a verificação.
Os seguintes níveis de análise heurística estão disponíveis:
- Verificação superficial. O analisador heurístico executa menos operações encontradas nos arquivos executáveis. De certa forma, a probabilidade de detectar ameaças neste modo é menor. A verificação é mais rápida e utiliza menos recursos.
- Verificação média. O analisador heurístico executa a quantidade de instruções encontradas nos arquivos executáveis recomendada pelos especialistas da Kaspersky.
- Verificação profunda. O analisador heurístico executa mais operações encontradas nos arquivos executáveis. A probabilidade de detectar ameaças neste modo é maior. A verificação utiliza mais recursos do sistema e leva mais tempo.
A seção Otimização da verificação foi criada para selecionar métodos que permitem reduzir a duração da verificação. O valor da configuração padrão nesta seção depende do nível de segurança selecionado.
Verificar somente arquivos novos e alterados
Esta caixa ativa/desativa a verificação apenas dos arquivos novos e daqueles que foram alterados desde a última vez que foram verificados. O Antivírus de Arquivos verifica os arquivos simples e compostos.
A seção Verificação de arquivos compostos contém a lista de arquivos compostos verificados pelo Antivírus de Arquivos quanto à presença de vírus. O valor da configuração padrão nesta seção depende do nível de segurança selecionado.
Verificar arquivos comprimidos
Verificar pacotes de instalação
A caixa ativa/desativa a verificação de pacotes de instalação.
Verificar objetos OLE inseridos
Esta caixa ativa/desativa a verificação de objetos OLE inseridos em arquivos (como planilhas do Microsoft Office Excel® ou macros inseridas em arquivos do Microsoft Office Word, anexos de email) pelo Kaspersky Total Security.
Configurações Avançadas
Ao clicar neste botão, a janela Arquivos compostos é aberta. Nesta janela, é possível configurar a verificação de arquivos compostos.
Na seção Modo de verificação, é possível selecionar uma condição que disparará a verificação de arquivos pelo Antivírus de Arquivos.
Modo inteligente
Neste modo, o Antivírus de Arquivos verifica o objeto com base na análise das ações executadas com o objeto (modo padrão).
Por exemplo, ao trabalhar com um documento da Microsoft® Office, o Kaspersky Total Security verifica o arquivo da primeira vez que é aberto e da última vez que é fechado. O arquivo não é verificado durante as operações intermediárias de gravação.
Ao acessar e modificar
Neste modo, os objetos são verificados pelo Antivírus de Arquivos ao tentar abri-los/modificá-los.
Ao acessar
Neste modo, os objetos são verificados pelo Antivírus de Arquivos ao tentar abri-los.
Ao executar
Neste modo, os objetos são verificados pelo Antivírus de Arquivos apenas ao tentar executá-los.
Na seção Tecnologias de verificação, é possível selecionar uma tecnologia de verificação de arquivos.
Tecnologia iSwift
Essa tecnologia é um desenvolvimento da tecnologia iChecker para computadores que usam o sistema de arquivos NTFS.
A tecnologia iSwift tem algumas limitações: ela é ligada ao local específico de um arquivo no sistema de arquivos e funciona apenas no sistema de arquivos NTFS.
A caixa ativa/desativa o uso da tecnologia iSwift.
Tecnologia iChecker
Esta tecnologia permite aumentar a velocidade de verificação, excluindo determinados arquivos da verificação. Os arquivos são excluídos da verificação usando um algoritmo específico que leva em conta a data da versão dos bancos de dados do Kaspersky Total Security, a data em que o arquivo foi verificado pela última vez e as alterações das configurações de verificação.
A tecnologia iChecker tem algumas limitações: ela não funciona com arquivos grandes e se aplica somente a objetos com uma estrutura reconhecida pelo aplicativo (por exemplo, EXE, DLL, LNK, TTF, INF, SYS, COM, CHM, ZIP e RAR).
A caixa ativa/desativa o uso da tecnologia iChecker.
Na seção Leitor de script, ative a verificação de scripts e outros objetos usando a tecnologia Interface de Verificação de Antimalware (AMSI, Antimalware Scan Interface).
Scripts de verificação usando a interface AMSI
A caixa de seleção ativa ou desativa a verificação de scripts e outros objetos usando a tecnologia AMSI.
Gerenciar exclusões
Ao clicar neste link, a janela Exclusões é aberta. Nesta janela, você pode gerar uma lista de scripts e outros objetos que o Kaspersky Total Security não verificará usando a tecnologia AMSI.
Início da página