O procedimento para criar o escopo da tarefa de Proteção de Arquivos em Tempo Real depende da exibição dos recursos de arquivo de rede selecionados. É possível configurar a visualização de recursos de arquivos de rede em uma árvore ou lista (visualização padrão).
Para aplicar à tarefa as novas configurações do escopo da proteção, a tarefa de Proteção de Arquivos em Tempo real deve ser reiniciada.
Para criar um escopo da proteção usando a árvore de recursos de arquivos de rede:
Na seção esquerda da janela, abra a árvore de recursos de arquivos de rede para exibir todos os nodes e nós filhos.
Faça o seguinte:
Para excluir os nodes individuais do escopo da proteção, desmarque as caixas ao lado dos nomes destes nós.
Para incluir nós individuais no escopo da proteção, desmarque a caixa de seleção Meu Computador e faça o seguinte:
Caso queira incluir todas as unidades do mesmo tipo no escopo da proteção, marque a caixa de seleção ao lado do nome do tipo de unidades necessário. Por exemplo, para incluir todas as unidades removíveis em um dispositivo, marque a caixa de seleção Unidades removíveis.
Para incluir um disco individual de um determinado tipo no escopo da proteção, expanda o node que contém a lista de unidades desse tipo e marque a caixa ao lado do nome da unidade desejada. Por exemplo, para selecionar a unidade removível F:, expanda o nó Unidades removíveis e marque a caixa de seleção da unidade F:.
Se deseja incluir somente uma única pasta ou arquivo na unidade, selecione a caixa ao lado do nome daquela pasta ou arquivo.
Clique no botão Salvar.
A janela Configurações do escopo da proteção é fechada. As configurações especificadas são salvas.
Para criar um escopo da proteção usando a lista de recursos de arquivos de rede:
Para incluir nós individuais no escopo da proteção, desmarque a caixa de seleção Meu Computador e faça o seguinte:
Abra o menu de contexto do escopo da verificação clicando nele com o botão direito.
No menu de contexto do botão, selecione Adicionar escopo da proteção.
Na janela Adicionar escopo da proteção, selecione um tipo de objeto para adicioná-lo ao escopo da proteção:
Escopo predefinido - para incluir um dos escopos predefinidos no escopo da proteção no dispositivo. Em seguida, na lista suspensa, selecione o escopo da proteção desejado.
Disco, pasta ou local de rede - para incluir unidade individual, pasta ou um objeto de rede no escopo da proteção. Em seguida, selecione o escopo desejado clicando no botão Procurar.
Arquivo - para incluir um arquivo individual no escopo da proteção. Em seguida, selecione o escopo desejado clicando no botão Procurar.
Não é possível adicionar um objeto a um escopo da proteção se ele já tiver sido adicionado como uma exclusão do escopo da proteção.
Para excluir nós individuais do escopo da proteção, desmarque as caixas ao lado dos nomes destes nós ou siga as etapas a seguir:
Abra o menu de contexto do escopo da verificação clicando nele com o botão direito.
No menu de contexto, selecione a opção Adicionar exclusão.
Na janela Adicionar exclusão, selecione um tipo de objeto que deseja adicionar como uma exclusão do escopo da proteção seguindo o procedimento usado ao adicionar um objeto ao escopo da proteção.
Para modificar o escopo da proteção ou uma exclusão existente, selecione a opção Editar escopo no menu de contexto do escopo de proteção desejado.
Para ocultar um escopo da proteção adicionado anteriormente ou uma exclusão na lista de recursos de arquivos de rede, selecione a opção Remover da lista no menu de contexto do escopo da proteção desejado.
Um escopo da proteção é removido do escopo da tarefa de Proteção de arquivos em tempo real ao ser removido da lista de recursos de arquivos de rede.
Clique no botão Salvar.
A janela Configurações do escopo da proteção é fechada. As configurações especificadas são salvas.
A tarefa Proteção de Arquivos em Tempo Real pode ser iniciada se pelo menos um dos nodes de recursos de arquivos do dispositivo for incluído em um escopo da proteção.
Se for especificado um escopo da proteção complexo, por exemplo, se diferentes valores de segurança para configurações de vários nodes na árvore de recursos de arquivos do dispositivo forem especificados, isso poderá deixar a verificação dos objetos mais lenta quando eles forem acessados.