No menu de contexto do botão, selecione Adicionar uma regra.
A janela Configurações de regra é exibida.
Especifique as seguintes configurações:
No campo Nome, digite o nome da regra.
Na lista suspensa Tipo, selecione o tipo de regra:
Permissão, se quiser que a regra permita a inicialização de aplicativos de acordo com os critérios especificados nas configurações da regra.
Proibição, se quiser que a regra bloqueie a inicialização dos aplicativos de acordo com os critérios especificados nas configurações da regra.
Na lista suspensa Escopo, selecione o tipo de arquivo cuja execução será controlada pela regra:
Arquivos executáveis, se quiser que a regra controle a inicialização de arquivos executáveis.
Pacotes de scripts e MSI, se quiser que a regra controle a inicialização de scripts e pacotes MSI.
No campo Usuário ou grupo de usuários, especifique os usuários que terão permissão ou não para iniciar programas de acordo com o tipo da regra.
No menu de contexto do botão Procurar, selecione o método para adicionar usuários confiáveis.
A janela Seleção de usuário ou grupo de usuários é aberta.
Selecione um usuário ou grupo de usuários.
Clique no botão OK.
Caso queira obter os valores dos critérios para acionamento de regras listados no bloco Critério para acionamento da regra a partir de um arquivo, faça o seguinte:
Clique no botão Definir critério para acionamento de regras a partir das propriedades do arquivo.
A janela Abrir padrão do Microsoft Windows é exibida.
Selecione o arquivo.
Clique no botão Abrir.
O valor dos critérios no arquivo é exibido nos campos no bloco Critério para acionamento da regra. O critério para o qual os dados estão disponíveis nas propriedades de arquivo é selecionado por padrão.
Na caixa do grupo Critério para acionamento da regra, selecione uma ou várias das seguintes opções:
Certificado digital, se quiser que a regra controle a inicialização de programas que usam arquivos assinados com um certificado digital:
Marque a caixa de seleção Usar assunto se quiser que a regra controle a inicialização de arquivos assinados com um certificado digital somente com o requerente especificado.
Marque a caixa de seleção Usar miniatura se você quiser que a regra controle a inicialização de arquivos assinados com um certificado digital somente com a impressão digital especificada.
Hash SHA256, se quiser que a regra controle a inicialização de programas que usam os arquivos cuja soma de verificação corresponda àquela especificada.
Caminho do arquivo, se quiser que a regra controle a inicialização de programas que usam os arquivos localizados no caminho especificado.
Linha de comando se desejar que a regra controle o início de programas iniciados usando os argumentos especificados no campo de linha de comando. O campo é ativado após selecionar a opção Caminho para o arquivo. É possível usar os caracteres ? e * como uma máscara ao especificar os argumentos da linha de comando para processos iniciados como um critério.
O Kaspersky Embedded Systems Security for Windows não reconhece caminhos que contêm barras ("/"). Use a barra invertida ("\") para inserir o caminho corretamente.
Ao especificar os objetos, você pode usar ? e * caracteres como máscaras de arquivo.
É preciso selecionar ao menos uma opção. Caso contrário, a regra de Controle de Inicialização de Aplicativos não será adicionada.
Se deseja adicionar exclusões de regra:
Na seção Exclusões da regra, clique no botão Adicionar.
A janela Exclusão da regra é exibida.
No campo Nome, digite o nome da exclusão.
Especifique as configurações para exclusão dos arquivos de aplicativos da regra de Controle de Inicialização de Aplicativos. Você pode preencher os campos de configurações a partir das propriedades do arquivo clicando no botão Definir exclusão com base nas propriedades do arquivo.
Caso essa opção esteja selecionada, a presença de um certificado digital será especificada como critério para o acionamento de regras nas configurações das regras de permissão geradas recentemente para o Controle de Inicialização de Aplicativos. O aplicativo permitirá agora a inicialização de programas iniciados usando arquivos com um certificado digital. Recomendamos essa opção se você quiser permitir a inicialização de qualquer aplicativo que seja confiável no sistema operacional.
A caixa de seleção ativa ou desativa o uso do requerente do certificado digital como critério para o acionamento de regras.
Caso a caixa de seleção esteja marcada, o requerente especificado do certificado digital será usado como critério para o acionamento de regras. A regra criada controlará a inicialização de aplicativos somente para o fornecedor especificado no requerente.
Caso a caixa esteja desmarcada, o aplicativo não usará o requerente do certificado digital como critério para o acionamento de regras. Caso o critério Certificado digital seja selecionado, a regra criada controlará a inicialização de aplicativos assinados com um certificado digital contendo qualquer requerente.
O requerente do certificado digital usado para assinar o arquivo pode ser especificado somente a partir das propriedades do arquivo selecionado usando o botão Definir critério para acionamento de regras a partir das propriedades do arquivo localizado acima do bloco Critério para acionamento da regra.
A caixa de seleção ativa ou desativa o uso da impressão digital do certificado digital como critério para o acionamento de regras.
Caso a caixa de seleção esteja marcada, a impressão digital especificada do certificado digital será usada como critério para o acionamento de regras. A regra criada controlará a inicialização de aplicativos assinados com um certificado digital com a impressão digital especificada.
Caso a caixa esteja desmarcada, o aplicativo não usará a impressão digital do certificado digital como critério para o acionamento de regras. Caso o critério Certificado digital seja selecionado, o aplicativo controlará a inicialização de aplicativos assinados com um certificado digital contendo qualquer impressão digital.
A impressão digital do certificado digital usada para assinar o arquivo pode ser especificada somente a partir das propriedades do arquivo selecionado usando o botão Definir critério para acionamento de regras a partir das propriedades do arquivo localizado acima do bloco Critério para acionamento da regra.
Caso esta opção esteja selecionada, o valor da soma de verificação do arquivo usado para gerar a regra será especificado como um critério para acionamento de regras nas configurações das regras de permissão geradas recentemente para o Controle de Inicialização de Aplicativos. O aplicativo permitirá a inicialização de programas iniciados usando arquivos com a soma de verificação especificada.
Recomendamos essa opção para casos em que as regras geradas devem alcançar o nível de segurança mais alto: a soma de verificação do SHA256 pode ser usada como um ID único de arquivo. O uso da soma de verificação do SHA256 como critério para acionamento de regras restringe o escopo de uso das regras para um arquivo.
Se essa opção estiver selecionada, o Kaspersky Embedded Systems Security for Windows usará o caminho completo do arquivo para determinar se o processo é confiável.
Clique no botão OK.
Se necessário, repita os itens (i)-(iv) para incluir exclusões adicionais.
Clique no botão OK na janela Configurações de regra.
A regra criada é exibida na lista na janela Regras de Controle de Inicialização de Aplicativos.