Instalar a aplicação

O Kaspersky Endpoint Security pode ser instalado a partir da command line num dos seguintes modos:

Pode ver a lista de comandos para gerir a aplicação, executando o comando /h. Para receber ajuda sobre a sintaxe de comando de instalação, escreva setup_kes.exe /h. Como resultado, o instalador exibe uma janela com uma descrição das opções de comando (veja a figura abaixo).

Janela a descrever as opções de comando para instalar a aplicação via CMD.

Descrição das opções de comando de instalação

Para instalar a aplicação ou atualizar uma versão anterior da aplicação:

  1. Execute o interpretador de linha de comando (cmd.exe) como administrador.
  2. Vá para a pasta onde o pacote de distribuição do Kaspersky Endpoint Security está localizado.
  3. Execute o seguinte comando:

    setup_kes.exe /pEULA=1 /pPRIVACYPOLICY=1 [/pKSN=1|0] [/pALLOWREBOOT=1] [/pSKIPPRODUCTCHECK=1] [/pSKIPPRODUCTUNINSTALL=1] [/pKLLOGIN=<nome do utilizador> /pKLPASSWD=<password> /pKLPASSWDAREA=<âmbito da password>] [/pENABLETRACES=1|0 /pTRACESLEVEL=<nível de rastreio>] [/s]

    ou

    msiexec /i <nome do kit de distribuição> EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 [KSN=1|0] [ALLOWREBOOT=1] [SKIPPRODUCTCHECK=1] [KLLOGIN=<nome do utilizador> KLPASSWD=<password> KLPASSWDAREA=<âmbito da password>] [ENABLETRACES=1|0 TRACESLEVEL=<nível de rastreio>] [/qn]

Como resultado, a aplicação será instalada no computador. Pode confirmar que a aplicação está instalada e verificar as definições da aplicação ao emitir o comando status.

Definições de instalação das aplicações

EULA=1

Aceitação dos termos do Contrato de Licença do Utilizador Final. O texto do Contrato de Licença está incluído no kit de distribuição do Kaspersky Endpoint Security.

É necessário aceitar os termos do Contrato de Licença do Utilizador Final para instalar a aplicação ou para atualizar a versão da aplicação.

PRIVACYPOLICY=1

Aceitação da Política de Privacidade. O texto da Privacy Policy encontra-se incluído no kit de distribuição do Kaspersky Endpoint Security.

Para instalar a aplicação ou atualizar a versão da aplicação, tem de aceitar a Privacy Policy.

KSN

Aceitar ou recusar participar na Kaspersky Security Network. Se nenhum valor for definido para este parâmetro, o Kaspersky Endpoint Security solicitará a confirmação do seu consentimento ou recusa em participar na KSN, quando o Kaspersky Endpoint Security for iniciado pela primeira vez. Valores disponíveis:

  • 1 - acordo para participar na KSN.
  • 0 – recusar participar na KSN (valor predefinido).

O pacote de distribuição do Kaspersky Endpoint Security está otimizado para utilização com a Kaspersky Security Network. Se optou por não participar na Kaspersky Security Network, deve atualizar o Kaspersky Endpoint Security imediatamente após concluir a instalação.

ALLOWREBOOT=1

Reinício automático do computador, se necessário após a instalação ou atualização da aplicação. Se nenhum valor for definido para este parâmetro, a reinicialização automática do computador será bloqueada.

Reinicio não é necessário ao instalar o Kaspersky Endpoint Security. O reinicio é necessário apenas se precisar de remover aplicações incompatíveis antes da instalação. Reinício pode também ser necessário ao atualizar a versão da aplicação.

SKIPPRODUCTCHECK=1

Desative a verificação de software incompatível. A lista de softwares incompatíveis está disponível no ficheiro incompatible.txt que está incluído no kit de distribuição. Se nenhum valor for definido para este parâmetro e for detetado software incompatível, a instalação do Kaspersky Endpoint Security será cancelada.

SKIPPRODUCTUNINSTALL=1

Desativar a remoção automática do software incompatível detetado. Se nenhum valor for definido para este parâmetro, o Kaspersky Endpoint Security tentará remover o software incompatível.

A remoção automática de software incompatível não pode ser ativada ao instalar o Kaspersky Endpoint Security utilizando o instalador msiexec. Utilize o setup_kes.exe para ativar a remoção automática de software incompatível.

CLEANERSIGNCHECK=0|1

Verificação de assinaturas digitais de ficheiros de software incompatível detetados. Para remover software incompatível, o Kaspersky Endpoint Security executa o ficheiro de instalação do software. Se o ficheiro de instalação não tiver uma assinatura digital, o Kaspersky Endpoint Security considera o ficheiro não fiável e interrompe a remoção de software incompatível para evitar a execução de código potencialmente malicioso. Se a aplicação não puder verificar a assinatura digital do ficheiro de software incompatível que foi detetado, a instalação do Kaspersky Endpoint Security é interrompida com um erro.

O valor predefinido é diferente dependendo do método de instalação do software:

  • 0 significa que a verificação da assinatura digital está desativada (valor predefinido se for implementado através do Kaspersky Security Center).
  • 1 significa que a verificação de assinatura digital está ativada (valor predefinido se a aplicação estiver a ser instalada localmente).

STANDALONEMODE=1

Instalar a aplicação na configuração do Endpoint Detection and Response Agent (EDR Agent) para integração com a solução Kaspersky Endpoint Detection and Response (KATA). Esta configuração é necessária se uma Plataforma do Endpoint Protection (EPP) de terceiros for implantada na sua organização em conjunto com a solução Kaspersky Endpoint Detection and Response (KATA). Isso torna o Kaspersky Endpoint Security na configuração do Endpoint Detection and Response Agent compatível com aplicações EPP de terceiros.

Pode também usar o EDR Agent para integração com a solução Kaspersky Managed Detection and Response. Para isso, deve alterar a seleção de componentes da aplicação.

KLLOGIN

Defina o nome de utilizador para aceder aos recursos e configurações do Kaspersky Endpoint Security (o componente Proteção de password). O nome do utilizador é definido com as definições de KLPASSWD e KLPASSWDAREA. O nome de utilizador KLAdmin é usado por definição.

KLPASSWD

Especificar uma password para aceder às funcionalidades e definições do Kaspersky Endpoint Security (a password é especificada juntamente com os parâmetros KLLOGIN de sessão e KLPASSWDAREA).

Se tiver especificado uma password mas não especificou um nome de utilizador com o parâmetro KLLOGIN, o nome de utilizador KLAdmin é utilizado por predefinição.

KLPASSWDAREA

Especificar o âmbito da password para aceder às funcionalidades e definições do Kaspersky Endpoint Security. Quando um utilizador tenta executar uma ação incluída neste âmbito, o Kaspersky Endpoint Security solicita as credenciais da conta do utilizador (parâmetros KLLOGIN e KLPASSWD). Utilize o caráter ";" para especificar vários valores. Valores disponíveis:

  • SET - modificar as configurações da aplicação.
  • EXIT - sair da aplicação.
  • DISPROTECT – desativar componentes de proteção e parar tarefas de verificação.
  • DISPOLICY — desativar a política do Kaspersky Security Center.
  • UNINST – remover a aplicação do computador.
  • DISCTRL - desativar os componentes de controlo.
  • REMOVELIC - remover a chave.
  • REPORTS - visualizar relatórios.
  • Por exemplo, KLPASSWDAREA=SET;KLPASSWDAREA=UNINST;KLPASSWDAREA=EXIT.

ENABLETRACES

Ativar ou desativar os rastreios da aplicação. Depois de iniciado, o Kaspersky Endpoint Security guarda os ficheiros de rastreio na pasta %ProgramData%\Kaspersky Lab\KES.21.15\Traces. Valores disponíveis:

  • 1 – os rastreios estão ativados.
  • 0 – os rastreios estão desativados (valor padrão).

TRACESLEVEL

Nível de detalhe do rastreio. Valores disponíveis:

  • 100 (crítico). Apenas mensagens sobre erros fatais.
  • 200 (alto). Mensagens sobre todos os erros, incluindo erros fatais.
  • 300 (diagnóstico). Mensagens sobre todos os erros, bem como avisos.
  • 400 (importante). Todas as mensagens de erro, avisos e informações adicionais.
  • 500 (normal). Mensagens sobre todos os erros e avisos, bem como informações detalhadas sobre a operação da aplicação no modo normal (predefinição).
  • 600 (baixo). Todas as mensagens.

ENABLEAZURESUPPORT

Ativar ou desativar o modo de compatibilidade do Azure WVD. Valores disponíveis:

  • 1 – O modo de compatibilidade do Azure WVD está ativado.
  • 0 – O modo de compatibilidade do Azure WVD está desativado (valor padrão).

Esta funcionalidade permite exibir corretamente o estado da máquina virtual do Azure na consola da Kaspersky Anti Targeted Attack Platform. Para monitorizar o desempenho do computador, o Kaspersky Endpoint Security envia telemetria aos servidores KATA. A telemetria inclui um ID do computador (ID do Sensor). O modo de compatibilidade do Azure WVD permite atribuir um ID do Sensor único permanente a estas máquinas virtuais. Se o modo de compatibilidade estiver desativado, o ID do Sensor poderá mudar depois de o computador ser reiniciado devido ao funcionamento das máquinas virtuais do Azure. Isto pode fazer com que os duplicados das máquinas virtuais apareçam na consola.

AMPPL

Ativa ou desativa a proteção do serviço Kaspersky Endpoint Security utilizando a tecnologia AM-PPL (Antimalware Protected Process Light). Para obter mais informações sobre a tecnologia AM-PPL, visite o website da Microsoft.

A tecnologia AM-PPL está disponível para os sistemas operacionais Windows 10 versão 1703 (RS2) ou posterior e Windows Server 2019.

Valores disponíveis:

  • 1 – a proteção do serviço Kaspersky Endpoint Security com a tecnologia AM-PPL é ativada.
  • 0 – a proteção do serviço Kaspersky Endpoint Security utilizando a tecnologia AM-PPL é desativada.

UPGRADEMODE

Modo de atualização das aplicações:

  • Seamless significa atualizar a aplicação com um reinício do computador (valor padrão).
  • Force significa atualizar a aplicação sem um reinício.

Pode atualizar a aplicação sem reiniciar a aplicação a partir da versão 11.10.0. Para atualizar uma versão anterior da aplicação, tem de reiniciar o computador. Também pode instalar correções sem reiniciar a aplicação a partir da versão 11.11.0.

Reinicio não é necessário ao instalar o Kaspersky Endpoint Security. Assim, o modo de atualização da aplicação será especificado nas definições da aplicação. Pode alterar este parâmetro nas definições da aplicação ou na política.

Ao atualizar a aplicação já instalada, a prioridade do parâmetro da linha de comandos é inferior à do parâmetro especificado nas definições da aplicação ou no ficheiro setup.ini. Por exemplo, se o modo Force atualização for especificado na linha de comandos e o modo Seamless for especificado nas definições da aplicação, a atualização será instalada com um reinício do computador (Seamless).

RESTAPI

Gestão da aplicação com API REST. Para gerir a aplicação com API REST, deve especificar o nome do utilizador (parâmetro RESTAPI_User).

Valores disponíveis:

  • 1 - a gestão com API REST é permitida.
  • 0 - a gestão com API REST é bloqueada (valor predefinido).

Para gerir a aplicação com API REST, a gestão com sistemas administrativos deve ser permitida. Para tal, defina o parâmetro AdminKitConnector=1. Se gerir a aplicação com API REST, não é possível gerir a aplicação com os sistemas de administração da Kaspersky.

RESTAPI_User

Nome do utilizador da conta de domínio do Windows usada para gerir a aplicação com API REST. A gestão da aplicação com API REST está disponível apenas para este utilizador. Introduza o nome de utilizador no formato <DOMAIN>\<UserName> (por exemplo, RESTAPI_User=COMPANY\Administrator). Só pode selecionar um utilizador para trabalhar com API REST.

Adicionar um nome de utilizador é um pré-requisito para gerir a aplicação com API REST.

RESTAPI_Port

Porta usada para gerir a aplicação com API REST. A porta 6782 é usada por defeito. Certifique-se de que a porta está livre.

RESTAPI_Certificate

Certificado de identificação de solicitações (por exemplo, RESTAPI_Certificate=C:\cert.pem) A interação segura do Kaspersky Endpoint Security com o cliente REST requer a configuração da identificação de solicitação. Para tal, deve instalar um certificado e, posteriormente, assinar o payload de cada solicitação.

ADMINKITCONNECTOR

Gestão de aplicações com sistemas de administração. Os sistemas de administração incluem, por exemplo, o Kaspersky Security Center. Para além dos sistemas de administração da Kaspersky, pode usar soluções de terceiros. O Kaspersky Endpoint Security fornece uma API para esta finalidade.

Valores disponíveis:

  • 1 - a gestão de aplicações com sistemas de administração é permitida (valor predefinido).
  • 0 - a gestão de aplicações é permitida apenas com a interface local.

Exemplo:

setup_kes.exe /pEULA=1 /pPRIVACYPOLICY=1 /pKSN=1 /pALLOWREBOOT=1

msiexec /i kes_win.msi EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 KSN=1 KLLOGIN=Admin KLPASSWD=Password KLPASSWDAREA=EXIT;DISPOLICY;UNINST /qn

setup_kes.exe /pEULA=1 /pPRIVACYPOLICY=1 /pKSN=1 /pENABLETRACES=1 /pTRACESLEVEL=600 /s

Após a instalação do Kaspersky Endpoint Security, a licença de avaliação é ativada exceto se fornecer um código de ativação no ficheiro setup.ini. Uma licença de avaliação tem normalmente um período de validade curto. Quando a licença de avaliação expirar, todas as funcionalidades do Kaspersky Endpoint Security são desativadas. Para continuar a utilizar a aplicação, precisa de a ativar com uma licença comercial utilizando o Assistente para Ativação de Aplicações ou um comando especial.

Ao instalar a aplicação ou ao atualizar a versão da aplicação no modo não assistido, é suportada a utilização dos seguintes ficheiros:

Para aplicar configurações dos ficheiros setup.ini, install.cfg e setup.reg, coloque esses ficheiros na pasta que contém o pacote de distribuição do Kaspersky Endpoint Security. Também pode colocar o ficheiro setup.reg numa pasta diferente. Se o fizer, será necessário especificar o caminho para o ficheiro no comando de instalação da aplicação que se segue: SETUPREG=<path to the setup.reg file>.

Topo da página