A tarefa Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração do Servidor de Administração é criada automaticamente pelo Assistente de Início Rápido do Kaspersky Security Center. É possível criar apenas uma tarefa de Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração. Portanto, é possível criar uma tarefa Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração somente se essa tarefa tiver sido removida da lista de tarefas do Servidor de Administração.
Essa tarefa deve baixar atualizações dos servidores de atualização Kaspersky para o repositório do Servidor de Administração. A lista de atualizações inclui:
Atualizações para bancos de dados e módulos do software do Servidor de Administração
Atualizações para bancos de dados e módulos do software de aplicativos de segurança Kaspersky
Atualizações para componentes do Kaspersky Security Center
Atualizações para aplicativos de segurança Kaspersky
Após o download das atualizações, elas podem ser propagadas aos dispositivos gerenciados.
Antes de distribuir as atualizações para os dispositivos gerenciados, é possível executar a tarefa de Verificação de atualizações. Isso permite ter a certeza de que o Servidor de Administração instalará as atualizações baixadas corretamente e que um nível de segurança não diminuirá devido às atualizações. Para verificá-las antes de distribuir, configure a opção Executar verificação de atualizações nas configurações de tarefas Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração.
Para criar uma tarefa Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração:
No menu principal, vá para DISPOSITIVOS → TAREFAS.
Clique em Adicionar.
O Assistente para Adicionar Tarefas é iniciado. Siga as etapas do Assistente.
Para o aplicativo Kaspersky Security Center, selecione o tipo de tarefa Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração.
Especifique o nome da tarefa que está criando. O nome da tarefa não pode conter mais de 100 caracteres e não pode incluir nenhum caractere especial (*<>?:\"|).
Se deseja modificar as configurações padrão da tarefa, ative a opção Abrir detalhes da tarefa quando a criação for concluída na página Concluir a criação da tarefa. Se você não ativar esta opção, a tarefa será criada com as configurações padrão. Você pode modificar as configurações padrão depois, a qualquer momento.
Clique no botão Criar.
A tarefa é criada e exibida na lista de tarefas.
Clique no nome da tarefa criada para abrir a janela de propriedades da tarefa.
Na janela de propriedades da tarefa, na guia Configurações do aplicativo, especifique as seguintes configurações:
Os seguintes recursos podem ser utilizados como uma origem das atualizações do Servidor de Administração:
Servidores de atualização da Kaspersky
Servidores HTTP(S) na Kaspersky a partir dos quais os aplicativos da Kaspersky baixam atualizações dos bancos de dados e módulos do aplicativo. Por padrão, o Servidor de Administração comunica-se com os servidores de atualização Kaspersky e baixa as atualizações usando o protocolo HTTPS. Você pode configurar o Servidor de Administração para usar o protocolo HTTP em vez de HTTPS.
Selecionado por padrão.
Servidor de Administração Principal
Este recurso é aplicado a tarefas criadas para um Servidor de Administração virtual ou secundário.
Pasta local ou de rede
Uma pasta local ou pasta de rede que contém as atualizações mais recentes. Uma pasta de rede pode ser um servidor FTP ou HTTP, ou um compartilhamento SMB. Se uma pasta de rede exigir autenticação, apenas o protocolo SMB será compatível. Ao selecionar uma pasta local, você deve especificar uma pasta no dispositivo que tenha o Servidor de Administração instalado.
Um servidor FTP ou HTTP ou pasta de rede utilizados por uma fonte de atualização devem conter uma estrutura de pastas (com atualizações) que corresponda à estrutura criada ao usar servidores de atualização Kaspersky.
Caso habilite a opção Não usar servidor proxy para Servidores de atualização da Kaspersky ou fontes de atualização Pasta local ou de rede, um Servidor de Administração não usará um servidor proxy para baixar atualizações.
Caso uma pasta compartilhada que contenha atualizações seja protegida por senha, ative a opção Especificar conta para acesso à pasta compartilhada da fonte de atualização (se houver) e insira as credenciais da conta necessárias para o acesso.
O caminho para a pasta especificada para armazenar atualizações salvas. É possível copiar o caminho da pasta especificada para uma área de transferência. Não é possível alterar o caminho para uma pasta especificada para uma tarefa de grupo.
Se esta opção estiver ativada, o Servidor de Administração inicia as tarefas de atualização nos Servidores de Administração secundários assim que as novas atualizações são baixadas. Caso contrário, as tarefas de atualização nos Servidores de Administração secundários são iniciadas segundo os seus agendamentos.
Após recepção das atualizações pelo Servidor de Administração, estas são copiadas para as pastas especificadas. Use esta opção se você deseja gerenciar manualmente a distribuição das atualizações na rede.
Por exemplo, você pode desejar usar esta opção na seguinte situação: a rede de sua organização consiste em várias sub-redes independentes e os dispositivos de cada uma das sub redes não têm acesso a outras sub-redes. Entretanto, os dispositivos em todas das sub-redes têm acesso a um compartilhamento de rede comum. Neste caso, você define o Servidor de Administração em uma das sub-redes para baixar atualizações dos Servidores de Atualização Kaspersky, ativar essa opção e especificar esse compartilhamento de rede. Nas atualizações baixadas para as tarefas de repositório de outros Servidores de Administração, especifique o mesmo compartilhamento de rede como a origem da atualização.
As tarefas de download das atualizações nos dispositivos cliente e no Servidor de Administração secundário somente inicia depois das atualizações serem copiadas da pasta principal das atualizações para as pastas de atualização adicionais.
Essa opção deve ser ativada se os de dispositivos cliente e os Servidores de Administração secundários baixam atualizações de pastas adicionais da rede.
A partir da versão 14, o Kaspersky Security Center baixa as atualizações de bancos de dados e os módulos de software usando o novo esquema. Para que o aplicativo baixe atualizações usando o novo esquema, a fonte de atualização deve conter os arquivos de atualização com os metadados compatíveis com o novo esquema. Caso a fonte de atualização contenha os arquivos de atualização com os metadados compatíveis apenas com o esquema antigo, ative a opção Baixar atualizações usando o esquema antigo. Caso contrário, a tarefa de download de atualizações falhará.
Por exemplo, é preciso habilitar essa opção quando uma pasta local ou de rede for especificada como fonte de atualização, e os arquivos de atualização nesta pasta tiverem sido baixados por um dos seguintes aplicativos:
Esse utilitário baixa as atualizações usando o esquema antigo.
Kaspersky Security Center 13.2 ou versão anterior
Por exemplo, o Servidor de Administração 1 não possui uma conexão com a Internet. Nesse caso, é possível baixar as atualizações usando o Servidor de Administração 2, desde que ele tenha conexão com a Internet e, em seguida, colocar as atualizações em uma pasta local ou de rede para usá-la como fonte de atualização para o Servidor de Administração 1. Caso o Servidor de Administração 2 tenha a versão 13.2 ou anterior, habilite a opção Baixar atualizações usando o esquema antigo na tarefa para o Servidor de Administração 1.
O Servidor de Administração baixa as atualizações da fonte, salva-as num repositório temporário e executa a tarefa definida no campo Tarefa de verificação de atualizações. Se a tarefa for concluída com êxito, as atualizações serão copiadas do repositório temporário para uma pasta compartilhada no Servidor de Administração e distribuídas a todos os dispositivos para os quais o Servidor de Administração atua como a fonte de atualizações (tarefas com o agendamento de Quando novas atualizações são baixadas no repositório forem iniciadas). A tarefa de download de atualizações para o repositório é concluída somente após o término da Tarefa de verificação de atualizações.
Por padrão, esta opção está desativada.
Na janela de propriedades da tarefa, na guia Agendamento, crie uma programação para o início da tarefa. Se necessário, especifique as seguintes configurações:
A tarefa é executada regularmente, com o intervalo especificado em dias. Além disso, você pode especificar uma data e hora da primeira tarefa executada. Essas opções adicionais ficam disponíveis, se forem compatíveis pelo aplicativo para o qual você cria a tarefa.
Por padrão, a tarefa é executada todos os dias, iniciando na data e hora atuais do sistema.
A tarefa é executada regularmente, com o intervalo especificado em dias. Esse agendamento não tem suporte à observância do horário de verão (DST, daylight saving time). Isso significa que, quando os relógios são adiantados ou atrasados em uma hora no início ou no término do DST, a hora de início real da tarefa não é alterada.
Não recomendamos que você use esse agendamento. Ele é necessário para compatibilidade com as versões anteriores do Kaspersky Security Center.
Por padrão, a tarefa inicia diariamente na hora atual do sistema.
A tarefa é executada após a ocorrência de um evento de Surto de vírus. Selecione tipos de aplicativos que monitorem ataques de vírus. Estão disponíveis os seguintes tipos de aplicativos:
Antivírus para estações de trabalho e servidores de arquivo
Antivírus para defesa de perímetro
Antivírus para sistemas de correio
Por padrão, todos os tipos de aplicativos estão selecionados.
Talvez você queira executar tarefas diferentes dependendo do tipo de aplicativo de segurança que relata um surto de vírus. Neste caso, remova a seleção dos tipos de aplicativos de que você não precisa.
A tarefa atual inicia após outra tarefa ser concluída. Você pode selecionar como a tarefa anterior deve ser concluída (com êxito ou com erro) para acionar o início da tarefa atual. Por exemplo, talvez seja necessário executar a tarefa Gerenciar dispositivos com a opção Ligar o dispositivo e, após a conclusão, executar a tarefa Verificação de vírus. Este parâmetro só funciona se ambas as tarefas forem atribuídas aos mesmos dispositivos.
Esta opção determina o comportamento de uma tarefa se um dispositivo cliente não estiver visível na rede quando a tarefa estiver prestes a iniciar.
Se esta opção estiver ativada, o sistema tentará iniciar a tarefa da próxima vez que um aplicativo da Kaspersky for executado em um dispositivo cliente. Se o agendamento da tarefa for Manualmente, Uma vez ou Imediatamente, a tarefa é iniciada imediatamente após o dispositivo ficar visível na rede, ou imediatamente após o dispositivo ser incluído no escopo da tarefa.
Se esta opção estiver desativada, somente as tarefas agendadas serão executadas em dispositivos clientes. Para os tipos de agendamento Manualmente, Uma vez e Imediatamente, as tarefas são executadas somente nos dispositivos clientes que estão visíveis na rede. Por exemplo, você pode querer desativar esta opção para uma tarefa que consome recursos e que você deseja executar somente fora do horário comercial.
Se esta opção for ativada, a tarefa é iniciada nos dispositivos cliente aleatoriamente dentro de um intervalo de tempo especificado, ou seja, no início da tarefa distribuída. O início da tarefa distribuída ajuda a evitar um grande número de solicitações simultâneas pelos dispositivos cliente ao Servidor de Administração, quando uma tarefa agendada estiver em execução.
A hora inicial distribuída é calculada automaticamente quando a tarefa é criada, dependendo do número de dispositivos cliente aos quais a tarefa foi atribuída. Posteriormente, a tarefa sempre será iniciada na hora de início calculada. Entretanto, quando as configurações da tarefa são editadas ou a tarefa é iniciada manualmente, o valor calculado da hora de início da tarefa muda.
Se essa opção estiver desativada, a tarefa inicia em dispositivos cliente apenas de acordo com o agendamento.
Se esta opção estiver ativada, a tarefa é iniciada nos dispositivos cliente aleatoriamente dentro do intervalo de tempo especificado. O início da tarefa distribuída ajuda a evitar um grande número de solicitações simultâneas pelos dispositivos cliente ao Servidor de Administração, quando uma tarefa agendada estiver em execução.
Se essa opção estiver desativada, a tarefa inicia em dispositivos cliente apenas de acordo com o agendamento.
Por padrão, esta opção está desativada. O intervalo de tempo predefinido é de um minuto.
Após o final do período especificado, a tarefa é interrompida automaticamente, quer tenha sido concluída ou não.
Ative esta opção se você quiser interromper (ou parar) tarefas que levam muito tempo para serem executadas.
Por padrão, esta opção está desativada. O tempo predefinido de execução da tarefa é de 120 minutos.
Clique no botão Salvar.
A tarefa é criada e configurada.
Quando o Servidor de Administração executa a tarefa Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração, as atualizações de bancos de dados e módulos de software são baixadas da fonte de atualização e armazenadas na pasta compartilhada do Servidor de Administração. Se você criar esta tarefa para um grupo de administração, ela somente será aplicada aos Agentes de Rede incluídos no grupo de administração especificado.
As atualizações são distribuídas aos dispositivos cliente e aos Servidores de Administração secundários da pasta compartilhada do Servidor de Administração.