A categorização de aplicativos permite otimizar o gerenciamento de execuções de aplicativo nos dispositivos. Você pode criar uma categoria de aplicativo e configurar o Controle de Aplicativos para uma política para que somente os aplicativos da categoria especificada serão iniciados nos dispositivos aos quais aquela política está aplicada. Por exemplo, você criou uma categoria que inclui aplicativos denominados Application_1 e Application_2. Após você adicionar esta categoria a uma política, somente dois aplicativos têm permissão para ser iniciados nos dispositivos aos quais aquela política é aplicada: Application_1 e Application_2. Se um usuário tentar iniciar um aplicativo que não foi incluído naquela categoria, por exemplo, Application_3, este aplicativo é bloqueado quanto a ser iniciado. Ao usuário é mostrado uma notificação indicando que Application_3 tem sua inicialização bloqueada, de acordo com a uma regra de Controle de Aplicativos. Você pode criar uma categoria com o conteúdo adicionado automaticamente com base em diversos critérios de uma pasta específica. Neste caso, os arquivos são automaticamente adicionados à categoria da pasta especificada. Os arquivos executáveis de aplicativos são copiados à pasta especificada e processados automaticamente; sua métrica é adicionada à categoria.
Para configurar o gerenciamento da execução de aplicativos nos dispositivos clientes:
Se essa política já existir, você pode ignorar esta etapa. Você pode configurar o gerenciamento da inicialização de aplicativos em uma categoria especificada através das configurações desta política. A nova política criada é exibida na pasta Dispositivos gerenciados na guia Políticas.
A janela Propriedades da política para o Kaspersky Endpoint Security for Windows será aberta.
A janela Regra de Controle de Aplicativos abre.
Para o Kaspersky Endpoint Security 10 Service Pack 2 e posterior, nenhuma categoria é exibida se elas foram criadas sobre o critério do hash MD5 de um arquivo executável.
Não recomendamos adicionar categorias criadas de acordo com o critério do hash SHA256 de um arquivo executável para versões anteriores ao Kaspersky Endpoint Security 10 Service Pack 2. Isto pode resultar em falhas do aplicativo.
As instruções detalhadas sobre a configuração de regras de controle são fornecidas na Ajuda on-line do Kaspersky Endpoint Security for Windows.
Os aplicativos serão executados nos dispositivos incluídos na categoria especificada de acordo com a regra que você criou. A regra recentemente criada é exibida na janela Propriedades da política do Kaspersky Endpoint Security for Windows, na seção Controle de Aplicativos.