O Kaspersky Security Center 15.3 Linux inclui vários novos recursos e aprimoramentos:
O utilitário klcsngtgui é removido do kit de distribuição do Kaspersky Security Center Linux. Recomendamos usar o utilitário klnagchk no lugar do klcsngtgui.
O Kaspersky Security Center Linux agora oferece suporte ao trabalho com os seguintes DBMSs:
PostgreSQL 17
Postgres Pro 17
Agora você pode baixar apenas as atualizações necessárias de bancos de dados e módulos de software para aplicativos de segurança da Kaspersky usando o Kaspersky Update Utility. Na janela de propriedades da tarefa Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração, marque a opção Baixar o arquivo de solicitação de atualização automaticamente e informe o caminho onde o Kaspersky Security Center Linux vai gerar o arquivo de solicitação de atualização com os detalhes das atualizações que serão baixadas.
Agora, a configuração do endereço de conexão do Servidor de Administração está disponível. O endereço de conexão do Servidor de Administração é usado como endereço padrão ao criar os pacotes de instalação do Agente de Rede e como endereço do servidor proxy KSN ao conectar dispositivos gerenciados com a KSN.
Agora, é possível obter acesso remoto aos dispositivos gerenciados Linux e Windows por meio do Agente de Rede instalado nesses dispositivos. A conexão é estabelecida com o uso de RDP, VNC ou WDS. Ao estabelecer a conexão com o dispositivo, o administrador obtém o acesso completo às informações armazenadas nesse dispositivo, para que possa gerenciar os aplicativos nele instalados.
Carregar e executar um aplicativo (ou script) para diagnóstico em um dispositivo gerenciado. Agora, é possível carregar o diretório ou arquivo compactado contendo o arquivo executável ou o próprio arquivo executável. Após a execução bem-sucedida do aplicativo, é possível baixar os resultados da execução.
Melhorias na experiência do usuário, inclusive uma nova seção de Links rápidos. Essa seção exibe o mapa do menu principal e fornece acesso rápido a todas as seções do Kaspersky Security Center Web Console. Por padrão, os Links rápidos são definidos como a página inicial.
Kaspersky Security Center 15.2 Linux
O Kaspersky Security Center 15.2 Linux inclui vários novos recursos e aprimoramentos:
É possível forçar um usuário interno a alterar uma senha na primeira tentativa de fazer login (ou próxima tentativa) no Kaspersky Security Center Web Console.
Nova opção para configurar o período de expiração da senha para contas de usuários internos.
Novo botão Salvar na janela de configurações da política. Use este botão caso queira salvar as alterações sem fechar a janela de configurações da política.
Agora, é possível gerenciar o envio de arquivos para dispositivos Android, excluir os arquivos enviados anteriormente e configurar suas configurações na nova seção “Aplicativos e arquivos” do plug-in do Kaspersky Mobile Devices Protection and Management.
Agora, é possível transferir pacotes de instalação de aplicativos e perfis de gerenciamento de dispositivos para dispositivos móveis sem conectá-los diretamente ao Servidor de Administração com o uso de um novo serviço de Servidor Web em um gateway de conexão.
Kaspersky Security Center 15.1 Linux
O Kaspersky Security Center 15.1 Linux inclui vários novos recursos e aprimoramentos:
Agora, é possível pode gerenciar os certificados de dispositivos móveis.
Agora, o Kaspersky Endpoint Security for Android é compatível.
Agora, o Kaspersky Security for iOS é compatível.
Agora, o Kaspersky Endpoint Security for Aurora é compatível.
Gerenciamento de vulnerabilidades e patches para dispositivos gerenciados baseados no Windows. Você pode gerenciar as atualizações de software de terceiros instaladas em dispositivos gerenciados baseados no Windows e corrigir vulnerabilidades nesse software por meio da instalação das atualizações necessárias.
O Kaspersky Security Center Linux agora sonda controladores de domínio página por página, em vez de sondar todo o controlador de domínio de uma só vez. Isso permite que você faça a sondagem dos controladores de domínio que incluem um grande número de entradas.
Controle Adaptativo de Anomalias. Este é um recurso do Kaspersky Endpoint Security for Windows que usa um conjunto de regras para rastrear o comportamento atípico em dispositivos clientes e permite bloquear as ações anômalas.
Atualizações perfeitas para aplicativos Kaspersky gerenciados instalados em dispositivos Windows e Agente de Rede para Linux. Você pode gerenciar o processo de instalação da atualização aprovando as atualizações que devem ser instaladas e recusando as atualizações que não devem ser instaladas.
Cloud Discovery. Este é um novo recurso que permite monitorar o uso de serviços em nuvem em dispositivos gerenciados que executam Windows e bloquear o acesso a serviços em nuvem que você considera indesejados.
Nova subseção Alertas na seção Monitoramento e relatórios do menu principal. Na subseção Alertas, é possível visualizar as informações sobre a detecção de ameaças nos dispositivos endpoint. As ameaças são detectadas pelos aplicativos de segurança da Kaspersky.
O Kaspersky Security Center Linux agora pode atuar como um componente da solução Kaspersky Managed Detection and Response.
Suporte para o Kaspersky Security for Virtualization Light Agent.
Inventário de hardware estendido de dispositivos macOS. O Agente de Rede em um dispositivo macOS envia o endereço MAC e o número de série do dispositivo ao Servidor de Administração.
Agora você pode receber um relatório sobre a instalação remota ao instalar o software nos dispositivos gerenciados por meio de scripts personalizados.
Ao executar vários scripts personalizados em um dispositivo gerenciado, você pode definir uma prioridade para cada um deles para definir a ordem de execução. Os scripts serão executados daquele com a prioridade mais alta para aquele com a prioridade mais baixa.
Para reduzir a quantidade de RAM consumida pelo Kaspersky Endpoint Security for Linux e pelo Agente de Rede para Linux, você pode ativar um modo de trabalho especial para o Agente de Rede para Linux. Nesse modo, o Agente de Rede para Linux requer menos RAM, mas sua funcionalidade é limitada.
Trabalho otimizado com tabelas. A exibição padrão de cada tabela agora contém as colunas usadas com mais frequência. Além disso, agora você pode selecionar todos os itens na página atual ou em toda a tabela, assim como classificar os itens em toda a tabela.
Um novo guia de dimensionamento foi desenvolvido e publicado na Ajuda on-line.
Como resultado de uma revisão da interface de usuário, um problema que levava à exibição da seção Diagnóstico remoto na janela de propriedades do Servidor de Administração foi resolvido.
Você pode criar uma tarefa Executar scripts remotamente para executar um pacote de instalação em um dispositivo cliente e para instalar um aplicativo remotamente.
Você pode revogar os direitos de administrador local das contas. Isso fornece uma camada extra de controle de contas de usuário. Por exemplo, você pode revogar os direitos de administrador local após a conclusão de uma atribuição única.
Você pode alterar a senha da conta local, por exemplo, quando o usuário esquece a senha da conta local ou para executar uma alteração de senha agendada.
Na subseção Gerenciamento de certificados do usuário, você pode especificar quais certificados raiz instalar. Esses certificados podem ser usados, por exemplo, para verificar a autenticidade de sites ou servidores Web.
Kaspersky Security Center 15 Linux
O Kaspersky Security Center 15 Linux inclui vários novos recursos e aprimoramentos:
A sondagem do controlador de domínio permite sondar um controlador de domínio do Microsoft Active Directory e um controlador de domínio Samba. É possível usar o Servidor de Administração ou um ponto de distribuição para sondar o Microsoft Active Directory. É possível sondar um controlador de domínio Samba somente usando um ponto de distribuição baseado em Linux. Ao fazer a sondagem de um controlador de domínio, o Servidor de Administração ou um ponto de distribuição recupera as informações sobre a estrutura do domínio, contas de usuário, grupos de segurança e nomes DNS dos dispositivos incluídos no domínio.
O Kaspersky Security Center Linux agora oferece suporte ao trabalho com os seguintes DBMSs:
Migração do Kaspersky Security Center Windows para o Kaspersky Security Center Linux. É possível executar um assistente para migrar objetos do Kaspersky Security Center, incluindo tarefas, políticas e estrutura do grupo de administração. Depois disso, é possível mover os dispositivos gerenciados importados para serem gerenciados pelo Kaspersky Security Center Linux.
Agora, o Kaspersky Security Center Linux oferece suporte operacional aos seguintes aplicativos da Kaspersky:
Kaspersky Security for Virtualization Light Agent
Kaspersky Embedded Systems Security for Windows
Kaspersky Embedded Systems Security for Linux
Kaspersky Industrial CyberSecurity for Nodes
Kaspersky Industrial CyberSecurity for Networks
Kaspersky Endpoint Security for Mac
Kaspersky Endpoint Agent
Kaspersky Security for Virtualization Light Agent
Diagnóstico remoto de dispositivos gerenciados baseados em Windows e Linux.
Componente de Controle de Aplicativos aprimorado. Agora, é possível criar uma categoria de aplicativos de acordo com a lista de arquivos executáveis de uma pasta selecionada ou de acordo com uma categoria de aplicativos da Kaspersky. Em seguida, é possível especificar se deseja permitir ou bloquear os aplicativos da categoria criada em sua organização.
No Relatório de ameaças, agora é possível abrir uma cadeia de desenvolvimento de ameaças ao clicar no link Exibir alerta.
Agora, o Kaspersky Security Center Linux é compatível com a tecnologia de cluster. Caso um grupo de administração contenha clusters ou matrizes de servidor, a página Dispositivos gerenciados exibe duas guias: uma para dispositivos individuais e outra para clusters e matrizes de servidor. Depois que os dispositivos gerenciados são detectados como nós de cluster, o cluster é adicionado como um objeto individual à guia Grupamentos e matrizes de servidores. Os nós de cluster são listados na guia Dispositivos, juntamente com outros dispositivos gerenciados.
O Kaspersky Security Center 14.2 Linux inclui vários novos recursos e aprimoramentos:
Agora, em uma hierarquia do servidor de administração, um Servidor de Administração baseado em Linux pode atuar como um Servidor principal pode gerenciar Servidores baseados em Linux ou Windows atuando como um servidor secundário.
A instalação remota do Agente de Rede para Windows em dispositivos clientes só é possível usando ferramentas do sistema operacional mediante pontos de distribuição baseados em Windows.
O Kaspersky Security Center Linux permite baixar e atualizar ambos os pacotes de distribuição de aplicativos da Kaspersky e plug-ins da Web de gerenciamento diretamente na interface do usuário do Kaspersky Security Center Linux.
Por padrão, as informações sobre os aplicativos instalados nos dispositivos gerenciados e baseados em Linux e Windows são enviadas para o Servidor de Administração.
O acesso aos servidores Kaspersky agora é verificado automaticamente. Se não for possível acessar os servidores por meio do DNS do sistema, o aplicativo usará o DNS público.
Os dados confidenciais que são transferidos entre o Servidor de Administração principal, os Servidores de Administração secundários e os Agentes de Rede agora serão protegidos com o algoritmo de criptografia AES.
Direitos do usuário em um Servidor de Administração virtual estão disponíveis para configuração a qualquer momento, seja qual for o Servidor de Administração principal. Além disso, você pode atribuir aos usuários do Servidor principal os direitos de gerenciar um Servidor virtual.
O Kaspersky Security Center Linux agora oferece suporte ao trabalho com os seguintes DBMSs:
PostgreSQL 13.x
PostgreSQL 14.x
Postgres Pro 13.x (todas as edições)
Postgres Pro 14.x (todas as edições)
É possível usar o Kaspersky Security Center Web Console para exportar políticas e tarefas para um arquivo e, em seguida, importar as políticas e as tarefas para o Kaspersky Security Center Windows ou Kaspersky Security Center Linux.
A opção Não usar o servidor proxy foi removida das seguintes tarefas:
Baixar atualizações no repositório do Servidor de Administração
Baixar atualizações para os repositórios de pontos de distribuição
Kaspersky Security Center 14 Linux
O Kaspersky Security Center Linux inclui diversos recursos novos e aprimoramentos:
Bancos de dados de antivírus e módulos de aplicativos nos dispositivos gerenciados podem ser propagados e atualizados por meio do Servidor de Administração ou dos pontos de distribuição. É possível escolher um esquema de atualização ideal para sua organização, reduzir a carga no Servidor de Administração e otimizar o tráfego de dados na rede corporativa.
O Kaspersky Security Center Linux baixa dos servidores de atualização da Kaspersky apenas as atualizações solicitadas pelos aplicativos de segurança da Kaspersky. Isso reduz o tamanho dos dados baixados.
Agora é possível usar o recurso de arquivos diff para baixar bancos de dados de antivírus e módulos de software. Um arquivo diff descreve as diferenças entre duas versões de um arquivo de banco de dados ou módulo de software. O uso de arquivos diff poupa tráfego na rede da empresa porque os arquivos diff ocupam menos espaço do que arquivos completos de bancos de dados e módulos de software.
A tarefa Verificação de atualizações foi adicionada. Ao usar essa tarefa, é possível verificar automaticamente as atualizações baixadas quanto à operacionalidade e erros antes de instalar as atualizações nos dispositivos gerenciados.