Uma regra de processamento de mensagem (doravante também chamada de "regra") é um conjunto de parâmetros e ações aplicados pelo aplicativo a mensagens que atendem a critérios específicos. Para que uma regra seja aplicada a uma mensagem de e-mail, os endereços do remetente e do destinatário devem ser especificados nas configurações da regra.
Por padrão, o aplicativo contém as seguintes regras predefinidas de processamento de mensagens:
Por padrão, as regras da Lista de permissão e da Lista de bloqueio estão desativadas.
Quando o KSMG processa uma mensagem de e-mail, o aplicativo aplica as regras de acordo com sua prioridade, isto é, na ordem de ocorrência na tabela de regras, de cima para baixo. Se a combinação de endereços remetente-destinatário não corresponder, o aplicativo passa para a próxima regra. Assim que o par de endereços remetente-receptor for encontrado em qualquer regra, o programa aplica as definições de processamento configuradas naquela regra para a mensagem, e a busca por uma correspondência é finalizada.
Caso múltiplas contas LDAP correspondam a um endereço de e-mail, a regra será aplicada se ao menos uma dessas contas corresponderem ao critério. Uma regra é estritamente acionada para cada par de remetente e destinatário.
Se nenhuma das regras contiver o par de endereços "remetente-destinatário", a mensagem é processada de acordo com as configurações predefinidas da regra Padrão.
Caso a mensagem tenha uma assinatura DKIM, ela poderá ser danificada se as regras de processamento modificarem o assunto ou o corpo da mensagem, removerem anexos, tratarem objetos maliciosos ou adicionarem avisos legais ao corpo da mensagem.
Para cada regra, é possível configurar os próprios critérios de processamento de mensagens de e-mail e selecionar uma ação a ser aplicada às mensagens. Caso vários módulos de aplicativo tenham sido acionados e tiverem diferentes ações de resposta configuradas, a ação mais estrita será executada (Excluir mensagem → Rejeitar → Excluir anexo → Ignorar).
Recomendamos configurar a ação Rejeitar somente se o aplicativo KSMG estiver diretamente integrado à infraestrutura de e-mail, ou seja, se ele atuar como um gateway de borda.
Caso o aplicativo esteja integrado atrás de um gateway de borda de terceiros, ou seja, se ele funcionar como um gateway interno, a aplicação da ação Rejeitar resultará na geração de notificações de falha de entrega pelo gateway de borda (DSN, notificação de status de entrega). Enviar essas notificações para endereços de e-mail inexistentes pode prejudicar a reputação do edge gateway na Internet.