As fraudes de criptomoeda são uma variedade de cibercrime que visa roubar criptomoedas como o Bitcoin. Durante o primeiro semestre de 2022, as aplicações da Kaspersky detetaram quase 200 mil tentativas de roubo de criptomoeda e informações de carteiras de criptomoeda.
Tipos de fraudes de criptomoeda
As fraudes de criptomoeda podem assumir as seguintes formas:
Websites falsos e carteiras de criptomoeda. Os autores da fraude criam um website falso que imita uma bolsa de criptomoeda conhecido ou uma carteira falsa. Pode ser difícil distinguir esse website do website verdadeiro porque o nome de domínio e o aspeto do website se muito parecidos com o original. Os utilizadores visitam o website falso e introduzem as suas informações confidenciais, revelando-as aos autores da fraude.
Phishing de criptomoeda. Os autores da fraude criam links de phishing que conduzem a websites, portais de criptomoeda ou plataformas de investimento falsos. Esses links são então enviados por e-mail às vítimas ou colocados noutros websites. Os utilizadores clicam nos links e perdem os seus dados ou fundos.
Investimentos falsos numa "nova" criptomoeda. Os autores da fraude criam uma proposta falsa para investir num novo projeto, por exemplo, uma nova criptomoeda. Os utilizadores interessados enviam fundos para a carteira de criptomoeda especificada, mas na realidade, nenhuma criptomoeda é criada e os fundos investidos nunca são devolvidos.
Oportunidades falsas de investimento em criptomoeda. Os autores da fraude anunciam oportunidades lucrativas de investimento em criptomoeda nas redes sociais, prometendo um enorme retorno sobre o valor investido. Em vez do lucro prometido, os utilizadores perdem os valores investidos.
Fraudes que envolvem a compra de hardware de mineração. Os utilizadores pagam por hardware de produção (mineração) de criptomoeda, mas nunca recebem o que lhes foi prometido.
Websites falsos de compra de criptomoeda. Os autores da fraude criam um website onde se pode comprar criptomoeda supostamente a uma excelente taxa de câmbio. O utilizador envia o dinheiro, mas não recebe nada em troca.
Esquemas de pump-and-dump que envolvam criptomoeda. Os autores da fraude lançam uma campanha publicitária massiva para criar suporte para uma determinada criptomoeda. Prometem que o preço da criptomoeda continuará a aumentar. Os investidores compram a criptomoeda anunciada. Os autores da fraude vendem então a criptomoeda rapidamente a um preço elevado, o que pode fazer com que o seu valor caia abaixo do nível inicial em poucos minutos.
Como se defender de fraudes que envolvem criptomoeda
A aplicação Kaspersky inclui ferramentas que podem ajudar a proteger contra fraudes com criptomoeda. A aplicação deteta se um website ou uma bolsa de criptomoeda é falso e notifica o utilizador.
Os links em websites são comparados com uma base de dados de endereços de phishing e bolsas de criptomoedas falsas, e que é atualizada regularmente. Se tentar seguir um link malicioso, a aplicação apresentará um aviso.
Para proteção adicional, a Kaspersky usa análise heurística e consulta os serviços em nuvem da Kaspersky Security Network (KSN) durante a verificação. A Kaspersky Security Network possui as informações mais atualizadas sobre ameaças emergentes, incluindo ameaças de fraudes de criptomoeda.