Criptojacking é uma variedade de crime cibernético que envolve o uso de dispositivos de outra pessoa (computadores, tablets, smartphones e servidores) sem o conhecimento de seus proprietários para produzir (minerar) criptomoedas clandestinamente, por exemplo, Bitcoin.
Como funciona o criptojacking
O criminoso invade o dispositivo e instala um software especial que funciona em segundo plano e não levanta suspeitas no usuário.
O código malicioso pode ser instalado das seguintes maneiras:
Quando o software de criptojacking é instalado no dispositivo, a mineração é iniciada, ou seja, a geração da criptomoeda. A mineração consome capacidade de processamento significativo, o que afeta negativamente o funcionamento do dispositivo.
O perigo do criptojacking
Mesmo que o criptojacking não prejudique diretamente o sistema operacional e os dados do usuário, ele pode representar uma ameaça significativa. Por exemplo, o criptojacking pode danificar o dispositivo ou encurtar a vida útil com o superaquecimento.
Como reconhecer o criptojacking
Os seguintes sinais podem indicar que o cryptojacking está acontecendo:
Como se defender do criptojacking
O aplicativo da Kaspersky inclui ferramentas que podem ajudar a proteger seu dispositivo contra criptojacking. Os sites que acessados são verificados quanto a códigos maliciosos incorporados. Caso uma tentativa de criptojacking seja encontrada, o aplicativo exibe uma notificação que permite excluir o código malicioso.
Os links são verificados em um banco de dados de endereços da Web de phishing e câmbios de criptomoedas falsas, que são atualizados regularmente. Se o usuário tentar clicar em um link malicioso, o aplicativo exibirá um aviso.
Ainda que o código de criptojacking chegue ao seu dispositivo, o aplicativo Kaspersky o detecta como malicioso e impede sua execução.
Para proteção adicional, a Kaspersky usa análise heurística e envia consultas aos serviços em nuvem da Kaspersky Security Network (KSN) durante a verificação. A Kaspersky Security Network tem as informações mais atualizadas sobre ameaças novas, inclusive as ameaças de criptojacking.
Início da página