Disponível apenas no Kaspersky Premium.
O desempenho dos seus dispositivos inteligentes depende da qualidade do seu sinal Wi-Fi. Redes adjacentes geralmente usam os mesmos canais de comunicação. Como resultado, a interferência e a alta carga de rede podem fazer com que sua conectividade Wi-Fi se deteriore. O Wi-Fi Analyzer pode ajudá-lo a aprender mais sobre sua rede Wi-Fi doméstica, encontrar o local ideal para o roteador em sua casa, escolher o canal de comunicação menos ocupado e melhorar sua configuração Wi-Fi.
Como proceder para a configuração do Wi-Fi Analyzer
A ação abre a janela do Analisador de Wi-Fi.
Janela do Wi-Fi Analyzer
Como verificar a força do sinal Wi-Fi
Na janela do Analisador de Wi-Fi, as redes Wi-Fi acessíveis são exibidas no gráfico como parábolas.
No eixo vertical do gráfico é possível estimar a força do sinal Wi-Fi. Quanto mais alta a parábola da sua rede doméstica, melhor é o sinal Wi-Fi.
A intensidade do sinal Wi-Fi é medida como RSSI (Indicador de intensidade do sinal recebido), ou seja, o nível de potência total do sinal recebido. A unidade de medida é dBm, decibel com referência a 1 miliwatt).
O valor da intensidade do sinal pode variar de 0 a -100 dBm. Valores de intensidade de sinal mais altos (próximos de 0) correspondem a um sinal melhor (mais potente) e valores mais baixos (próximos de -100) correspondem a um sinal pior (mais fraco).
Os seguintes valores de intensidade do sinal Wi-Fi correspondem aproximadamente à sua qualidade:
Recomendações: se o sinal do Wi-Fi estiver fraco, tente colocar o roteador em um local diferente da sua casa ou aproximar o dispositivo do roteador e, em seguida, abra a seção do Analisador de Wi-Fi novamente para estimar a força do sinal Wi-Fi.
Mais algumas sugestões sobre o posicionamento do roteador Wi-Fi:
Como mudar para um canal Wi-Fi menos ocupado
Na janela do Analisador de Wi-Fi, é possível ver em qual canal seu Wi-Fi está trabalhando e estimar a carga neste canal.
No gráfico da rede Wi-Fi, os canais são exibidos ao longo do eixo horizontal.
Recomendações: Se você perceber que o canal usado pelo seu roteador Wi-Fi está muito ocupado (muita sobreposição com outras redes Wi-Fi), é possível alterar manualmente o canal nas configurações do roteador Wi-Fi ou ativar a configuração Selecionar canal dinamicamente para permitir que o roteador Wi-Fi escolha o canal mais livre.
Se a sobreposição de outras redes não puder ser evitada (todos os canais estão em uso), escolha o canal em que as parábolas das redes adjacentes forem menores. Para a frequência de 2,4 GHz, os canais 1, 6 e 11 são ideais porque não se sobrepõem.
Para mudar de canal:
Para obter mais detalhes sobre como alterar o canal, consulte o Manual do Usuário do seu roteador.
Como melhorar a velocidade de conexão alterando o modo de operação Wi-Fi
O modo de operação do roteador Wi-Fi afeta a velocidade da conexão. Os seguintes modos estão atualmente em uso:
A maioria dos roteadores modernos opera em modo misto b/g/n ao usar a banda de 2,4 GHz, o que permite que eles ofereçam compatibilidade máxima para conectar dispositivos.
Recomendações: Se estiver usando apenas dispositivos fabricados recentemente, tente alternar entre os modos mistos b/g/n para a velocidade mais alta do modo n para roteadores que usam a banda de 2,4 GHz. Para roteadores de banda dupla de 2,4 GHz e 5 GHz, o modo misto n/ac é mais adequado.
Para alterar o modo de operação do roteador Wi-Fi:
para obter mais detalhes sobre como alterar o modo de operação do roteador Wi-Fi, consulte o Manual do Usuário do seu roteador.
Como melhorar a velocidade alterando a banda de frequência e a largura de banda do canal Wi-Fi
A maioria dos roteadores atualmente comercializados funcionam em duas bandas de frequência: 2,4 GHz e 5 GHz. Na banda de 2,4 GHz, a taxa de transferência de dados é menor, mas o sinal Wi-Fi é mais forte (os dispositivos poderão se conectar ao Wi-Fi a uma distância maior do roteador). A desvantagem da banda de 2,4 GHz é que ela está ocupada (muitos dispositivos usam essa frequência). Na faixa de 5 GHz, a taxa de transferência de dados é maior, mas o sinal Wi-Fi é mais fraco, ou seja, a distância do aparelho ao roteador deve ser menor. A banda de 5 GHz também é menos ocupada.
Para cada banda de frequência, é possível selecionar sua largura de banda. A largura de banda do canal é sua capacidade de transferir dados. Quanto mais largo o canal, maior a taxa de transferência de dados. No entanto, a largura de banda também afeta o número de canais sobrepostos. Uma largura de banda de canal de 40 MHz significa mais canais sobrepostos do que uma largura de banda de canal de 20 MHz. A escolha da largura de banda depende das condições de operação do roteador Wi-Fi.
Dica 1. Se você morar em um prédio de apartamentos, use a largura de banda de 20 MHz. Não é recomendado o uso de 40 MHz.
Dica 2. Se você morar em uma casa apenas com sua família, longe o suficiente dos vizinhos, tente escolher uma largura de banda de 40 MHz para seu roteador Wi-Fi que usa a banda de 2,4 GHz.
Dica 3. Se o seu roteador e todos os dispositivos que deseja conectar à sua rede Wi-Fi doméstica forem compatíveis com a banda de 5 GHz, tente desativar a banda de 2,4 GHz e usar apenas a frequência de 5 GHz com largura de banda de 40 MHz. No entanto, se você perceber que, ao usar a largura de banda de 40 MHz, a velocidade diminui ou seu dispositivo não consegue se conectar ao Wi-Fi, considere usar a largura de banda de 20 MHz. Para obter detalhes sobre qual banda Wi-Fi seu dispositivo ou roteador Wi-Fi pode operar, consulte o site do fabricante.
Para alterar a banda de frequência ou largura de banda do seu roteador Wi-Fi:
Para obter mais detalhes sobre como alterar a banda de frequência ou a largura de banda, consulte o Manual do Usuário do seu roteador.
Como melhorar o sinal Wi-Fi usando roaming Wi-Fi
Se você otimizou as configurações de Wi-Fi, mas sua casa ainda possuir zonas de sinal Wi-Fi fraco ou inexistente, tente criar uma rede Wi-Fi em malha. Para fazer isso, você precisará de um roteador Wi-Fi compatível com essa tecnologia. Para saber se o seu roteador Wi-Fi é compatível com a criação de redes em malha, consulte o site do fabricante.
Uma rede Wi-Fi em malha é um sistema Wi-Fi que visa eliminar zonas de sinal fraco e garantir uma cobertura Wi-Fi perfeita em um ambiente doméstico ou de escritório. Os sistemas em malha permitem taxas de transferência de dados mais altas, ampla cobertura e conexão confiável para dispositivos que se conectam à rede, fornecendo Wi-Fi em vários pontos.
Uma rede Wi-Fi em malha consiste em um roteador Wi-Fi e módulos Wi-Fi adicionais que são instalados em salas com sinal Wi-Fi fraco ou inexistente. Quando você vai de uma zona de cobertura para outra, ocorre uma transferência perfeita entre um módulo Wi-Fi para outro (roaming Wi-Fi) e seu dispositivo permanece conectado à mesma rede Wi-Fi.
Ao criar uma rede em malha, é importante ter em mente que nem todos os dispositivos são capazes de alternar módulos Wi-Fi sem problemas. Confirme esta informação no site do fabricante de cada dispositivo.
Se você não desejar usar uma rede em malha, será possível usar Amplificadores de Wi-Fi (repetidores). Eles também expandem a cobertura do sinal, mas não são compatíveis com a transferência perfeita do seu dispositivo do roteador para o repetidor.
Também recomendamos certificar-se de estar usando uma senha segura e criptografia segura para sua rede Wi-Fi.
Início da página