Restaurar dados a partir de uma cópia de segurança, utilizando o Kaspersky Restore Utility
O Kaspersky Restore Utility permite gerir dados de armazenamento da cópia de segurança num computador em que uma aplicação da Kaspersky esteja danificada ou tenha sido removida. Por predefinição, após a instalação da aplicação o utilitário está localizado na pasta do Kaspersky Restore Utility, na pasta de configuração da aplicação. Para utilizar o utilitário num computador em que a aplicação da Kaspersky não está instalada ou está danificada, copie o utilitário para uma unidade amovível.
Para iniciar o Kaspersky Restore Utility, tem de ter direitos de administrador locais.
Abra a unidade amovível para a qual copiou o utilitário.
Execute o ficheiro kasperskylab.pure.restoretool na pasta do Kaspersky Restore Utility.
É apresentada a janela principal do Restore Utility. A janela mostra o armazenamento predefinido configurado na aplicação. Pode especificar o caminho para outro armazenamento.
Para abrir um armazenamento utilizando o Restore Utility:
Inicie o Restore Utility.
O utilitário deteta automaticamente o caminho para o armazenamento da cópia de segurança, caso tenha sido criada no disco local C:.
Se o armazenamento de cópia de segurança estiver localizado noutra unidade, clique no botão Especificar armazenamento na janela principal do Restore Utility.
Na janela apresentada, clique no botão Procurar e especifique o caminho para o armazenamento de cópia de segurança.
Execute os passos seguintes na janela principal do Restore Utility:
Na lista pendente Tarefa de cópia de segurança, selecione a tarefa que deu origem à criação das cópias de segurança de que necessita.
Na lista pendente Data/hora da cópia de segurança, selecione a data e a hora em que as cópias de segurança relevantes foram criadas.
Selecione os ficheiros que pretende restaurar. Para tal, selecione as caixas de seleção junto às pastas pretendidas na lista.
Utilize o botão junto ao campo de Procurar para alternar entre uma árvore de pastas e uma lista de ficheiros.
Clique em Restaurar ficheiros selecionados.
Desta forma, irá abrir a janela Selecionar localização dos ficheiros restaurados.
Na janela apresentada, selecione a localização para guardar os ficheiros restaurados.
Pasta original. Selecione esta opção para restaurar os dados para a pasta original.
Pasta especificada. Selecione esta opção para selecionar a pasta em que os dados devem ser restaurados. Para selecionar a pasta em que os dados devem ser restaurados, clique no botão Procurar.
Na lista pendente No caso de conflitos nos nomes dos ficheiros, selecionar uma ação a ser executada pela aplicação quando a pasta de destino do ficheiro a ser restaurado já contiver um ficheiro com o mesmo nome:
perguntar — quando os nomes dos ficheiros correspondem, a aplicação solicita que escolha uma das seguintes opções: substituir ficheiro pela cópia de segurança, guardar ambos os ficheiros ou não restaurar o ficheiro.
substituir ficheiro com a cópia de segurança – a aplicação Kaspersky elimina o ficheiro existente e substitui-o pelo ficheiro restaurado da cópia de segurança.
guardar ambos os ficheiros – a aplicação Kaspersky mantém o ficheiro existente inalterado e guarda o ficheiro restaurado da cópia de segurança com um novo nome na mesma pasta.
não restaurar este ficheiro – a aplicação Kaspersky mantém o ficheiro existente inalterado e não restaura o ficheiro com o mesmo nome da cópia de segurança.
Clique em Restaurar.
Desta forma, irá abrir a janela Restaurar ficheiros. A janela mostra o progresso da recuperação de ficheiros a partir de cópias de segurança. Pode interromper o processo de recuperação utilizando o botão Parar.
As cópias de segurança necessárias dos ficheiros selecionados são restauradas.