Disponível apenas no Kaspersky Plus e Kaspersky Premium.
A segurança adicional de dados pessoais é assegurada protegendo a informação eliminada de recuperação não autorizada por piratas.
A aplicação Kaspersky contém uma ferramenta de eliminação permanente de dados que impossibilita a recuperação dos dados, utilizando ferramentas de software padrão.
A aplicação Kaspersky permite eliminar dados sem que seja possível recuperar os mesmos dos suportes de dados seguintes:
Unidades locais. A eliminação é possível se tiver os direitos necessários para gravar e eliminar dados.
Unidades amovíveis ou outros dispositivos que são reconhecidos como unidades amovíveis (como disquetes, cartões de memória, discos USB ou telemóveis). Os dados podem ser eliminados de um cartão de memória se a proteção mecânica contra gravação estiver desativada.
Pode eliminar os dados a que pode aceder na sua conta pessoal. Antes de eliminar dados, certifique-se de que estes não estão a ser utilizados por aplicações em execução.
Para eliminar dados de forma permanente:
Abra a janela principal da aplicação.
Aceda à secção Privacidade.
No bloco Destruidor de ficheiros, clique no botão Selecionar ficheiros.
Desta forma, irá abrir a janela Destruidor de ficheiros.
Clique no botão Procurar e, na janela Selecionar ficheiros para eliminar apresentada, selecione a pasta ou o ficheiro para eliminar permanentemente.
A eliminação de ficheiros e pastas de sistema pode causar o funcionamento incorreto do sistema operativo.
Na lista pendente Método de eliminação de dados, selecione o algoritmo de eliminação de dados requerido.
Para eliminar dados de dispositivos SSD e USB, é recomendado aplicar a Eliminação rápida (recomendado) ou o método GOST R 50739-95, Rússia. Outros métodos de eliminação podem danificar dispositivos SSD ou USB.
Eliminação rápida (recomendado). O processo de eliminação é constituído por dois ciclos de substituição de dados: escrita de zeros e números pseudoaleatórios. A vantagem principal deste algoritmo é o seu desempenho. A eliminação rápida previne a recuperação de dados usando ferramentas de recuperação padrão.
GOST R 50739-95, Rússia. O algoritmo executa um ciclo de substituição utilizando números pseudoaleatórios e protege os dados da recuperação por ferramentas comuns. Este algoritmo corresponde à classe de proteção 2 (de 6), segundo a classificação da comissão técnica governamental russa.
Algoritmo de Bruce Schneier. O processo é constituído por sete ciclos de substituição. O método diferencia-se do VSITR alemão quanto à sequência de substituição. Este método melhorado de eliminação de dados é considerado um dos mais fiáveis.
Norma VSITR, Alemanha. São executados sete ciclos de substituição. O algoritmo é considerado fiável mas requer um tempo de execução considerável.
Norma NAVSO P-5239-26 (MFM), EUA e Norma NAVSO P-5239-26 (RLL), EUA. São utilizados três ciclos de substituição. As normas diferem entre si quanto à sequência pela qual substituem a informação.
Norma 5250.22-M, EUA. O algoritmo executa três ciclos de substituição. Esta norma é utilizada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Clique em Eliminar.
Na janela de confirmação de eliminação apresentada, clique em Eliminar.
Os ficheiros que estão a ser usados por uma aplicação de terceiros não podem ser excluídos.