Definições de Monitorização do Sistema
Expandir tudo | Recolher tudo
Ativar / desativar
Esta opção ativa/desativa a Monitorização do Sistema.
Se o botão apresentar a cor verde, a Monitorização do Sistema recolhe e guarda dados em todos os eventos ocorridos no sistema operativo (tais como a modificação de um ficheiro, a modificação das chaves de registo, a inicialização de controladores, ou tentativas de encerramento do computador). Estes dados são usados para monitorizar atividade maliciosa e outras atividades da aplicação (incluindo ransomware) e para restaurar a condição do sistema operativo tal como estava antes de a aplicação ser instalada (de forma a reverter as consequências do malware ou outra atividade da aplicação). Em alguns casos, não é possível reverter a atividade maliciosa das aplicações, por exemplo, quando a aplicação é detetada pelo componente Prevenção contra invasões.
A Monitorização do Sistema recolhe dados de várias fontes, incluindo outros componentes do Kaspersky. A Monitorização do Sistema analisa a atividade da aplicação e fornece a informação recolhida sobre os eventos aos outros componentes do Kaspersky.
Na secção Prevenção de explorações, pode configurar as ações que a aplicação executa quando as aplicações vulneráveis executam ficheiros executáveis.
Monitorizar as tentativas de executar operações não autorizadas
Com esta caixa de seleção, pode ativar/desativar a Prevenção de Exploração de vulnerabilidades.
Se esta caixa de seleção estiver selecionada, o Kaspersky controla os ficheiros executáveis executados por aplicações vulneráveis. Se o Kaspersky detetar uma tentativa de executar um ficheiro executável a partir de uma aplicação vulnerável que não foi iniciada pelo utilizador, a aplicação executa a ação selecionada na lista pendente Ao detetar ameaça.
Ao detetar ameaça
Nesta lista pendente, pode selecionar a ação que a Monitorização do Sistema executa quando um ficheiro executável é executado a partir de uma aplicação vulnerável monitorizada.
Esta lista permite selecionar as ações seguintes:
- Perguntar ao utilizador. A Monitorização do Sistema solicita ao utilizador que indique a ação a executar. Esta opção está disponível se a caixa de verificação Executar as ações recomendadas automaticamente estiver desmarcada em Definições → Definições de segurança → Exclusões e ações sobre deteção de objetos.
- Selecionar ação automaticamente. A Monitorização do Sistema executa automaticamente a ação selecionada nas definições do Kaspersky e adiciona informações sobre a ação selecionada ao relatório. Esta opção só está disponível se a caixa de seleção Executar as ações recomendadas automaticamente estiver selecionada em Definições → Definições de segurança → Exclusões e ações sobre deteção de objetos.
- Permitir a ação. A Monitorização do Sistema permite a execução do ficheiro executável.
- Bloquear a ação. A Monitorização do Sistema bloqueia o ficheiro executável.
Ação ao detetar atividade maliciosa ou outra
Na lista pendente, pode selecionar a ação que a Monitorização do Sistema executa quando uma atividade maliciosa ou outra atividade é detetada com base nos resultados da análise da atividade da aplicação.
- Perguntar ao utilizador. A Monitorização do Sistema solicita ao utilizador que indique a ação a executar. Esta opção está disponível se a caixa de verificação Executar as ações recomendadas automaticamente estiver desmarcada em Definições → Definições de segurança → Exclusões e ações sobre deteção de objetos.
- Selecionar ação automaticamente. A Monitorização do Sistema executa automaticamente a ação recomendada pelos especialistas da Kaspersky. Esta opção só está disponível se a caixa de seleção Executar as ações recomendadas automaticamente estiver selecionada em Definições → Definições de segurança → Exclusões e ações sobre deteção de objetos.
- Eliminar a aplicação. A Monitorização do Sistema elimina a aplicação.
- Terminar a aplicação. A Monitorização do Sistema encerra todos os processos da aplicação.
- Terminar a aplicação. A Monitorização do Sistema não age sobre a aplicação.
Ação a realizar se for possível reverter a atividade maliciosa ou outra
Nesta lista pendente, pode selecionar a ação realizada pela Monitorização do Sistema quando é possível reverter a atividade maliciosa ou outra atividade da aplicação.
- Perguntar ao utilizador. Se a Monitorização do Sistema, Antivírus de Ficheiros ou os resultados de uma tarefa de verificação confirmar que é necessário reverter ações, a Monitorização do Sistema solicita ao utilizador que indique a ação a executar. Esta opção está disponível se a caixa de verificação Executar as ações recomendadas automaticamente estiver desmarcada em Definições → Definições de segurança → Exclusões e ações sobre deteção de objetos.
- Selecionar ação automaticamente. Se a Monitorização do Sistema analisar a atividade de uma aplicação e a considerar maliciosa, a atividade da aplicação é revertida e o utilizador é notificado desta ação. Esta opção só está disponível se a caixa de seleção Executar as ações recomendadas automaticamente estiver selecionada em Definições → Definições de segurança → Exclusões e ações sobre deteção de objetos.
- Reverter. A Monitorização do Sistema reverte a atividade maliciosa ou outra da aplicação.
- Não reverter. A Monitorização do Sistema guarda a informação sobre a atividade de software malicioso ou outra atividade mas não reverte as ações da aplicação.
Na secção Proteção contra softwares de bloqueio de ecrã, pode configurar as ações que são executadas se detetar qualquer atividade de software de bloqueio de ecrã. O software de bloqueio de ecrã é constituído por programas maliciosos que limitam a utilização de um computador, bloqueando o ecrã e o teclado ou bloqueando o acesso à barra de ferramentas e atalhos. Os programas de bloqueio de ecrã podem tentar obter resgates pela recuperação do acesso ao sistema operativo. Ao utilizar funções como a Proteção contra softwares de bloqueio de ecrã, pode fechar qualquer software de bloqueio de ecrã premindo uma combinação de teclas especificada.
Detetar e fechar softwares de bloqueio de ecrã
Esta caixa de seleção ativa/desativa a proteção contra bloqueio de ecrã.
Se esta caixa de seleção estiver selecionada, quando a atividade de um software de bloqueio de ecrã é detetada, pode parar o mesmo premindo a combinação de teclas especificada na lista pendente sob a caixa de seleção.
Utilize a combinação de teclas seguintes para fechar um software de bloqueio de ecrã manualmente
Na lista pendente, pode selecionar uma tecla ou uma combinação de teclas que, quando premidas, ativam a proteção contra software de bloqueio de ecrã para detetar e eliminar um software de bloqueio de ecrã.
A seguinte combinação de teclas é utilizada por defeito: CTRL+ALT+SHIFT+F4.
Topo da página