É possível bloquear a execução de aplicativos em dispositivos Android, caso esses aplicativos não atendam aos requisitos de segurança corporativos. A inicialização do aplicativo é restrita por meio do Controle de aplicativos. Você também pode usar o Controle de Aplicativos para incitar o usuário a instalar aplicativos necessários e recomendados no dispositivo ou remover aplicativos proibidos. O Controle de Aplicativos é baseado em listas de regras.
Para utilizar o Controle de Aplicativos em dispositivos móveis que executam Android 5.0 ou posterior, o Kaspersky Endpoint Security for Android deve ser definido como o serviço de Acessibilidade. O Kaspersky Endpoint Security for Android solicita ao usuário definir o aplicativo como um serviço de acessibilidade pelo assistente de início rápido. O usuário pode ignorar esta etapa ou desativar o serviço pelas configurações do dispositivo posteriormente. Nesse caso, o Controle de Aplicativos não está em execução.
Para configurar o Controle de Aplicativos em dispositivos Android:
A seção Perfis de segurança contém uma lista de perfis de segurança configurados no Kaspersky Next.
A janela de propriedades do perfil de segurança exibe as configurações disponíveis para todos os dispositivos.
A página de configurações de Controle de Aplicativos é aberta.
Depois que o perfil de segurança for aplicado, o Kaspersky Next gera um relatório sobre os aplicativos que foram instalados no dispositivo. Você pode exibir este relatório no Console de Gerenciamento, nas propriedades do dispositivo móvel. Você receberá este relatório sempre que um aplicativo for instalado ou removido do dispositivo.
A janela de seleção do modo Controle de aplicativos é aberta, fornecendo também as configurações avançadas.
Depois que o perfil de segurança é aplicado, o Kaspersky Next gera um relatório sobre aplicativos proibidos que foram instalados no dispositivo. Você pode exibir este relatório no Console de Gerenciamento, nas propriedades do dispositivo móvel.
Os especialistas da Kaspersky recomendam contra o bloqueio de aplicações do sistema porque isto pode levar a falhas na operação do dispositivo.
Os Assistente de Criação de Regra de Controle de Aplicativos é iniciado.
A regra que você criou será adicionada à lista de regras do Controle de Aplicativos.
Depois que o perfil de segurança é aplicado, o Controle de Aplicativos será configurado em dispositivos Android. Dependendo das configurações de Controle de Aplicativos, o usuário do dispositivo será incitado a remover aplicativos proibidos ou instalar aplicativos necessários e recomendados. Você pode impor restrições na atividade do usuário em um dispositivo no qual os aplicativos bloqueados estão instalados ou os aplicativos necessários não estão instalados (por exemplo, bloquear o dispositivo). É possível impor restrições usando o componente Controle de conformidade. Para isso, nas configurações da regra de verificação, é necessário selecionar o critério Aplicativos proibidos estão instalados, Aplicativos de categorias proibidas estão instalados ou Nem todos os aplicativos necessários estão instalados.
Topo da página