Proteção Contra Ameaças ao Arquivo

para Windows, macOS e Linux

O componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo permite evitar infecção do sistema de arquivos do computador. Por padrão, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo está localizado de forma permanente na RAM do computador e verifica todos os arquivos abertos, salvos ou executados em tempo real. O componente verifica os arquivos em todas as unidades do computador, inclusive unidades conectadas. O componente fornece proteção ao computador com a ajuda de bancos de dados de antivírus, o serviço na nuvem Kaspersky Security Network e análise heurística.

O componente verifica os arquivos acessados pelo usuário ou aplicativo. Se um arquivo malicioso for detectado, o Kaspersky Endpoint Security bloqueará a operação do arquivo. O aplicativo desinfeta ou exclui o arquivo malicioso, dependendo das configurações do componente Proteção contra ameaças ao arquivo.

Durante a tentativa de acesso a um arquivo cujos conteúdos estão armazenados na nuvem do OneDrive, o Kaspersky Endpoint Security baixa e verifica os conteúdos do arquivo.

Configurações da Proteção Contra Ameaças ao Arquivo para o Pro View

Parâmetro

SO

Descrição

Exclusões de verificação

Windows

macOS

Linux

Uma exclusão de verificação é um conjunto de condições que devem ser atendidas para que o Kaspersky Endpoint Security não verifique um determinado objeto em busca de vírus e outras ameaças. As exclusões de verificação tornam possível usar em segurança software legítimo que pode ser explorado por criminosos para danificar o computador ou os dados do usuário. Embora não tenham nenhuma atividade maliciosa, esses aplicativos podem ser explorados por invasores. Para obter detalhes sobre o software legítimo que pode ser usado por intrusos para danificar seu computador ou dados pessoais de um usuário, visite o site da Kaspersky IT Encyclopedia.

O Kaspersky Endpoint Security oferece suporte a variáveis de ambiente e aos caracteres * e ? ao inserir uma máscara.

Nível de segurança

Windows

macOS

Linux

Para Proteção contra Ameaças ao Arquivo, o Kaspersky Endpoint Security pode aplicar diferentes grupos de configurações. Estes grupos de configurações armazenados no aplicativo são denominados níveis de segurança:

  • Proteção máxima. Quando esse nível de segurança de arquivo é selecionado, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo impõe o controle mais estrito sobre a atividade do arquivo. O componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifica todos os tipos de arquivo nos discos rígidos e unidades removíveis do computador. Ele também verifica arquivos compactados, pacotes de instalação, arquivos no formato de correio e objetos OLE incorporados.
  • Recomendado. Esse nível de segurança de arquivo é recomendado pelos especialistas da Kaspersky Lab. O componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifica os arquivos por formato, não por extensão. O componente verifica arquivos em todas as unidades de disco rígido e removíveis do computador, além de arquivos em formato de correio e objetos OLE incorporados. O componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo não verifica pacotes de instalação nem arquivos compactados.
  • Desempenho máximo. As configurações desse nível de segurança de arquivo garantem a velocidade máxima de verificação. O componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifica os arquivos por extensão, não por formato. O componente verifica arquivos em todas as unidades de disco rígido e removíveis do computador. O Componente de proteção de Ameaça de Arquivo não verifica arquivos compostos.

Tipos de arquivos

Windows

macOS

Linux

O valor desse parâmetro depende do nível de segurança selecionado.

Todos os arquivos. Se esta configuração for ativada, o Kaspersky Endpoint Security verificará todos os arquivos sem exceção (todos os formatos e extensões).

Arquivos verificados por extensão. Se esta configuração for ativada, o aplicativo verificará apenas arquivos infetáveis. Antes de verificar um arquivo quanto a código malicioso, o cabeçalho interno do arquivo é analisado para determinar o formato do arquivo (por exemplo, .txt, .doc ou .exe). A verificação também procura arquivos com extensões específicas.

Arquivos verificados por formato. Se esta configuração for ativada, o aplicativo verificará apenas arquivos infetáveis. O formato do arquivo é determinado com base na extensão do arquivo.

Escopo de proteção

Windows

macOS

Linux

Contém objetos que são verificados pelo componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo. Todos os discos rígidos e unidades removíveis passam por verificação. Não é possível alterar o escopo da proteção.

Verificação de arquivos compostos

Windows

macOS

Linux

O valor desse parâmetro depende do nível de segurança selecionado.

Um método comum para ocultar vírus e outro tipo de malware é incorporá-los em arquivos compostos, como arquivos compactados e bancos de dados. Para detectar vírus e outro tipo de malware que estão ocultos dessa forma, é necessário descompactar os arquivos compostos, o que pode reduzir a velocidade da verificação.

  • Arquivos compactados. Verificar ZIP, GZIP, BZIP, RAR, TAR, ARJ, CAB, LHA, JAR, ICE e outros arquivos compactados. O aplicativo verifica os arquivos por extensão e formato. Ao verificar os arquivos, o aplicativo executa uma descompactação recursiva. Isso permite detectar ameaças em arquivos multinível (arquivo dentro de arquivo).
  • Pacotes de distribuição. Verificação de pacotes de distribuição de aplicativos de terceiros.
  • Objetos OLE incorporados. Verificação de arquivos em busca de objetos incorporados (por exemplo, tabelas de Excel, macros, anexos em mensagens de e-mail).
  • Arquivos no formato de correio. Verificação de arquivos de mensagens de e-mail em formato de texto simples.

Verificação de unidades de rede

Windows

Linux

Verificação de unidades de rede pelo Kaspersky Endpoint Security. A verificação pode colocar uma carga significativa na CPU. É mais prático executar a verificação indireta em servidores de arquivos.

Verificação em segundo plano

Windows

Verificação em segundo plano é um modo de verificação do Kaspersky Endpoint Security que não exibe notificações ao usuário. A verificação em segundo plano utiliza menos recursos do computador do que outros tipos de verificações (como uma verificação completa). Neste modo, o Kaspersky Endpoint Security verifica os objetos de inicialização, o setor de inicialização, a memória do sistema e a partição do sistema.

Início da página