Controle de aplicativos em dispositivos Android

O componente de controle de aplicativos permite gerenciar aplicativos em dispositivos Android para manter esses dispositivos seguros.

O Kaspersky Endpoint Security for Android deve ser definido como um recurso de acessibilidade para assegurar o funcionamento apropriado do Controle de aplicativos. O Kaspersky Endpoint Security for Android solicita que o usuário defina o aplicativo como um recurso de Acessibilidade pelo Assistente de Configuração Inicial. O usuário pode ignorar esta etapa ou desativar este serviço nas configurações de dispositivo em um momento posterior. Se esse for o caso, o Controle de aplicativos não será executado.

No modo device owner, o usuário tem o controle estendido sobre o dispositivo. O controle de aplicativos opera sem notificar o usuário do dispositivo:

Para especificar as configurações de inicialização do aplicativo no dispositivo móvel:

  1. Na árvore do console, na pasta Dispositivos gerenciados, selecione o grupo de administração ao qual os dispositivos Android pertencem.
  2. Na área de trabalho do grupo, selecione a guia Políticas.
  3. Clique duas vezes em qualquer coluna para abrir a janela de propriedades da política.
  4. Na janela Propriedades da política, selecione a seção Controle de aplicativos.
  5. Na seção Modo de operação, selecione o modo de inicialização do aplicativo no dispositivo móvel do usuário:
    • Para permitir que o usuário inicie todos os aplicativos, exceto os aplicativos especificados na lista de categorias e aplicativos como aplicativos bloqueados, selecione o modo Aplicativos bloqueados. O aplicativo ocultará os ícones dos aplicativos bloqueados.
    • Para permitir que o usuário somente inicie aplicativos especificados na Lista de categorias e aplicativos, como aplicativos permitidos, recomendados ou requeridos, selecione o modo Aplicativos permitidos. O aplicativo ocultará todos os ícones dos aplicativos, exceto os especificados na lista de aplicativos permitidos, recomendados, necessários ou do sistema.
  6. Se você quiser que o Kaspersky Endpoint Security for Android envie dados sobre aplicativos proibidos ao registro de eventos sem bloqueá-los, selecione a caixa de seleção Não bloquear aplicativos proibidos, somente escreva no registro de eventos.

    Durante a sincronização do dispositivo móvel do usuário com o Servidor de Administração, o Kaspersky Endpoint Security for Android gera uma entrada para Um aplicativo proibido foi instalado no registro de eventos. Você pode exibir o Registro de eventos na guia Eventos nas propriedades do Servidor de Administração ou nas propriedades locais do aplicativo.

  7. Caso o dispositivo esteja no modo device owner, marque a caixa de seleção Excluir os aplicativos bloqueados automaticamente (somente no modo device owner) para remover os aplicativos proibidos do dispositivo em segundo plano sem notificar o usuário.
  8. Se você desejar que o Kaspersky Endpoint Security for Android bloqueie a inicialização de aplicativos do sistema no dispositivo móvel do usuário (tal como Calendário, Câmera e Configurações), no modo Aplicativos permitidos, selecione a caixa de seleção Bloquear aplicativos do sistema.

    Os especialistas da Kaspersky recomendam não bloquear os aplicativos do sistema porque isso pode levar a falhas na operação do dispositivo.

  9. Crie uma lista de categorias e aplicativos para configurar a inicialização de aplicativos.

    Para obter detalhes sobre as categorias de aplicativos, consulte os Apêndices.

    Para obter uma lista dos aplicativos que pertencem a cada categoria, visite o site da Kaspersky.

  10. Clique no botão Aplicar para salvar as alterações efetuadas.

As configurações do dispositivo móvel são definidas depois da próxima sincronização do dispositivo com o Kaspersky Security Center.

Topo da página