O Antivírus de E-mail verifica mensagens de e-mail recebidas e enviadas para detectar vírus e outras ameaças. É iniciado juntamente com o Kaspersky Endpoint Security, permanece sempre na RAM do computador e verifica todas as mensagens que são enviadas ou recebidas via protocolos POP3, SMTP, IMAP, MAPI e NNTP. Se nenhuma ameaça for detectada na mensagem, ela ficará disponível para o usuário e/ou será processada.
Ao detectar uma ameaça em uma mensagem de e-mail, o Antivírus de E-mail executa as seguintes operações:
Em seguida, o aplicativo bloqueia a mensagem de e-mail, exibe uma notificação sobre o objeto detectado (se isto for especificado nas configurações de notificação) e executa a ação especificada nas configurações do Antivírus de E-mail.
Este componente interage com os clientes de e-mail instalados no computador. Uma extensão integrada está disponível para o cliente de correio do Microsoft Office Outlook® e permite efetuar o controle detalhado das configurações da verificação de mensagem. A extensão do Antivírus de E-mail é incorporada no cliente de e-mail do Microsoft Office Outlook durante a instalação do Kaspersky Endpoint Security.
A operação do Antivírus de E-mail está representada pelo ícone do aplicativo na área de notificação da barra de tarefas. Quando o Antivírus de E-mail está verificando uma mensagem de e-mail, o ícone do aplicativo é alterado para
.