Esta seção descreve como gerenciar grupos de aplicativos instalados nos dispositivos.
Criação de categorias de aplicativos
O Kaspersky Security Center permite criar categorias de aplicativos instalados nos dispositivos.
As categorias de aplicativo podem ser criadas de uma das seguintes formas:
Quando a categoria de aplicativos estiver criada, o administrador poderá definir regras para a categoria de aplicativos. As regras definem o comportamento de aplicativos incluídos na categoria especificada. Por exemplo, você pode bloquear ou permitir a inicialização de aplicativos incluídos na categoria.
Gerenciar a execução de aplicativos em dispositivos
O Kaspersky Security Center permite gerenciar a inicialização de aplicativos nos dispositivos no modo lista de permissão. Para obter os detalhes consulte a Ajuda on-line do Kaspersky Endpoint Security for Windows. No modo de Lista de permissão, nos dispositivos cliente selecionados, você só pode inicializar aplicativos incluídos nas categorias especificadas. O administrador pode ver os resultados das análises estatísticas aplicadas às regras de execução de aplicativos nos dispositivos de cada usuário.
Inventário de software instalado nos dispositivos
O Kaspersky Security Center permite executar o inventário de software nos dispositivos executando o Windows. O Agente de Rede recupera as informações sobre todos os aplicativos instalados nos dispositivos. As informações recuperadas durante o inventário são exibidas no espaço de trabalho da pasta Registro de aplicativos. O administrador pode ver as informações detalhadas sobre qualquer aplicativo, incluindo sua versão e fabricante.
O número de arquivos executáveis recebidos de um único dispositivo não pode exceder 150.000. Tendo alcançado este limite, o Kaspersky Security Center não pode receber nenhum novo arquivo.
Gerenciamento do grupo de aplicativos licenciados
O Kaspersky Security Center permite a você criar grupos de aplicativos licenciados. Um grupo de aplicativos licenciados inclui aplicativos que atendem os critérios definidos pelo administrador. O administrador poderá especificar os seguintes critérios para os grupos de aplicativos licenciados:
Os aplicativos que cumprem um ou vários critérios são automaticamente incluídos num grupo. Para criar um grupo de aplicativos licenciados, você deve configurar ao menos um critério para inclusão de aplicativos nesse grupo.
Cada grupo de aplicativos licenciados tem sua própria chave de licença. A chave de licença de um grupo de aplicativos licenciados define o número máximo permitido de instalações para aplicativos incluídos nesse grupo. Se o número de instalações tiver excedido o limite definido pela chave de licença, é registrado um evento informativo no Servidor de Administração. O administrador pode especificar uma data de expiração para a chave de licença. Quando chegar essa data, um evento informativo será registrado no Servidor de Administração.
Visualização de informações sobre arquivos executados
O Kaspersky Security Center recupera todas as informações sobre os arquivos executáveis que foram executados nos dispositivos desde a instalação do sistema operacional nos mesmos. As informações sobre os arquivos executáveis são exibidas na janela principal do aplicativo, no espaço de trabalho da pasta Arquivos executáveis.