Se você precisar instalar o Agente de Rede em um dispositivo que executa o sistema operacional Linux com glibc 2.5, baixe um pacote de instalação que inclua uma das seguintes informações na descrição do pacote no site da Kaspersky:
Para sistemas operacionais de 32 bits (CentOS 5.2, CentOS 5.4, CentOS 6.4, CentOS 6.6): Old DEB Based i386 ou Old RPM Based i386
Para sistemas operacionais de 64 bits (Astra Linux Special Edition RUSB.10015-01 (atualização operacional 1.4), CentOS 5.2, CentOS 5.4, CentOS 6.4, CentOS 6.6): Old DEB Based x64 ou Old RPM Based x64
Certifique-se de que o software a seguir está instalado no dispositivo Linux de destino:
Sudo (para Ubuntu 10.04, a versão do Sudo é 1.7.2p1 ou posterior)
Intérprete de linguagem Perl versão 5.10 ou posterior
Testar a configuração do dispositivo:
Verifique se você pode conectar-se ao dispositivo através de um cliente SSH (como PuTTY).
Se não for possível se conectar ao dispositivo, abra o arquivo /etc/ssh/sshd_config e assegure-se de que as seguintes configurações têm os respectivos valores listados abaixo:
PasswordAuthentication no
ChallengeResponseAuthentication yes
Não modifique o arquivo /etc/ssh/sshd_config caso possa se conectar ao dispositivo sem problemas. Caso contrário, poderá haver falha de autenticação SSH ao executar uma tarefa de instalação remota.
Salve o arquivo (se necessário) e reinicie o serviço SSH usando o comando sudo service ssh restart.
Desative a senha sudo para a conta do usuário sob a qual o dispositivo deve ser conectado.
Use o comando visudo no sudo para abrir o arquivo de configuração sudoers.
No arquivo aberto, adicione a seguinte linha ao final do arquivo: <nome de usuário> ALL = (ALL) NOPASSWD: ALL. Neste caso, o <username> é a conta de usuário que deve ser usada para a conexão de dispositivo usando o SSH. Caso esteja usando o sistema operacional Astra Linux, no arquivo /etc/sudoers, adicione a última linha com o seguinte texto: %astra-admin ALL=(ALL:ALL) NOPASSWD: ALL
Salve o arquivo sudoers e, a seguir, feche-o.
Conecte-se novamente ao dispositivo pelo SSH, verifique e confirme se o serviço Sudo não solicita a inserção de uma senha. Será possível fazer isso com o uso do comando sudo whoami.
Caso queira instalar o Agente de Rede em dispositivos que executam o sistema operacional com o sistema de inicialização systemd, abra o arquivo /etc/systemd/logind.conf e execute uma das seguintes ações:
Especifique no como valor para a configuração de KillUserProcesses: KillUserProcesses=no.
Para a configuração de KillExcludeUsers, digite o nome de usuário da conta sob a qual a instalação remota será executada, por exemplo KillExcludeUsers=root.
Caso o dispositivo de destino esteja executando o Astra Linux, adicione a string export export PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin no arquivo /home/<nome de usuário>/.bashrc, onde <nome de usuário> é a conta de usuário que deve ser usada para a conexão do dispositivo com o uso do SSH.
Caso o dispositivo de destino esteja executando o OSnova, faça o seguinte:
Abra o arquivo /usr/lib/systemd/logind.conf/10-enable-kill-user-processes.conf e, em seguida, comente a linha #KillUserProcess=yes.
Abra o arquivo /usr/lib/NESS/pam-user-session e, em seguida, comente a linha #loginctl terminate-session "$XDG_SESSION_ID".
Para aplicar a configuração alterada, reinicie o dispositivo Linux ou execute o comando a seguir:
$ sudo systemctl restart systemd-logind.service
Caso queira instalar o agente de rede em dispositivos com o sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server 15, instale o pacote insserv-compat primeiro para configurar o agente de rede.
Caso queira instalar o Agente de Rede em dispositivos que executam o Ubuntu Server ou o Ubuntu Desktop versão 10.04, execute as etapas adicionais para preparar esses dispositivos.
Se você deseja instalar o Agente de Rede em dispositivos que usam o sistema operacional RED OS 7.3.4 ou posterior ou MSVSPHERE 9.2 ou posterior, instale o pacote libxcrypt-compat para a função correta do Agente de Rede.