O Controle para Pais permite o monitoramento das ações executadas pelos usuários no computador local e online. O Controle para Pais oferece a opção de restringir o acesso a aplicativos e recursos da Internet, além de exibir relatórios das atividades dos usuários.
Atualmente, um número cada vez maior de crianças e adolescentes têm acesso a computadores e recursos da Web. O uso de computadores e da Internet representa um conjunto de desafios e ameaças para as crianças:
Perda de tempo e/ou dinheiro ao visitar salas de bate-papo, recursos de jogos, lojas virtuais e leilões
Acesso a sites destinados ao público adulto, como aqueles que exibem pornografia, extremismos, armas de fogo, abuso de drogas e violência explícita
Download de arquivos infectados com malware
Danos para a saúde provocados por uso excessivo do computador
Contatos com pessoas desconhecidas que podem fingir ser colegas para obter informações de usuários menores, como nomes reais, endereços físicos, horários do dia em que não há pessoas em casa
O Controle para Pais permite reduzir os riscos do uso do computador e da Internet. Para fazer isso, estão disponíveis as seguintes funções:
Limitar o tempo de uso do computador e da Internet
Criar listas de jogos permitidos e bloqueados, bem como restringir temporariamente o uso de aplicativos permitidos
Criar listas de sites permitidos e bloqueados e bloquear de forma seletiva categorias de sites com conteúdo inadequado
Ativar o modo de pesquisa segura em mecanismos de pesquisa (os links para sites com conteúdo suspeito não são exibidos nos resultados da pesquisa)
Restringir downloads de arquivos da Internet
Criar listas de contatos permitidos ou bloqueados para comunicação através de redes sociais
Visualizar o texto de mensagens em redes sociais
Bloquear o envio de determinados dados pessoais
Procurar determinadas palavras-chave em logs de mensagens
Você pode configurar as funcionalidades do Controle para Pais para cada conta em um computador individualmente. Você pode também exibir relatórios do Controle para Pais sobre as atividades de usuários monitorados.