O Kaspersky Total Security utiliza o Gestor de aplicações do Sistema para controlar as seguintes alterações do sistema operativo:
Alteração do endereço de página inicial no navegador
Alteração de motor de pesquisa no navegador
Instalação de plug-ins, extensões e barras de ferramentas no browser
Alteração do navegador predefinido
Alterações das definições do servidor proxy
A lista especificada das alterações monitorizadas é mínima e é garantida pela Kaspersky Lab. O âmbito das alterações monitorizadas pode ser expandido após uma atualização das bases de dados e dos módulos da aplicação.
Se qualquer aplicação tentar alterar o navegador predefinido de um dos protocolos (http, ftp, https) e se permitir que esta alteração seja realizada na janela de notificação, o Kaspersky Total Security permite, posteriormente, de forma automática que esta aplicação altere o navegador predefinido para os outros dois protocolos sem apresentar quaisquer notificações.
O Kaspersky Total Security não monitoriza as alterações do sistema operativo e não apresenta a notificação quando as alterações do sistema operativo são realizadas pelas aplicações seguintes:
Navegador
Ferramenta padrão para editar definições do navegador
Uma ferramenta de sistema operativo padrão para alterar as definições controladas, como explorer.exe
Uma aplicação incompatível com o Kaspersky Total Security, caso o controlo ou a reversão das alterações efetuadas por esta aplicação possa fazer com que funcione incorretamente
Assistente de instalação da nova versão do Kaspersky Total Security
Uma aplicação que executa as mesmas funções que o Gestor de aplicações (por exemplo, Yandex Browser Manager)
Aplicações ao estilo da nova interface de utilizador do Windows