Por padrão, o Kaspersky Endpoint Security reúne todos os aplicativos instalados no computador do usuário pelo nome do fornecedor do aplicativo cujo arquivo ou atividade de rede é monitorado. Os grupos de aplicativos são, por sua vez, categorizados em grupos confiáveis. Todos os aplicativos e grupos de aplicativos herdam as propriedades do seu grupo pai: regras de controle de aplicativos, regras de rede para aplicativos e prioridade de execução.
Assim como o componente Prevenção de Intrusão do Host, o componente Firewall aplica por padrão as regras de rede a um grupo de aplicativos ao filtrar a atividade de rede de todos os aplicativos no grupo. As regras de rede de grupo de aplicativos definem os direitos de aplicativos dentro do grupo para acessar diferentes conexões de rede.
Por padrão, o Firewall cria um conjunto de regras de rede para cada grupo de aplicativos detectado pelo Kaspersky Endpoint Security no computador. É possível alterar a ação do Firewall aplicada às regras de rede de grupo de aplicativos criadas por padrão. Não é possível editar, remover, desativar ou alterar a prioridade das regras de rede de grupo de aplicativos criadas por padrão.
Você também pode criar uma regra de rede para um aplicativo individual. Tal regra terá uma prioridade mais alta do que a regra de rede do grupo ao qual o aplicativo pertence.
É possível efetuar as seguintes ações enquanto gerencia as regras de rede dos aplicativos:
Você pode criar uma nova regra de rede pela qual o Firewall deve regular a atividade da rede do aplicativo ou aplicativos que pertencem ao grupo selecionado de aplicativos.
Todas as regras de rede são adicionadas à lista de regras de rede dos aplicativos com status Ativado. Quando uma regra de rede é ativada, o Firewall aplica essa regra.
Você pode desativar uma regra de rede que foi criada manualmente. Quando uma regra de rede está desativada, o Firewall não aplica esta regra temporariamente.
Após a criação de uma nova regra de rede, é sempre possível retornar às configurações e modificá-las conforme necessário.
Na lista de regras de rede, é possível editar a ação aplicada pelo Firewall à regra de rede mediante a detecção de atividade de rede nesse aplicativo ou grupo de aplicativos.
É possível aumentar ou abaixar a prioridade de uma regra de rede personalizada.
É possível excluir uma regra de rede personalizada para impedir que o Firewall aplique essa regra de rede ao aplicativo selecionado ou ao grupo de aplicativos, mediante detecção de atividade de rede, e para impedir que essa regra seja exibida na lista de regras de rede de aplicativos.