Encriptar ficheiros nas unidades locais do computador
O Kaspersky Endpoint Security não encripta ficheiros cujo conteúdo se encontra localizado no armazenamento na nuvem OneDrive e bloqueia os ficheiros encriptados para não serem copiados para o armazenamento na nuvem OneDrive se estes ficheiros não forem adicionados à regra de desencriptação.
Para encriptar ficheiros em unidades locais:
Abra a Consola de Administração do Kaspersky Security Center.
Na pasta Dispositivo geridos da árvore na Consola de Administração, abra a pasta com o nome do grupo de administração ao qual os computadores cliente em questão pertencem.
Na área de trabalho, selecione o separador Políticas.
Selecione a política necessária e clique duas vezes para abrir as propriedades da política.
Na janela de política, selecione Encriptação de Dados → Encriptação ao nível dos ficheiros .
Na parte direita da janela, selecione o separador Encriptação.
Na lista pendente Modo de encriptação, selecione o item Regras predefinidas.
No separador Encriptação, clique no botão Adicionar e selecione um dos seguintes itens na lista pendente:
Selecione o item Pastas predefinidas para adicionar ficheiros de pastas de perfis de utilizador locais sugeridos por peritos da Kaspersky para uma regra de encriptação.
Documentos. Ficheiros na pasta Documentos padrão do sistema operativo e as respetivas subpastas.
Favoritos. Ficheiros na pasta Favoritos padrão do sistema operativo e respetivas subpastas.
Ambiente de Trabalho. Ficheiros na pasta Ambiente de trabalho padrão do sistema operativo e respetivas subpastas.
Ficheiros temporários. Ficheiros temporários relacionados com o funcionamento das aplicações instaladas no computador. Por exemplo, as aplicações do Microsoft Office criam ficheiros temporários que contêm cópias de segurança dos documentos.
Ficheiros do Outlook. Ficheiros relacionados com o funcionamento do cliente de e-mail do Outlook: ficheiros de dados (PST), ficheiros de dados offline (OST), ficheiros do livro de endereços offline (OAB) e ficheiros do livro de endereços pessoal (PAB).
Selecione o item Pasta predefinida para adicionar um caminho de pasta introduzido manualmente para uma regra de encriptação.
Ao adicionar um caminho de pasta, cumpra as seguintes regras:
Use uma variável de ambiente (por exemplo, %FOLDER%\UserFolder\). Pode usar uma variável de ambiente apenas uma vez e só no início do caminho.
Não use caminhos relativos. Pode usar o conjunto \..\ (por exemplo, C:\Users\..\UserFolder\). O conjunto \..\ indica a transição para a pasta principal.
Não use os carateres * e ?.
Não use caminhos UNC.
Use ; ou , como um caráter separador.
Selecione o item Ficheiros por extensão para adicionar extensões de ficheiro individuais a uma regra de encriptação. O Kaspersky Endpoint Security encripta ficheiros com as extensões especificadas em todas as unidades locais do computador.
Selecione o item Ficheiros por grupos de extensões para adicionar grupos de extensões de ficheiro a uma regra de encriptação (por exemplo, Documentos do Microsoft Office). O Kaspersky Endpoint Security encripta ficheiros que têm as extensões de ficheiro listadas nos grupos de extensões em todas as unidades locais do computador.
Guarde as suas alterações.
Assim que a política é aplicada, o Kaspersky Endpoint Security encripta ficheiros que estão incluídos na lista de encriptação e que não estão incluídos na regra de desencriptação.
Se o mesmo ficheiro tiver sido adicionado à regra de encriptação e à regra de desencriptação, o Kaspersky Endpoint Security não encripta este ficheiro se este não estiver encriptado, e desencripta o ficheiro, caso este esteja encriptado.
O Kaspersky Endpoint Security encripta ficheiros não encriptados se as suas propriedades (caminho do ficheiro ou extensão do arquivo) cumprirem os critérios das regras de encriptação depois de serem alterados.
O Kaspersky Endpoint Security adia a encriptação de ficheiros abertos até que estes sejam fechados. Quando o utilizador cria um novo ficheiro cujas propriedades cumprem os critérios das regras de encriptação, o Kaspersky Endpoint Security encripta o ficheiro logo que este é aberto.
Se mover um ficheiro encriptado para outra pasta na unidade local, o ficheiro permanece encriptado, independentemente deste ficheiro estar ou não incluído na regra de encriptação.