Configurações do Antivírus da Web

Configurações

Descrição

Nível de segurança

 

O Kaspersky Total Security usa vários conjuntos de configurações para executar o Antivírus da Web. Os conjuntos de configurações armazenados no aplicativo são denominados níveis de segurança:

  • Alto. O nível de segurança do tráfego da Web que o Antivírus da Web usa para verificar detalhadamente o tráfego da Web recebido pelo computador pelos protocolos HTTP e FTP. O Antivírus da Web executa uma verificação detalhada de todos os objetos de tráfego da Web usando o conjunto completo de bancos de dados de aplicativos e também realiza a análise heurística mais profunda.
  • Recomendado. Nível de segurança do tráfego da Web que permite o equilíbrio ideal entre o desempenho do Kaspersky Total Security e a segurança do tráfego da Web. O Antivírus da Web executa a análise heurística de nível Médio. Esse nível de segurança do tráfego da Web é recomendado pelos especialistas da Kaspersky.
  • Baixo. Nível de segurança de tráfego da Web cujas configurações garantem a velocidade máxima de verificação de tráfego da Web. O Antivírus da Web executa a análise heurística com o nível de profundidade Superficial.

Ação ao detectar ameaça

  • Perguntar ao usuário. O Antivírus da Web informa sobre a detecção de um objeto infectado ou provavelmente infectado e pergunta qual a ação deve ser executada no objeto.

    Esta opção está disponível se a caixa de seleção Executar as ações recomendadas automaticamente estiver desmarcada em Configurações → Geral.

  • Selecionar ação automaticamente O Antivírus da Web seleciona uma ação automaticamente de acordo com suas configurações atuais. Se um recurso da Web estiver listado como uma exclusão ou não contiver nenhum objeto infectado ou provavelmente infectado, o Antivírus da Web permitirá que você o acesse. Se uma verificação executada pelo Antivírus da Web detectar um objeto infectado ou provavelmente infectado no recurso da Web, o acesso ao recurso da Web será bloqueado.

    O recurso estará disponível se a caixa de seleção Executar as Ações Recomendadas Automaticamente estiver marcada em Configurações → Geral.

  • Bloquear download. Ao selecionar essa opção, se um objeto infectado for descoberto no tráfego da Web, o Antivírus da Web bloqueará o acesso a esse objeto e exibirá uma mensagem no navegador.
  • Notificar. Se essa opção estiver selecionada e um objeto infectado for detectado no tráfego da Web, o Kaspersky Total Security permitirá que esse objeto seja baixado no computador, mas adicionará informações sobre o objeto infectado à lista de objetos detectados.

Verificar URL no banco de dados de URL maliciosos

 

A verificação de links para determinar se eles estão incluídos no banco de dados de endereços da Web maliciosos permite o rastreamento de sites que foram incluídos na lista de bloqueio. O banco de dados de links maliciosos é gerado por especialistas da Kaspersky. Ele faz parte do kit de distribuição de software e é atualizado junto com o banco de dados do Kaspersky Total Security.

Verificar URL no banco de dados de URLs que contém adware

Um exemplo seria softwares que redirecionam a sua busca na internet para um site de propaganda. Dessa forma, você é levado para um site de propaganda em vez do recurso da Web que é mais relevante para a sua busca.

Verificar URL no banco de dados de URLs que contém aplicativos legítimos que podem ser usados por criminosos para danificar o computador ou dados pessoais

Um exemplo dessa categoria seria uma ferramenta de administração remota que é legalmente usada para a solução de problemas por administradores de sistema. Um criminoso pode instalar uma dessas ferramentas no computador sem o seu conhecimento para obter acesso a ele e usá-lo para propósitos criminosos.

 

Usar Análise Heurística

A técnica para detectar ameaças que não podem ser identificadas usando a versão atual dos bancos de dados do aplicativo Kaspersky. Ela permite que você encontre arquivos que possam conter malware desconhecido ou uma nova modificação de um programa de malware conhecido.

Quando o tráfego da Web for verificado quanto a vírus e outros aplicativos que apresentam uma ameaça, o analisador heurístico executará instruções nos arquivos executáveis. O número de instruções executadas pelo analisador heurístico depende do nível especificado para o analisador heurístico. O nível de análise heurística define o equilíbrio entre a profundidade das pesquisas de novas ameaças, a carga sobre os recursos do sistema operacional e o tempo necessário para a análise heurística.

Verificar se a URL existe no banco de dados de URLs de phishing

 

O conteúdo do banco de dados de links de phishing inclui os endereços da Web de sites conhecidos atualmente como usados para ataques de phishing. A Kaspersky complementa esse banco de dados de links de phishing com endereços obtidos da organização internacional Anti-Phishing Working Group. O banco de dados de links de phishing faz parte do kit de distribuição de software e é atualizado junto com o banco de dados do Kaspersky Total Security.

Antiphishing

Usar Análise Heurística

A técnica para detectar ameaças que não podem ser identificadas usando a versão atual dos bancos de dados do aplicativo Kaspersky. Isso permite a detecção de phishing, mesmo que o URL não esteja no banco de dados de endereços de phishing da Web.

Verificar URLs

O componente Consultor de URLs verifica links em páginas da web abertas no Microsoft Edge baseado em Chromium, no Google Chrome ou no Mozilla Firefox. O Kaspersky Total Security exibe um dos seguintes ícones junto ao link verificado:

Página da web segura – se a página da Web vinculada for segura de acordo com a Kaspersky

Página da web segura – se não existirem informações sobre o status de segurança da página da Web vinculada

wtb_orange.png – se uma página da Web aberta a partir de um link puder ser usada por criminosos para prejudicar o seu computador ou dados, de acordo com a Kaspersky

Página da web segura – se a página da Web vinculada for perigosa de acordo com a Kaspersky

Para visualizar uma janela suspensa com mais detalhes sobre o link, aponte o ponteiro do mouse para o ícone correspondente.

Em todos os sites exceto os sites especificados

Gerenciar exclusões

Quando essa opção for selecionada, o Kaspersky Total Security verificará os links em todos os sites, exceto aqueles indicados na janela Exclusões.

A janela Exclusões será aberta ao clicar no link Gerenciar exclusões.

Somente em sites especificados

Configurar sites verificados

Quando essa opção for selecionada, o Kaspersky Total Security verificará os links apenas nos sites indicados na janela Sites verificados.

A janela Sites verificados será aberta ao clicar no link Configurar sites verificados.

Configurar o Consultor de URLs

  • Todos os URLs. O Kaspersky Total Security verifica os links em todos os tipos de páginas da Web.
  • Apenas os URLs dos resultados da pesquisa. O Kaspersky Total Security verifica os links nas páginas da Web que contêm os resultados de pesquisa recebidos dos mecanismos de pesquisa.

Categorias de sites

Se a caixa de seleção Exibir informações sobre as categorias de conteúdo de sites estiver marcada, o Kaspersky Total Security adicionará aos comentários do link para indicar se o site pertence a uma das categorias indicadas (por exemplo, Violência ou Conteúdo adulto).

É possível desmarcar as caixas de seleção ao lado das categorias que não exigem avisos.

Não verificar tráfego da Web de URLs confiáveis

Se a caixa de seleção estiver marcada, o Antivírus da Web não verificará o conteúdo de sites/páginas da Web cujos endereços estiverem incluídos na lista de endereços da Web confiáveis. Você pode adicionar páginas/endereços de sites específicos, bem como máscaras de endereços de páginas/sites à lista de endereços da Web confiáveis. A lista de endereços confiáveis da Web está disponível na janela URLs confiáveis, que pode ser aberta clicando no link URLs confiáveis.

Estas configurações podem ser usadas nas seguintes tarefas

Verificar um site quanto à sua segurança

Início da página