O componente estará disponível se o Kaspersky Endpoint Security estiver instalado em um computador que rode o Windows para servidores. O componente estará indisponível se o Kaspersky Endpoint Security estiver instalado em um computador que rode o Windows para estações de trabalho.
Agora, o Kaspersky Endpoint Security 12.6 for Windows inclui o componente do monitor de integridade do sistema em vez do componente do monitor de integridade de arquivos. O componente monitor de integridade do sistema inclui todas as funcionalidades do monitor de integridade de arquivos. Além disso, ele permite monitorar as alterações do registro e a conexão de dispositivos externos.
O componente monitor de integridade do sistema monitora as alterações no sistema operacional que podem indicar violações de segurança do computador. Quando essas alterações são detectadas, o Kaspersky Endpoint Security gera os eventos correspondentes e alerta o administrador. O monitor de integridade do sistema pode operar no modo em tempo real e também pode executar verificações de integridade do sistema sob demanda.
Monitor de integridade do sistema em tempo real
No modo em tempo real, o monitor de integridade do sistema rastreia as alterações nos objetos incluídos no escopo do componente (o escopo de monitoramento). O monitor de integridade do sistema também permite bloquear o acesso não autorizado a esses objetos em tempo real.
Verificação de integridade do sistema sob demanda
A verificação de integridade do sistema sob demanda é uma tarefa que pode ser manualmente executada ou por agendamento. Para executar a tarefa Verificação de integridade do sistema, é necessário configurar o escopo do componente (o escopo de monitoramento) e criar uma linha de base. A linha de base é um estado registrado de objetos no sistema que o aplicativo usa como referência ao comparar com o estado atual.
Migração das configurações do Monitor de integridade de arquivos
Ao atualizar o Kaspersky Endpoint Security para a versão 12.6, as configurações do monitor de integridade de arquivos são migradas automaticamente. Como parte da migração, o aplicativo move as regras de monitoramento para o monitor de integridade do sistema. As regras do monitor de integridade de arquivos são migradas para o monitor de integridade do sistema quando a migração do KSWS para o KES for feita.
Para garantir a operação correta do monitor de integridade do sistema, o aplicativo Kaspersky Endpoint Security e o plug-in de gerenciamento devem ser atualizados para a versão 12.6. Caso tenha uma versão anterior do plug-in de gerenciamento instalado, não será possível configurar o monitor de integridade do sistema porque o plug-in de gerenciamento não tem a seção Monitor de integridade do sistema.