Sobre o acesso do aplicativo à webcam e ao microfone
Os invasores podem tentar espioná-lo usando sua webcam ou obtendo acesso ao seu microfone. O aplicativo da Kaspersky protege sua webcam e microfone contra acesso não autorizado se o componente Controle da webcam e microfone estiver ativado. Nas configurações do componente, você pode bloquear o acesso de todos os aplicativos à webcam e ao microfone ou solicitar ser notificado sempre que um aplicativo tentar obter acesso à sua webcam ou microfone.
Se o componente estiver ativado, mas o acesso à sua webcam e microfone não estiver totalmente bloqueado, o acesso será concedido ou negado com base no grupo confiável do qual o aplicativo relevante faz parte. O acesso será bloqueado para aplicativos nos grupos de alta restrição ou não confiável.
Na janela de configurações da Prevenção de Intrusões, é possível permitir o acesso à webcam ou ao microfone para aplicativos incluídos nos grupos de alta restrição ou não confiável. Se um aplicativo do grupo de baixa restrição estiver tentando obter acesso à webcam ou ao microfone, o aplicativo da Kaspersky bloqueará o acesso e o notificará, caso tenha definido notificações nas configurações de componente.
Na lista suspensa da notificação, é possível bloquear o acesso do aplicativo à webcam ou ao microfone ou ir para configurações de acesso. A notificação não será exibida se alguns aplicativos já estiverem sendo executados no modo de tela inteira no computador.
Na lista suspensa da notificação, você pode escolher Ocultar notificações ou definir a exibição de notificações na seção Configurações.
Como a Kaspersky gerencia a webcam
Por padrão, o aplicativo da Kaspersky permitirá acesso à webcam a aplicativos que solicitarem sua permissão quando a GUI do aplicativo ainda estiver sendo carregada, descarregada ou não estiver respondendo, e o usuário não conseguir autorizar o acesso manualmente.
A funcionalidade de proteção do acesso à webcam tem as seguintes funções e limitações:
- O aplicativo da Kaspersky controla imagens de vídeo e fotografias obtidas a partir dos dados da webcam.
- O aplicativo da Kaspersky controla o sinal de áudio caso ele faça parte de um fluxo de vídeo da webcam.
- O aplicativo da Kaspersky controla somente as câmeras da Web conectadas através de USB ou IEEE1394 que são exibidas no Windows Device Manager como dispositivos de captura de imagem.
Clique neste link para visualizar a lista de câmeras da Web suportadas.
Para ativar a proteção contra acesso não autorizado à webcam, o componente do Prevenção de Intrusões deve ser ativado.
A Proteção da webcam tem limitações se o aplicativo foi instalado no Microsoft Windows 10 Anniversary Update (RedStone 1).
Como a Kaspersky gerencia o microfone
A proteção do microfone tem as seguintes características especiais:
- O componente Prevenção de Intrusões deve estar ativado para que essa funcionalidade possa ser usada.
- Depois que as configurações de acesso do aplicativo a dispositivos de gravação de som foram alteradas (por exemplo, o aplicativo foi proibido de receber a transmissão de áudio na janela de configurações da Prevenção de Intrusões), esse aplicativo deve ser reiniciado para impedi-lo de receber a transmissão de áudio.
- O aplicativo da Kaspersky protege o acesso somente a microfones incorporados e microfones externos. Outros dispositivos de transmissão de fluxo de áudio não são suportados.
- O aplicativo da Kaspersky permite que um aplicativo receba um fluxo de áudio e não exibe nenhuma notificação caso o aplicativo tenha começado a receber o fluxo de áudio antes de o aplicativo da Kaspersky ter sido iniciado, ou se o aplicativo foi colocado no grupo não confiável ou de alta restrição depois que o aplicativo começou a receber o fluxo de áudio.
- Em alguns casos, o aplicativo da Kaspersky detecta que algum aplicativo está acessando um microfone, embora nenhum microfone esteja realmente conectado ao dispositivo.
O aplicativo da Kaspersky não garante a proteção do fluxo de áudio de dispositivos como câmeras DSLR, câmeras de vídeo e câmeras de ação.
Início da página