A instalar o Light Agent
A instalação da aplicação no modo Light Agent é a mesma que no modo Padrão. Antes de instalar o Light Agent numa máquina virtual, tem de se certificar de que o Kaspersky Security Center Network Agent está instalado. O Agente de Rede facilita a interação entre o Servidor de Administração e uma máquina virtual.
O Light Agent pode ser instalado no computador de uma das seguintes formas:
- Remotamente, utilizando o Kaspersky Security Center.
- Localmente, utilizando o Assistente de Instalação.
- Localmente a partir da linha de comandos.
Para instalar o Light Agent, deve selecionar a configuração apropriada em definições do pacote de instalação ou no Assistente de Instalação.
Ao instalar o Light Agent, recomendamos que selecione exclusões predefinidas e aplicações fiáveis para o ambiente virtual relevante. As exclusões de verificação predefinidas e as aplicações fiáveis ajudam-no a configurar rapidamente a aplicação e a evitar problemas de compatibilidade com o ambiente virtual. Também pode configurar exclusões de verificação predefinidas e aplicações fiáveis após a instalação, na política.
Ao instalar o Light Agent em máquinas virtuais persistentes, pode ter de alterar o algoritmo de geração Sensor ID. O Sensor ID é usado na solução Kaspersky Anti Targeted Attack Platform para identificar computadores que enviam telemetria para o servidor. Para criar um Sensor ID único, defina EnableUniqueSensorID=1
ao instalar a aplicação na linha de comandos.
Como instalar o Light Agent utilizando o Assistente de Instalação
- Copie a pasta do kit de distribuição para a máquina virtual.
- Execute o ficheiro setup_kes.exe.
O Assistente de configuração é iniciado.
Configuração do Kaspersky Endpoint Security

Escolher a configuração da aplicação
Selecione a configuração Light Agent para proteger ambientes virtuais. Esta configuração destina-se à aplicação que é usada como parte da solução Kaspersky Security for Virtualization Light Agent. O Light Agent tem de ser instalado em cada máquina virtual que precisa de ser protegida usando a solução. Nesta configuração, não pode utilizar componentes de Encriptação de Dados ou Controlo de Anomalias Adaptativo. Se estiver a instalar o Light Agent num modelo de máquina virtual que será usado para criar máquinas virtuais não persistentes, selecione a caixa de verificação Proteger a infraestrutura VDI (VDI significa Virtual Desktop Infrastructure). O modo de proteção VDI ajuda a otimizar o desempenho do Kaspersky Endpoint Security em máquinas virtuais não persistentes. Neste modo, o Light Agent recusa atualizações de aplicações que exigem o reinício da máquina virtual. Ao receber atualizações de aplicações que exigem um reinício, o Light Agent gera um evento sobre a necessidade de atualizar o modelo das máquinas virtuais protegidas.
Componentes do Kaspersky Endpoint Security
Selecione os componentes que pretende instalar (veja a figura abaixo). Pode alterar os componentes da aplicação disponíveis após instalar a aplicação. Para o fazer, deve executar o Assistente de Instalação novamente e selecionar a alteração dos componentes disponíveis.
Definições avançadas

Definições avançadas de instalação da aplicação
Proteger o processo de instalação da aplicação. A proteção de instalação inclui a proteção contra a substituição do pacote de distribuição com aplicações maliciosas, bloqueando o acesso à pasta de instalação do Kaspersky Endpoint Security, e bloqueando o acesso à secção do registo do sistema contendo as chaves da aplicação. Contudo, se não for possível instalar a aplicação (por exemplo, ao executar uma instalação remota com a ajuda do Windows Remote Desktop), recomendamos que desative a proteção do processo de instalação.
Garanta a compatibilidade com Citrix PVS. Pode ativar o suporte dos Citrix Provisioning Services para instalar o Kaspersky Endpoint Security numa máquina virtual.
Adicione o caminho para o ficheiro avp.com à variável de sistema %PATH%. Pode adicionar o caminho de instalação à variável %PATH% para utilização conveniente da interface da linha de comando.
Como instalar o Light Agent utilizando a linha de comandos
- Execute o interpretador de linha de comando (cmd.exe) como administrador.
- Vá para a pasta onde o pacote de distribuição do Kaspersky Endpoint Security está localizado.
- Execute o seguinte comando:
setup_kes.exe /pEULA=1 /pPRIVACYPOLICY=1 /pKSN=1 /pLIGHTAGENTMODE=1 [/pVDI=1] [/s]
ou
msiexec /i <distribution kit name> EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 KSN=1 LIGHTAGENTMODE=1 [VDI=1] [/qn]
A opção VDI
ativa o modo de proteção VDI (Virtual Desktop Infrastructure). O modo de proteção VDI ajuda a otimizar o desempenho do Kaspersky Endpoint Security em máquinas virtuais não persistentes. Neste modo, o Light Agent recusa atualizações de aplicações que exigem o reinício da máquina virtual. Ao receber atualizações de aplicações que exigem um reinício, o Light Agent gera um evento sobre a necessidade de atualizar o modelo das máquinas virtuais protegidas. Por predefinição, o modo de proteção VDI está ativado.
Como resultado, o Light Agent é instalado na máquina virtual com o conjunto padrão de componentes. Pode editar o conjunto de componentes e especificar definições avançadas com o ficheiro setup.ini. Também pode especificar as definições de instalação na linha de comandos.
Como instalar o Light Agent utilizando a Consola de Administração (MMC)
- Abra a Consola de Administração do Kaspersky Security Center.
- Na árvore da consola, selecione a pasta Remote installation → Advanced → Installation packages.
Isto abre uma lista de pacotes de instalação que foram transferidos para o Kaspersky Security Center.
- Abra as propriedades do pacote de instalação do Kaspersky Endpoint Security for Windows.
Se necessário, crie um novo pacote de instalação.
- Aceda à secção Settings.
- Selecione a configuração Light Agent para proteger ambientes virtuais. Esta configuração destina-se à aplicação que é usada como parte da solução Kaspersky Security for Virtualization Light Agent. O Light Agent tem de ser instalado em cada máquina virtual que precisa de ser protegida usando a solução. Nesta configuração, não pode utilizar componentes de Encriptação de Dados ou Controlo de Anomalias Adaptativo. Se estiver a instalar o Light Agent num modelo de máquina virtual que será usado para criar máquinas virtuais não persistentes, selecione a caixa de verificação Proteger a infraestrutura VDI (VDI significa Virtual Desktop Infrastructure). O modo de proteção VDI ajuda a otimizar o desempenho do Kaspersky Endpoint Security em máquinas virtuais não persistentes. Neste modo, o Light Agent recusa atualizações de aplicações que exigem o reinício da máquina virtual. Ao receber atualizações de aplicações que exigem um reinício, o Light Agent gera um evento sobre a necessidade de atualizar o modelo das máquinas virtuais protegidas.
- Selecione os componentes que pretende instalar.
Pode alterar os componentes da aplicação disponíveis após instalar a aplicação.
- Configurar a zona fiável. Selecione exclusões de verificação predefinidas e aplicações fiáveis para o ambiente virtual no qual está a instalar a aplicação.
As exclusões de verificação predefinidas e as aplicações fiáveis ajudam-no a configurar rapidamente a aplicação e a evitar problemas de compatibilidade com o ambiente virtual.
- Guarde as suas alterações.
- Criar uma tarefa de instalação remota. Nas propriedades da tarefa, selecione o pacote de instalação que criou.
Como instalar o Light Agent utilizando a Consola Web
- Na janela principal da Consola Web, selecione Discovery & deployment → Deployment & assignment → Installation packages.
Isto abre uma lista de pacotes de instalação que foram transferidos para o Kaspersky Security Center.

Lista de pacotes de instalação
- Abra as propriedades do pacote de instalação do Kaspersky Endpoint Security for Windows.
Se necessário, crie um novo pacote de instalação.
- Selecione o separador Settings.
- Aceda à secção Protection components.

Componentes incluídos no pacote de instalação
- Selecione a configuração Light Agent to protect virtual environments. Esta configuração destina-se à aplicação que é usada como parte da solução Kaspersky Security for Virtualization Light Agent. O Light Agent tem de ser instalado em cada máquina virtual que precisa de ser protegida usando a solução. Nesta configuração, não pode utilizar componentes de Encriptação de Dados ou Controlo de Anomalias Adaptativo. Se estiver a instalar o Light Agent num modelo de máquina virtual que será usado para criar máquinas virtuais não persistentes, selecione a caixa de verificação Protect VDI infrastructure (VDI significa Virtual Desktop Infrastructure). O modo de proteção VDI ajuda a otimizar o desempenho do Kaspersky Endpoint Security em máquinas virtuais não persistentes. Neste modo, o Light Agent recusa atualizações de aplicações que exigem o reinício da máquina virtual. Ao receber atualizações de aplicações que exigem um reinício, o Light Agent gera um evento sobre a necessidade de atualizar o modelo das máquinas virtuais protegidas.
- Selecione os componentes que pretende instalar.
Pode alterar os componentes da aplicação disponíveis após instalar a aplicação.
- Configurar a zona fiável. Selecione exclusões de verificação predefinidas e aplicações fiáveis para o ambiente virtual no qual está a instalar a aplicação.
As exclusões de verificação predefinidas e as aplicações fiáveis ajudam-no a configurar rapidamente a aplicação e a evitar problemas de compatibilidade com o ambiente virtual.
- Guarde as suas alterações.
- Criar uma tarefa de instalação remota. Nas propriedades da tarefa, selecione o pacote de instalação que criou.
Como resultado, o Light Agent é instalado na máquina virtual. Pode usar a interface da aplicação e será apresentado um ícone da aplicação na área de notificação
. Agora precisa de configurar a ligação do Light Agent à SVM.

Janela principal do Light Agent
Topo da página