Configurações de política do Agente de Rede
Expandir tudo | Recolher tudo
Para configurar uma política do Agente de Rede:
- No menu principal, vá para DISPOSITIVOS → POLÍTICAS E PERFIS.
- Clique no nome da política do Agente de Rede.
A janela de propriedades da política do Agente de Rede se abre.
Geral
Nesta guia, você pode modificar o status da política e especificar a herança das configurações da política:
- No bloco Status da política, você pode selecionar um dos modos de política:
- Ativo
Se esta opção estiver selecionada, a política é habilitada.
Por padrão, esta opção está selecionada.
- Inativo
Se esta opção estiver selecionada, a política é habilitada, mas continua armazenada na pasta Políticas. Se necessário, a política pode ser habilitada.
- No grupo de configurações Herança de configurações, você pode configurar a herança de política:
- Herdar configurações da política principal
Se esta opção estiver ativada, os valores das configurações de política são herdados da política de grupo de nível superior e, portanto são bloqueados.
Por padrão, esta opção está ativada.
- Forçar herança de configurações nas políticas secundárias
Se esta opção estiver ativada, após a aplicação das alterações da política, as seguintes ações serão realizadas:
- Os valores das configurações da política serão propagados às políticas de subgrupos de administração, ou seja, às políticas secundárias.
- No bloco Herança de configurações da seção Geral na janela Propriedades de cada política secundária, a opção Herdar configurações da política principal será automaticamente ativada.
Se a opção estiver ativada, as configurações das políticas secundárias são bloqueadas.
Por padrão, esta opção está desativada.
Configuração de eventos
Nessa guia, é possível configurar o registro e a notificação de eventos. Os eventos são distribuídos conforme o nível de importância nas seguintes seções na guia Configuração de eventos:
- Falha funcional
- Advertência
- Informações
Em cada seção, a lista de tipos de eventos exibe os tipos de eventos e o prazo padrão de armazenamento de eventos no Servidor de Administração (em dias). Após clicar no tipo de evento, é possível especificar as configurações do registro de eventos e as notificações sobre eventos selecionados na lista. Por padrão, as configurações de notificação comuns especificadas para todo o Servidor de Administração são usadas para todos os tipos de evento. Contudo, você pode alterar configurações específicas dos tipos de evento necessários.
Por exemplo, na seção Advertência, é possível configurar o tipo de evento Ocorreu um incidente. Os eventos podem acontecer, por exemplo, quando o espaço livre em disco de um ponto de distribuição for inferior a 2 GB (pelo menos 4 GB são necessários para instalar aplicativos e baixar atualizações remotamente). Para configurar o evento Ocorreu um incidente, clique nele e especifique onde armazenar os eventos ocorridos e como notificá-los.
Caso o agente de rede tenha detectado um incidente, é possível gerenciá-lo usando as configurações de um dispositivo gerenciado.
Configurações do aplicativo
Configurações
Na seção Configurações, você pode configurar a política do Agente de Rede:
- Distribuir os arquivos somente através dos pontos de distribuição
Se essa opção for ativada, os Agentes de Rede em dispositivos gerenciados recuperam atualizações apenas de pontos de distribuição.
Se esta opção estiver desativada, os Agentes de Rede em dispositivos gerenciados recuperam atualizações de pontos de distribuição ou do Servidor de Administração.
Observe que os aplicativos de segurança em dispositivos gerenciados recuperam atualizações da fonte definida na tarefa de atualização para cada aplicativo de segurança. Se você ativar a opção Distribuir os arquivos somente através dos pontos de distribuição, certifique-se de que o Kaspersky Security Center está definido como uma fonte de atualização nas tarefas de atualização.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Ativar NAP
Essa opção está obsoleta. Não recomendamos seu uso.
Se a caixa de seleção estiver selecionada, o Kaspersky Security Center SHV (SHV) é usado para verificar o status de integridade do dispositivo cliente. Esta caixa de seleção está disponível se o Kaspersky Security Center SHV estiver instalado no dispositivo.
Por padrão, esta caixa de seleção está desmarcada.
- Tamanho máximo da fila de eventos, em MB
Neste campo, você pode especificar o espaço máximo na unidade que uma fila de eventos pode ocupar.
O valor predefinido é 2 megabytes (MB).
- O aplicativo tem permissão para recuperar os dados estendidos da política no dispositivo
O Agente de Rede instalado em um dispositivo gerenciado transfere informações sobre a política do aplicativo de segurança aplicada ao aplicativo de segurança (por exemplo, Kaspersky Endpoint Security for Windows). Você pode visualizar as informações transferidas na interface do aplicativo de segurança.
O Agente de Rede transfere as seguintes informações:
- Proteger serviço do Agente de Rede contra remoção ou interrupção não autorizada e impedir alterações nas configurações
Depois que o Agente de Rede estiver instalado em um dispositivo gerenciado, o componente não poderá ser removido ou reconfigurado sem privilégios os necessários. O serviço Agente de Rede não pode ser interrompido.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Usar senha de desinstalação
Se esta opção estiver marcada, clicando no botão Modificar, você pode especificar a senha para a desinstalação remota do Agente de Rede.
Por padrão, esta opção está desativada.
Repositórios
Na seção Repositórios, você pode selecionar os tipos de objetos cujos detalhes serão enviados do Agente de Rede para o Servidor de Administração. Se a modificação de algumas configurações nesta seção estiver bloqueada pela política do Agente de Rede, você não pode modificá-las.
- Detalhes dos aplicativos instalados
- Incluir informações sobre patches
As informações sobre os patches para os aplicativos instalados nos dispositivos cliente são enviadas ao Servidor de Administração. A ativação desta opção pode aumentar a carga no Servidor de Administração e DBMS, assim como causar volume aumentado do banco de dados.
Por padrão, esta opção está ativada. Ela está disponível apenas para Windows.
- Detalhes das atualizações do Windows Update
Se esta opção estiver marcada, as informações sobre as atualizações do Microsoft Windows Update que devem ser instaladas nos dispositivos clientes serão enviadas ao Servidor de Administração.
Algumas vezes, mesmo se a opção estiver desativada, as atualizações são exibidas nas propriedades do dispositivo na seção Atualizações disponíveis. Pode acontecer se, por exemplo, os dispositivos da organização tiveram vulnerabilidades que poderiam ser corrigidas por estas atualizações.
Por padrão, esta opção está ativada. Ela está disponível apenas para Windows.
- Detalhes das vulnerabilidades de software e das atualizações correspondentes
Se essa opção estiver ativada, as informações sobre vulnerabilidades no software de terceiros (incluindo software da Microsoft), detectadas em dispositivos gerenciados e sobre atualizações de software para corrigir vulnerabilidades de terceiros (não incluindo o software da Microsoft) são enviadas ao Servidor de Administração.
Selecionando esta opção (Detalhes das vulnerabilidades de software e das atualizações correspondentes) aumenta a carga da rede, a carga do disco do Servidor de Administração e o consumo de recurso pelo Agente de Rede.
Por padrão, esta opção está ativada. Ela está disponível apenas para Windows.
Para gerenciar atualizações de software da Microsoft, use a opção Detalhes das atualizações do Windows Update.
- Detalhes do registro de hardware
Atualizações e vulnerabilidades de software
Na seção Atualizações e vulnerabilidades de software, você pode configurar a pesquisa e a distribuição de atualizações do Windows, assim como ativar a verificação de arquivos executáveis quanto a vulnerabilidades. As configurações na seção Atualizações e vulnerabilidades de software estão disponíveis somente em dispositivos que executam o Windows:
- Usar Servidor de Administração como servidor WSUS
Se esta opção estiver ativada, as atualizações do Windows não serão baixadas no Servidor de Administração. O Servidor de Administração fornece atualizações baixadas para os serviços Windows Update em dispositivos cliente no modo centralizado através de Agentes de Rede.
Se esta opção estiver ativada, o Servidor de Administração não é usado para baixar as atualizações do Windows. Neste caso, os dispositivos cliente recebem por si só as atualizações do Windows.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Você pode limitar as atualizações Windows que os usuários podem instalar em seus dispositivos manualmente usando o Windows Update.
Em dispositivos que executam o Windows 10, se o Windows Update já tiver encontrado atualizações para o dispositivo, a nova opção selecionada em Permitir aos usuários gerenciar a instalação de atualizações do Windows Update será aplicada apenas depois que as atualizações encontradas forem instaladas.
Selecione um item na lista suspensa:
- Permitir que os usuários instalem todas as atualizações do Windows Update
Os usuários podem instalar todas as atualizações do Microsoft Windows Update que são aplicáveis aos seus dispositivos.
Selecione esta opção se você não quiser interferir na instalação das atualizações.
Quando o usuário instala atualizações do Microsoft Windows Update manualmente, as atualizações podem ser baixadas de servidores da Microsoft e não do Servidor de Administração. Isso é possível se o Servidor de Administração ainda não tiver baixado as atualizações. Baixar atualizações dos servidores da Microsoft resulta em tráfego extra.
- Permitir que os usuários instalem apenas atualizações do Windows Update aprovadas
Os usuários podem instalar todas as atualizações do Microsoft Windows Update que são aplicáveis aos seus dispositivos e que você aprovou.
Por exemplo, pode ser necessário verificar primeiro a instalação das atualizações em um ambiente de teste, assegurar-se de que elas não interferem na operação dos dispositivos e, só então, permitir a instalação dessas atualizações aprovadas nos dispositivos cliente.
Quando o usuário instala atualizações do Microsoft Windows Update manualmente, as atualizações podem ser baixadas de servidores da Microsoft e não do Servidor de Administração. Isso é possível se o Servidor de Administração ainda não tiver baixado as atualizações. Baixar atualizações dos servidores da Microsoft resulta em tráfego extra.
- Não permitir que os usuários instalem atualizações do Windows Update
Os usuários não podem instalar atualizações do Microsoft Windows Update em seus dispositivos manualmente. Todas das atualizações aplicáveis são instaladas conforme configuradas por você.
Selecione esta opção se você deseja gerenciar a instalação das atualizações centralmente.
Por exemplo, pode ser necessário otimizar o agendamento da atualização para que a rede não fique sobrecarregada. Você pode agendar atualizações fora do horário para que não interfiram na produtividade dos usuários.
- No grupo de configurações Modo de pesquisa do Windows Update, você pode selecionar um modo de pesquisa de atualizações:
- Ativo
Se essa opção estiver selecionada, o Servidor de Administração com suporte do Agente de Rede inicia uma solicitação ao Windows Update Agent no dispositivo cliente por uma fonte de atualização: Servidores do Windows Update ou WSUS. A seguir, o Agente de Rede passa as informações recebidas do Windows Update Agent para o Servidor de Administração.
A opção entra em vigor somente se Conectar com o servidor de atualizações para atualizar dados A opção da tarefa Encontrar as vulnerabilidades e as atualizações necessárias está selecionada.
Por padrão, esta opção está selecionada.
- Passivo
Se você selecionar esta opção, o Agente de Rede passa informações ao Servidor de Administração periodicamente sobre atualizações obtidas na última sincronização do Windows Update Agent com a fonte de atualização. Se não for efetuada uma sincronização do Windows Update Agent com uma fonte de atualização, as informações sobre as atualizações no Servidor de Administração se tornam desatualizadas.
Selecione esta opção se desejar obter atualizações do cache de memória da fonte de atualização.
- Desativado
Se esta opção for selecionada, o Servidor de Administração não solicita qualquer informação sobre atualizações.
Selecione esta opção se, por exemplo, quiser testar as atualizações no seu dispositivo local primeiro.
- Verificar a vulnerabilidade dos arquivos executáveis ao executá-los
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, as vulnerabilidades serão verificadas quando os arquivos executáveis forem executados.
Por padrão, esta opção está ativada.
Gerenciamento de reinício
Na seção Gerenciamento de reinício, você pode especificar a ação a ser executada se o sistema operacional de um dispositivo gerenciado tiver de ser reiniciado para possibilitar o uso usar, instalação ou desinstalação correta de um aplicativo. As configurações na seção Gerenciamento de reinício estão disponíveis somente em dispositivos que executam o Windows:
- Não reiniciar o sistema operacional
Os dispositivos cliente não são reiniciados automaticamente após a operação. Para concluir a operação, você deve reiniciar um dispositivo (por exemplo, manualmente ou por meio de uma tarefa de gerenciamento de dispositivo). As informações sobre o reinício necessário são salvas nos resultados da tarefa e no status do dispositivo. Esta opção é adequada para tarefas em servidores e em outros dispositivos onde a operação contínua é crítica.
- Reiniciar o sistema operacional automaticamente se necessário
Os dispositivos cliente sempre serão reiniciados automaticamente se um reinício for necessário para a conclusão da operação. Esta opção é útil para tarefas em dispositivos que fornecem pausas regulares na sua operação (desligamento ou reinício).
- Perguntar ao usuário o que fazer
O lembrete de reinício é exibido na tela do dispositivo cliente, solicitando ao usuário que o reinicie manualmente. Algumas configurações avançadas podem ser definidas para esta opção: texto da mensagem para o usuário, a frequência de exibição da mensagem e o intervalo de tempo após o qual um reinício será forçado (sem a confirmação do usuário). Esta opção é a mais conveniente para estações de trabalho onde os usuários devem ser capazes de selecionar o momento mais adequado para uma reinicialização.
Por padrão, esta opção está selecionada.
- Repetir aviso a cada (min.)
Se esta opção estiver ativada, o aplicativo envia uma solicitação para o usuário reiniciar o sistema operacional com a frequência especificada.
Por padrão, esta opção está ativada. O intervalo predefinido é de 5 minutos. Os valores disponíveis estão entre 1 e 1.440 minutos.
Se esta opção estiver desativada, a solicitação será exibida somente uma vez.
- Forçar reinicialização após (min.)
Depois de enviar a solicitação ao usuário, o aplicativo força o reinício do sistema operacional após o término do intervalo de tempo especificado.
Por padrão, esta opção está ativada. O atraso predefinido é de 30 minutos. Os valores disponíveis estão entre 1 e 1.440 minutos.
- Forçar fechamento de aplicativos em sessões bloqueadas
A execução de aplicativos pode impedir a reinicialização do dispositivo cliente. Por exemplo, se um documento estiver sendo editado em um aplicativo de processamento de texto e não for salvo, o aplicativo não permitirá que o dispositivo seja reiniciado.
Se essa opção estiver ativada, os aplicativos no dispositivo bloqueado serão forçados a fechar antes de o dispositivo ser reiniciado. Como resultado, os usuários podem perder as alterações não salvas.
Se esta opção estiver desativada, o dispositivo bloqueado não será reiniciado. O status da tarefa no dispositivo diz que é necessário reiniciar o dispositivo. Os usuários têm de fechar manualmente todos os aplicativos em execução nos dispositivos bloqueados e reiniciar esses dispositivos.
Por padrão, esta opção está desativada.
Compartilhamento da Área de Trabalho do Windows
Na seção Compartilhamento da Área de Trabalho do Windows, você poderá ativar e configurar a auditoria das ações do administrador executadas em um dispositivo remoto quando o acesso à área de trabalho for compartilhado. As configurações na seção Compartilhamento da Área de Trabalho do Windows estão disponíveis somente em dispositivos que executam o Windows:
- Ativar auditoria
Se a opção estiver marcada, a auditoria das ações do administrador no dispositivo remoto será ativada. Os registros de ações do administrador no dispositivo remoto são registrados:
- No log de eventos no dispositivo remoto
- Em um arquivo com a extensão syslog localizado na pasta de instalação do Agente de Rede no dispositivo remoto
- No banco de dados de eventos do Kaspersky Security Center
A auditoria das ações do administrador está disponível quando as seguintes condições são observadas:
- A licença de Gerenciamento de Patches e Vulnerabilidades está em uso
- O administrador tem o direito de iniciar o acesso compartilhado à área de trabalho do dispositivo remoto
Se esta opção estiver desmarcada, a auditoria das ações do administrador no dispositivo remoto será desativada.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Máscaras de arquivos para monitorar depois de lidas
A lista contém máscaras de arquivos. Quando a auditoria é ativada, o aplicativo monitora a leitura do administrador de arquivos que correspondem às máscaras e salva informações sobre os arquivos lidos. A lista está disponível se a caixa de seleção Ativar auditoria for marcada. Você pode editar máscaras de arquivos e adicionar novas máscaras à lista. Cada nova máscara de arquivo deve ser especificada na lista em uma nova linha.
Por padrão, são especificadas as seguintes máscaras de arquivos: *.txt, *.rtf, *.doc, *.xls, *.docx, *.xlsx, *.odt, *.pdf.
- Máscaras de arquivos para monitorar depois de modificadas
A lista contém máscaras de arquivos no dispositivo remoto. Quando a auditoria é ativada, o aplicativo monitora alterações efetuadas pelo administrador em arquivos que correspondem a máscaras e salva informações sobre essas modificações. A lista está disponível se a caixa de seleção Ativar auditoria for marcada. Você pode editar máscaras de arquivos e adicionar novas máscaras à lista. Cada nova máscara de arquivo deve ser especificada na lista em uma nova linha.
Por padrão, são especificadas as seguintes máscaras de arquivos: *.txt, *.rtf, *.doc, *.xls, *.docx, *.xlsx, *.odt, *.pdf.
Gerenciar patches e atualizações
Na seção Gerenciar patches e atualizações, você poderá configurar o download e a distribuição das atualizações, assim como a instalação dos patches nos dispositivos gerenciados:
- Instalar automaticamente as atualizações e patches aplicáveis para os componentes com status Indefinido
Se esta opção estiver ativada, os patches da Kaspersky com o status de aprovação Indefinido são automaticamente instaladas nos dispositivos gerenciados imediatamente após terem sido baixadas dos servidores de atualização. A instalação automática de patches com o status Indefinido está disponível para o Service Pack 2 do Kaspersky Security Center 10 e posterior.
Se esta opção estiver desativada, as correções da Kaspersky que foram baixadas e identificadas com o status Indefinido somente serão instaladas após você alterar o status para Aprovado.
Por padrão, esta opção está ativada.
- Fazer antecipadamente o download das atualizações e dos bancos de dados antivírus via Servidor de Administração (recomendado)
Se esta opção está ativada, o modelo offline do download da atualização é usado. Quando o Servidor de Administração recebe atualizações, ele notifica o Agente de Rede (nos dispositivos em que ele esteja instalado) sobre as atualizações que serão necessárias para os aplicativos gerenciados. Quando o Agentes de Rede recebe informações sobre essas atualizações, ele baixa dos arquivos relevantes do Servidor de Administração com antecedência. Na primeira conexão com o Agente de Rede, o Servidor de Administração inicia um download de atualizações. Após o Agente de Rede ter baixado todas as atualizações em um dispositivo cliente, as atualizações se tornam disponíveis para os aplicativos naquele dispositivo.
Quando um aplicativo gerenciado em um dispositivo cliente tentar acessar o Agente de Rede quanto a atualizações, o Agente de Rede verifica se ele tem todas as atualizações necessárias. Se as atualizações forem recebidas do Servidor de Administração até 25 horas antes de terem sido solicitadas pelo aplicativo gerenciado, o Agente de Rede não se conectará ao Servidor de Administração, mas fornecerá ao aplicativo gerenciado as atualizações do cache local. A conexão com o Servidor de Administração pode não ser estabelecida quando o Agente de Rede fornecer atualizações aos aplicativos em dispositivos cliente, mas a conexão não é necessária para a atualização.
Se esta opção está desativada, o modelo offline do download da atualização é usado. As atualizações são distribuídas de acordo com o agendamento da tarefa de download da atualização.
Por padrão, esta opção está ativada.
Rede
A seção Rede inclui três subseções:
- Conectividade
- Perfis de conexão
- Agendador de conexão
Na subseção Conectividade, você pode configurar a conexão ao Servidor de Administração, ativar o uso de uma porta UDP e especificar o número da porta UDP.
- No grupo de configurações Conectar-se ao Servidor de Administração, você poderá configurar a conexão ao Servidor de Administração e especificar o intervalo de tempo para a sincronização entre os dispositivos cliente e o Servidor de Administração:
- Intervalo de sincronização (min.)
O Agente de Rede sincroniza o dispositivo gerenciado com o Servidor de Administração. Recomendamos definir o intervalo de sincronização (também conhecido como heartbeat) para 15 minutos a cada 10.000 dispositivos gerenciados.
Se o intervalo de sincronização estiver definido para menos de 15 minutos, a sincronização será realizada a cada 15 minutos. Se o intervalo de sincronização estiver definido como 15 minutos ou mais, a sincronização será realizada no intervalo de sincronização especificado.
- Compactar o tráfego de rede
Se esta opção estiver ativada, a velocidade de transferência de dados pelo Agente de Rede é aumentada através da redução da quantidade de informação a ser transferida e consequente carga inferior sobre o Servidor de Administração.
A carga na CPU do computador cliente pode aumentar.
Por padrão, esta caixa de seleção é marcada.
- Abrir portas do Agente de Rede no firewall do Microsoft Windows
Se esta opção estiver ativada, uma porta UDP é adicionada, necessária para o funcionamento do Agente de Rede, na lista de exclusão do Firewall do Microsoft Windows.
Por padrão, esta opção está ativada.
- Usar conexão SSL
Se esta opção estiver ativada, a conexão com o Servidor de Administração é estabelecida através de uma porta segura via SSL.
Por padrão, esta opção está ativada.
- Use o gateway de conexão no ponto de distribuição (se disponível) sob as configurações de conexão padrão
Se esta opção estiver marcada, o gateway de conexão no ponto de distribuição é usado sob as configurações especificadas nas propriedades do grupo de administração.
Por padrão, esta opção está ativada.
- Usar porta UDP
Se você desejar que os dispositivos gerenciados sejam conectados ao proxy da KSN através de uma porta UDP, ative a opção Usar porta UDP e especifique um número de Porta UDP. Por padrão, esta opção está ativada. A porta UDP padrão para se conectar ao servidor proxy KSN é 15111.
- Número da porta UDP
Neste campo, é possível inserir o número da porta UDP. O número da porta padrão é 15000.
É usado o sistema decimal para registros.
Se um dispositivo cliente estiver executando o Windows XP Service Pack 2, o firewall integrado bloqueará a porta UDP 15000. Essa porta deve ser aberta manualmente.
- Usar ponto de distribuição para forçar conexão com o Servidor de Administração
Selecione esta opção se você selecionou a opção Usar este ponto de distribuição como um servidor push na janela de configurações do ponto de distribuição. Do contrário, o ponto de distribuição não atuará como um servidor push.
Na subseção Perfis de conexão em Rede, você pode especificar as configurações do local da rede e ativar o modo ausente do escritório quando o Servidor de Administração não estiver disponível. As configurações na seção Perfis de conexão estão disponíveis somente em dispositivos que executam o Windows:
- Configurações do local de rede
As configurações da localização da rede definem as características da rede à qual o dispositivo cliente está conectado e especifica as regras para o Agente de Rede alternando de um perfil de conexão do Servidor de Administração a outro quando aquelas características da rede forem alteradas.
- Perfis de conexão do Servidor de Administração
Nesta seção, é possível visualizar e adicionar perfis para a conexão do Agente de Rede com o Servidor de Administração. Nesta seção, você também pode criar regras para alternar o Agente de Rede para diferentes Servidores de Administração quando os seguintes eventos ocorrem:
- Quando o dispositivo cliente se conectar a outra rede local
- Quando um dispositivo perde a conexão com a rede local da organização
- Quando o endereço do gateway de conexão for alterado ou o endereço do servidor DNS for modificado
Os perfis de conexão têm suporte somente para dispositivos que executam Windows e macOS.
- Ativar modo ausente quando o Servidor de Administração não estiver disponível
Se esta opção estiver marcada, no caso da conexão com este perfil, os aplicativos instalados no dispositivo cliente irão usar as políticas de ausência de escritório, assim como as políticas de ausência de escritório. Se a política de ausência do escritório não estiver definida para o aplicativo, a política ativa será usada.
Se esta opção estiver desativada, os aplicativos usarão as políticas ativas.
Por padrão, esta opção está desativada.
Na subseção Agendador de conexão, você pode especificar os intervalos de tempo durante os quais o Agente de Rede envia dados para o Servidor de Administração:
- Conectar quando necessário
Se esta opção estiver selecionada, a conexão é estabelecida quando o Agente de Rede tem de enviar dados para o Servidor de Administração.
Por padrão, esta opção está selecionada.
- Conectar-se nos intervalos de tempo especificados
Se esta opção estiver selecionada, o Agente de Rede se conecta ao Servidor de Administração numa hora específica. Você pode adicionar vários períodos de tempo de conexão.
Sondagem da rede por pontos de distribuição
Na seção Sondagem da rede por pontos de distribuição, você pode configurar a amostragem automática da rede. As configurações de sondagem estão disponíveis somente em dispositivos que executam o Windows. Você pode usar as seguintes opções para ativar a sondagem e definir a frequência:
- Rede Windows
Se a esta opção estiver ativada, o Servidor de Administração automaticamente efetua a sondagem da rede de acordo com o agendamento configurado ao clicar nos links Definir agendamento da sondagem rápida e Definir agendamento da sondagem completa.
Se esta opção estiver desativada, o Servidor de Administração efetua a sondagem da rede com o intervalo especificado no campo Frequência de sondagens da rede (min.).
O intervalo da descoberta de dispositivos para versões do Agente de Rede anteriores a 10.2 pode ser configurado nos campos Frequência de sondagens de domínios Windows (min.) (para pesquisa rápida de rede do Windows) e Frequência de sondagens da rede (min.).
Por padrão, esta opção está desativada.
- Zeroconf
Se esta opção for ativada, o ponto de distribuição sondará automaticamente a rede com dispositivos IPv6 usando a rede zero configuração (também referida como Zeroconf). Nesse caso, a sondagem de intervalo de IP ativada é ignorada, porque o ponto de distribuição sonda toda a rede.
Para começar a usar o Zeroconf, as seguintes condições devem ser atendidas:
- O ponto de distribuição deve executar Linux.
- Você deve instalar o utilitário avahi-browse no ponto de distribuição.
Se essa opção estiver desativada, o ponto de distribuição não faz a sondagem com dispositivos IPv6y.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Intervalos de IPs
Se a opção estiver ativada, o Servidor de Administração automaticamente efetua a sondagem de conjuntos de IPs de acordo com o agendamento configurado ao clicar no link Definir agendamento da sondagem.
Se esta opção estiver ativada, o Servidor de Administração não faz a sondagem dos intervalos de IP.
A frequência de sondagem de conjuntos de IPs para versões do Agente de Rede anteriores a 10.2 pode ser configurada no campo Intervalo de sondagem (min.). O campo está disponível se a opção estiver ativada.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Active Directory
Se a opção estiver ativada, o Servidor de Administração automaticamente efetua a sondagem do Active Directory de acordo com o agendamento configurado ao clicar no link Definir agendamento da sondagem.
Se esta opção estiver desativada, o Servidor de Administração não faz a sondagem do Active Directory.
A frequência de sondagem do Active Directory para versões do Agente de Rede anteriores a 10.2 pode ser configurada no campo Intervalo de sondagem (min.). O campo está disponível caso a opção esteja ativada.
Por padrão, esta opção está desativada.
Configurações de rede para pontos de distribuição
Na seção Configurações de rede para pontos de distribuição, você pode especificar as configurações de acesso à Internet:
- Usar o servidor proxy
- Endereço
- Número da porta
- Ignorar servidor proxy para endereços locais
Se esta opção estiver ativada, nenhum servidor proxy será usado para se conectar aos dispositivos na rede local.
Por padrão, esta opção está desativada.
- Autenticação do servidor proxy
Se a caixa de seleção estiver ativada, você pode especificar as credenciais para a autenticação do servidor proxy.
Por padrão, esta caixa de seleção está desmarcada.
- Nome do usuário
- Senha
KSN Proxy (pontos de distribuição)
Na seção KSN Proxy (pontos de distribuição), você pode configurar o aplicativo para usar o ponto de distribuição para encaminhar solicitações do KSN a partir dos dispositivos gerenciados:
- Ativar Proxy KSN no lado do ponto de distribuição
O serviço Proxy da KSN é executado no dispositivo que é usado como um ponto de distribuição. Use este recurso para redistribuir e otimizar o tráfego na rede.
O ponto de distribuição envia as estatísticas da KSN, que são listadas na Declaração sobre coleta de dados do KSN, à Kaspersky. Por padrão, a Declaração da KSN está localizada em %ProgramFiles%\Kaspersky Lab\Kaspersky Security Center\ksneula.
Por padrão, esta opção está desativada. A ativação desta opção somente terá efeito se as opções Usar Servidor de Administração como um servidor proxy e Concordo em usar a Kaspersky Security Network estiverem ativadas na janela de propriedades do Servidor de Administração.
É possível atribuir um nó de um cluster ativo-passivo a um ponto de distribuição e habilitar o servidor proxy da KSN nesse nó.
- Encaminhar solicitações da KSN para o Servidor de Administração
O ponto de distribuição encaminha solicitações do KSN dos dispositivos gerenciados para o Servidor de Administração.
Por padrão, esta opção está ativada.
- Acessar Nuvem da KSN/KSN Privada diretamente pela Internet
O ponto de distribuição encaminha solicitações à KSN dos dispositivos gerenciados para a KSN Cloud ou KSN Privada. As solicitações KSN geradas no próprio ponto de distribuição também são enviadas diretamente à KSN Cloud ou à KSN Privada.
Os pontos de distribuição com o Agente de Rede versão 11 (ou anterior) instalado não podem acessar diretamente a KSN Privada. Se você deseja reconfigurar os pontos de distribuição para enviar solicitações à KSN à KSN Privada, ative a opção Encaminhar solicitações da KSN para o Servidor de Administração para cada ponto de distribuição.
Os pontos de distribuição com o Agente de Rede versão 12 (ou posterior) instalado podem acessar diretamente a KSN Privada.
- Porta
O número da porta TCP que os dispositivos gerenciados utilizarão para conectarem-se ao servidor proxy KSN. O número da porta padrão é 13111.
- Porta UDP
Se você desejar que os dispositivos gerenciados sejam conectados ao proxy da KSN através de uma porta UDP, ative a opção Usar porta UDP e especifique um número de Porta UDP. Por padrão, esta opção está ativada. A porta UDP padrão para se conectar ao servidor proxy KSN é 15111.
Atualizações (pontos de distribuição)
Na seção Atualizações (pontos de distribuição), é possível ativar o recurso de download de arquivos diff, para que os pontos de distribuição recebam atualizações na forma de arquivos diff dos servidores de atualização da Kaspersky.
Histórico de revisões
Nessa guia, é possível visualizar a lista de revisões de política e reverter alterações feitas na política, se necessário.
Comparação de recursos pelos sistemas operacionais do Agente de Rede
A tabela abaixo mostra quais configurações de política do Agente de Rede é possível usar para configurar o Agente de Rede com um sistema operacional específico.
Configurações de política do Agente de Rede: comparação por sistemas operacionais
Seção Política
|
Windows
|
Mac
|
Linux
|
Geral
|
|
|
|
Configuração de eventos
|
|
|
|
Configurações
|
|
Exceto a opção Ativar NAP.
|
Apenas as opções Tamanho máximo da fila de eventos, em MB e O aplicativo tem permissão para recuperar os dados estendidos da política no dispositivo estão disponíveis.
|
Repositórios
|
|
|
Apenas as opções Detalhes dos aplicativos instalados e Detalhes do registro de hardware estão disponíveis.
|
Atualizações e vulnerabilidades de software
|
|
|
|
Gerenciamento de reinício
|
|
|
|
Compartilhamento da Área de Trabalho do Windows
|
|
|
|
Gerenciar patches e atualizações
|
|
|
|
Rede → Conectividade
|
|
|
Exceto a opção Abrir portas do Agente de Rede no firewall do Microsoft Windows.
|
Rede → Perfis de conexão
|
|
|
|
Rede → Agendador de conexão
|
|
|
|
Sondagem da rede por pontos de distribuição
|
Apenas as opções Rede Windows, Intervalos de IPs e Active Directory estão disponíveis.
|
|
Apenas as opções Zeroconf e Intervalos de IPs estão disponíveis.
|
Configurações de rede para pontos de distribuição
|
|
|
|
KSN Proxy (pontos de distribuição)
|
|
|
|
Atualizações (pontos de distribuição)
|
|
|
|
Histórico de revisões
|
|
|
|
Topo da página